Conheça o Plano Diretor Estratégico

PLano diretor

O Plano Diretor Estratégico (PDE) é um instrumento de indiscutível qualidade na administração do Clube Paineiras, tendo seus conceitos sido inicialmente introduzidos ainda em 1994.

O atual plano, de 2021, incentivado pelo então presidente da diretoria executiva, Sergio Nabhan, aprofunda o exercício contínuo do pensamento estratégico e direciona caminhos que viabilizam a construção do futuro desejado em meio às exigências de uma cidade em constante mudança. Foi assim que se definiu a visão para 2027: “Ser a primeira opção de clube sociocultural-esportivo da família paulistana”.

O PDE colabora no desenvolvimento da gestão do Paineiras, buscando o atendimento das necessidades das partes envolvidas, utilizando o conhecimento de diretores, gestores e conselheiros e que indique ações em temas como: arquitetura, comunicação, esportes, sociabilidade, lazer, cultura, meio ambiente entre outros serviços aos associados.

O atual estágio do PDE, com visão para 2027, se concentra no monitoramento de planos de ação e suas respectivas metas – definidos ao longo de encontros em 2021 pelo comitê do Plano Diretor Estratégico e com aval da atual Diretoria Executiva.

 

Estratégias e indicadores

Plano Estrategico e1659538317497

 

Os planos de ação são de responsabilidade dos gestores do clube e seus resultados são monitorados por um sistema de tecnologia que aponta, neste mês de julho, para um expressivo índice de 86% de ações que foram concluídas ou que estão em andamento de forma estruturada, com pretensão de atingir 100% até o final de 2027.

Os encontros de monitoramento com os responsáveis são trimestrais e nos quais ocorrem discussões sobre as ações em andamento e o que falta para atingir os objetivos planejados. O presidente da Diretoria Executiva, Carim Saad, que patrocina o PDE, participa das reuniões juntamente com os membros do comitê responsável. A coordenação do plano fica por conta do diretor João Orlando Vian e a administração pela gerente de planejamento, Tatiana Vicente. Também participam deste comitê o diretor administrativo, João Grilo, o diretor de marketing, Kito Castanha, a diretora de planejamento, Elaine Wilke, o superintendente, Robson Brito, o gerente de esportes, Reginaldo Rosa, além dos conselheiros Sergio Nabhan, Piero Henzel e Nelson Barth.

Como exemplo, cabe citar um dos planos de ação: “Manter o equilíbrio financeiro entre as áreas de recreação, formação e alto rendimento, impedindo que haja um desequilíbrio de investimentos entre as áreas que envolvem os associados”, tema este, no caso, com monitoramento constante pelo gerente de esportes.

O Plano Diretor Estratégico é uma atividade desenvolvida e acompanhada por associados voluntários e especialistas em estratégia, além de conhecedores e entusiastas do Paineiras.

Você também pode participar, acompanhando o andamento do plano pela revista e outras mídias oficiais do clube.

Artigos relacionados