HORÁRIO
Sáb/Dom: das 12h às 16h
1. OBJETIVO
Esse procedimento tem como medida principal mitigar o risco de contaminação entre os Clientes, Colaboradores e prestadores de serviços que venham ao Rofer Gastronomia e Pizzaria Trastevere, durante os atendimentos presenciais.
2. LOCAL
- Restaurante Rofer Gastronomia;
- Pizzaria Trastevere.
3. MATERIAIS EMPREGADOS:
- Álcool em gel e dispenser com desinfetantes;
- Máscara de proteção individual;
- Protetor facial para garçons pode ser utilizado não só como proteção do colaborador, mas também como protetor salivar na manipulação dos alimentos;
- Demarcação de piso para garantir o distanciamento;
- Proteção em acrílico para atendimento;
- Comunicação visual com as regras desse procedimento;
- Bandejas de cores diferentes (uma cor para serviço de comida e bebidas ao cliente. Outra cor para serviço de recolha dos utensílios, pratos, talheres e copos usados, como também os demais descartes).
4. MÃO-DE-OBRA EMPREGADA:
- Equipe de atendimento
- Equipe de Limpeza
Restaurante/ Pizzaria Recebimento de mercadoria
- Todos os insumos, itens de venda e materiais devem ser
saneados em área de acesso de fornecedores, utilizando-se de
saneantes próprios;
- Retirar as embalagens secundárias e terciárias do fornecedor e
realizar o descarte adequado antes de armazenar os produtos;
- Funcionários utilizando máscaras e higienizando as mãos
periodicamente;
- Lixos transportados em carros de transporte próprio, aonde os sacos, após fechados deverão ser saneados e dispostos em local apropriado;
- O colaborador que realiza o recebimento das mercadorias deve utilizar máscara para sua proteção; distanciamento de pelo menos 1 metro do prestador de serviço.
Salão e Caixas
- Reduzir as mesas em 60%, mantendo distanciamento mínimo de
2 metros;
- Mesas e cadeiras higienizadas após cada utilização;
- Higienizar a máquina do cartão após cada uso, permitindo que ocliente manuseie seu cartão, e disponibilizar álcool em gel 70ºem cada estação de pagamento;
- Pagamentos em espécie pedem atenção redobrada para ahigienização das mãos;
• Todos os utensílios são higienizados com álcool 70º e colocado em sacos de papel ou plástico;
• Manter frequência de higienização de canetas e outros materiais de escritório, teclado, mouse, monitor e telefones;
• Colaborador ou recepcionista treinado para esclarecer dúvidas, evitar aglomerações, instruir o uso de EPIs (mascaras) de associados, sinalizar local de lavagem de mãos e desinfecção;
• Evitar aglomerações nas áreas de espera; área dos elevadores;
• Adesivos de marcações no piso nos locais onde são formadas filas, nos balcões de atendimento e nos caixas de pagamento, com distanciamento mínimo de 1 metro para orientar o posicionamento dos clientes;
• Incentivar o uso do pagamento sem contato físico, com celulares e outros meios digitais;
• Mesas e cadeiras higienizadas após cada utilização;
• Toalhas de mesa devem ser trocadas a cada uso ou Jogos americanos de papel descartável;
• Os pratos antes de ir para mesa devem esta higienizado com álcool 70º e colocado em organizadoras ou em Pass-Through;
• Guardanapos de papel devem ser oferecidos ao cliente em dispenses protegidos ou embalados e guardanapos de tecido podem ser levados ao cliente após ter ocupado a mesa;
• Talheres e guardanapos ficaram em embalagens individuais – preferencialmente papel;
• Os copos devera este higienizado e armazenado em local fechado. - Bandejas em duas cores para garantia de uso devido: – Uma para serviço de comida e bebidas ao cliente – Uma para serviço de recolha dos utensílios, pratos, talheres e copos usados;
• Cardápio plastificado e higienizado com álcool 70% como também os demais descartes na frente do cliente. Devem ser produzidos em materiais de fácil limpeza, materiais descartáveis e/ou disponibilizados em meio virtual para acesso do cliente (materiais usados pelo ciente devem ser higienizados entre um atendimento e outro);
• Temperos devem ser disponibilizados em saches individuais;
• Adoção de máscaras de pano com cores diferentes para que se possa ter certeza da troca, em intervalos adequados de 3/3 horas;
* Máscaras Alternativas de pano (artesanal):
-Caso adotadas devem ser utilizadas por até 3 horas;
– Assegurar-se de que a máscara esteja limpa;
– Fazer a adequada higienização das mãos antes de colocá-la;
– Repetir os procedimentos de higienização das mãos sempre que retirar as máscaras;
– As máscaras limpas de reposição devem estar separadas das máscaras usadas, para que não haja contaminação cruzada;
– Máscaras usadas devem ser acondicionado em sacos plásticos fechados, em local distante da manipulação de alimentos e destinado a esse fim;
– Lave-as com água e sabão e sanitizar com solução clorada, em imersão por 20 minutos.
Cozinha
Além das recomendações e cuidados presentes nas legislações vigentes, as seguintes medidas são importantes:
• Antes de iniciar o pré-preparo e preparo dos alimentos, os colaboradores devem sempre higienizar as mãos de modo correto e manter a frequência adequada, de acordo com a duração da etapa de pré-preparo;
• Seguir os critérios técnicos e estabelecidos no POP – Procedimento Operacional Padrão referente a higienização de hortifrútis, superfícies, utensílios e equipamentos envolvidos no processo;
• Ao final de cada turno de trabalho toda a cozinha e Pizzaria deveram ser lavadas com solução clorada;
• Todos os colaboradores ao chegar ao trabalho devem colocar o uniforme e substitui lo todos os dias;
• Para evitar contaminação cruzada nos alimento e proibido o uso de Celulares e fones de ouvido no local de trabalho.
Treinamentos
Toda a equipe ante do início da atividade deverá passar pelos seguintes treinamentos:
• Higienização de mãos: processo correto e frequência;
• Uso correto do álcool em gel 70%;
• Procedimentos de higienização das instalações de equipamentos, móveis e utensílios;
• Higienização de hortifrutigranjeiros;
• Como agir caso algum colaborador contraia a Covid-19.
Atendimento somente via Delivery aos sábados e domingos, peça a partir de quinta-feira da semana vigente.
11-981411487 / 11-37792121 / 37792120