2018 FPLP – Campeonato Paulista Adulto e Juvenil

2018 FPLP – Campeonato Paulista Adulto e Juvenil

 

No dia 01-12-2018 foi realizado o Campeonato Paulista Adulto e Juvenil de Levantamento de Peso em São Bernado dos Campos- SP . A equipe Paineiras participou pela primeira vez com os seguintes atletas:

Lucca Nazari Souza  – Cat.81 kg, 17, Arranco 86 kg Arremesso 100 kg Total 186 kg medalha de Prata Paulista Juvenil e 4º lugar no Paulista Adulto.

 

Julia Duarte – Categoria até 59kg Arranco 63 kg Arremesso 78 kg Total 141 kg medalha de Prata  Paulista Adulto

 

Maria C. Miliani – Categoria até 64kg Arranco 46 kg Arremesso 55 kg Total 101 kg medalha de Bronze Paulista Adulto

 

 

 

Benefícios da Modalidade

 

O levantamento de peso vem tendo avanços significativos nos últimos tempos, apesar disso, esses avanços não são aproveitados em benefício das demais atividades profissionais, como esporte auxiliar e para desenvolvimento da força. É um esporte que possui inúmeros movimentos para o desenvolvimento da força em diferentes posições, possibilitando uma harmonia natural que nenhum outro esporte pode oferecer, pois pode treinar os grupos musculares em distintas posições com diferentes ângulos de esforço. O levantamento de peso é facilmente quantificado, tornando assim sua planificação mais simples e correta.

Tem-se utilizado esta modalidade como esporte auxiliar para as outras modalidades esportivas em países com melhores resultados esportivos; pelo contrário, nos países com menos tradição esportiva além de não utilizarem essa modalidade em outras áreas profissionais, criam falsas informações e critérios errôneos, como, por exemplo, a de ser uma modalidade que desenvolve grandes massas corporais, impedindo um bom desempenho em um trabalho específico e trazer várias lesões.

A força é uma capacidade física essencial para qualquer ocupação, fazendo ela parte de outras capacidades até mesmo para a resistência.

Entende-se por força a capacidade de superar uma resistência externa ou se opor ao esforço muscular. Os exercícios de forças podem ser aplicados em todas as idades e para ambos os sexos de acordo com as características pessoais, e pode ser planificada de diferentes maneiras, tendo em conta o tempo de descanso, a complexidade dos exercícios, entre outros aspectos.

A força é uma capacidade física que está relacionada com mudanças significativas no organismo, que podem ser morfológicas, bioquímicas e fisiológicas entre outras.

No esporte há poucas ocasiões onde os atletas podem se dar ao luxo de ter suficiente tempo com o qual gerar a máxima força. Este é o motivo pelo qual se esta utilizando o levantamento Olímpico, no programas de treinamento de força de todos os esportes.

O Levantamento de Peso Olímpico desenvolve simultaneamente força, velocidade, coordenação, equilíbrio, estabilização e propriocepção, que são qualidades essenciais para que um atleta tenha êxito. Caracteriza-se por movimentos corporais multiarticulares que envolvem mais de 50% da massa corporal, o qual transfere facilmente as demandas neuromusculares de qualquer modalidade esportiva.

Isto converte o Levantamento de Peso não só em algo sumamente efetivo, como também em um meio de treinamento muito eficiente.

 

 

 

 

Artigos Relacionados