Beach Tennis

Beach Tennis
Compartilhe:

Beach tennis

O beach tennis é um dos esportes que mais cresce no mundo. Embora popular em todo o mundo, Itália, Brasil e Espanha são os países onde o beach tennis é mais praticado. Este esporte oferece inúmeros benefícios, como um treino cardio de alta intensidade, alta atividade anaeróbica, e pouco ou nenhum impacto nos joelhos e articulações devido à sua prática na areia.

Sumário

Visão geral do beach tennis

O beach tennis preserva a maioria das regras e pontuação do tênis tradicional (15/30/40). Mas algumas mudanças foram feitas para se adaptar ao movimento ao redor da quadra de areia e ao ritmo mais rápido do jogo.

Praticamente, este esporte é um híbrido de vôlei de praia e tênis com alguma influência do badminton. Combina o ritmo acelerado do tênis com a natureza social e descontraída do vôlei.

Um esporte rápido e fácil de aprender

A razão pela qual o esporte está ganhando popularidade tão rapidamente é que é muito divertido de jogar, mas também muito fácil de aprender quando comparado à maioria dos outros esportes de raquete.

Mesmo alguém que esteja tentando pela primeira vez pode pegar algumas raquetes e bolas, chegar à praia e conseguir um rally no final do dia. É claro que se tornar um excelente jogador ou um profissional que conhece todas as regras exigirá alguma prática, mas para se divertir jogando, pode-se aprender rapidamente.

Se for alguém que já jogou tênis, tênis de mesa ou badminton no passado, terá ainda mais facilidade em jogar beach tennis. Mas isso não quer dizer que este esporte não tenha sua complexidade, ele requer habilidade e sutileza.

Tais características permitem que este esporte atraia um público mais amplo (atletas e não atletas). Isso significa que o esporte é jogado de forma recreativa e competitiva.

Como o tênis tradicional, os jogadores de beach tennis usam uma raquete e uma bola de tênis. No entanto, a diferença é que esse esporte é praticado em uma quadra do tamanho de vôlei no terreno da praia. Tal terreno dita uma jogabilidade ligeiramente diferente quando comparada ao tênis. É por isso que algumas das regras tiveram que ser ajustadas e adequadas para corresponder apenas ao beach tennis. Então, vamos ver algumas das regras abaixo.

Quais são as regras do beach tennis?

Quadra e equipamentos

  • Uma quadra de beach tennis tem 4,5 m de comprimento e 8 m de largura para jogos individuais.
  • Uma quadra de beach tennis tem 16 m de comprimento e 8 m de largura para jogos em dupla.
  • A quadra é dividida ao meio por uma rede feita de malha que a bola não pode passar.
  • Uma quadra de beach tennis para partidas formais consiste em estacas, linhas ou corda e uma rede.
  • A altura da rede é de 1,70 m de altura.
  • As linhas de perímetro da quadra são de no máximo 5 cm ‘s.
  • As linhas do perímetro devem ser de cor diferente da areia e claramente visíveis.
  • As bolas de tênis são de 6,4 cms com uma massa de 38-40 gramas.
  • A raquete de beach tennis deve ter um comprimento máximo de 55 cms e largura máxima de 30 cms.
  • Não há cordas, a raquete tem superfície plana.

Regras do beach tennis

  • Os jogadores ficam em lados opostos da rede.
  • O sacador começa e saca da linha de fundo e não pode passar por cima da linha até que tenha acertado com a bola.
  • O servidor tem apenas um saque por ponto.
  • O sacador pode ficar em qualquer lugar ao longo da linha de base para sacar e pode sacar em qualquer lugar da quadra oposta, seja para simples ou duplas.
  • O sacador joga a bola no ar, faz contato com a raquete e bate na bola por cima.
  • Os saques por baixo só são permitidos em duplas mistas.
  • Se o sacador quebrar alguma regra, ele ou ela perde o ponto.
  • O recebedor pode ficar em qualquer lugar do seu lado da quadra para devolver uma bola.
  • Os recebedores não podem se mover em direção à rede até que o saque tenha começado.
  • Se o receptor quebrar alguma regra, ele ou ela perde o ponto.

Pontuação do beach tennis

  • Assim como o tênis tradicional – 15, 30, 40 e game.
  • Um jogo não pode ir para o empate mais de três vezes, a quarta vez determina o vencedor.
  • O vencedor do set é aquele jogador que marcar 7 games com uma margem de 2 games, ou seja, pode ir para 9.
  • Os tie-breaks incluem apenas mais um jogo para determinar o vencedor final do set. A pontuação seria, portanto, 7-6.
iStock 1289167692

Beach Tennis no Brasil

O Brasil já ocupa o 2º lugar com maior número de praticantes, perdendo apenas para a Itália!

A modalidade chegou ao Brasil em 2008. Desde então vem crescendo rapidamente para diversas cidades, sejam litorâneas ou não. Apesar do esporte ser relativamente novo no Brasil, o país já conseguiu resultados significativos: Bicampeão Mundial por equipes (2016 e 2018), 3º Lugar no Campeonato Mundial Sub-14 em 2018, Pentacampeão Pan-Americano (2014 a 2018) e já é considerada, pela ITF (International Tennis Federation) a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália. Atualmente, o Brasil tem três atletas profissionais entre os Top 10: Rafaela Miller, #1, Joana Cortez, #7, e Vinicius Font #9. Entre os top 20 tem mais 3 homens (Thales Santos, Marcus Ferreira e André Baran) e 2 mulheres (Marcela Vita e Samantha Barijan).

A ITF e a CBT (Confederação Brasileira de Tênis) são as entidades que regulam o esporte no mundo e no Brasil, respectivamente. O Brasil já faz parte do circuito internacional de Beach Tennis da ITF com torneios realizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina.

O sucesso do Beach Tennis no Brasil e no mundo deve-se à facilidade com que a pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona, mesmo para quem nunca praticou esportes antes. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.

quadras beach tennis vista 3 quadras

Beach Tennis no Clube Paineiras do Morumby

O esporte teve início em 2012 com apenas alguns praticantes que compartilhavam a única quadra de areia do clube com o Futevôlei e Vôlei de Areia. O sucesso e adesão de praticantes foi tão rápida que o espaço tornou-se insuficiente para atender a demanda e em 2016 foram inauguradas 3 novas quadras exclusivamente para a prática da modalidade, a grade de aulas foi mais do que dobrada. Desde então a adesão continuou em franco crescimento e estima-se que o número de praticantes adultos no clube esteja próximo a 300!!

O interesse pelo esporte não se restringiu aos adultos e em 2017 foi incluída a modalidade na grade do Seffe/Sat, atraindo um número expressivo de crianças logo nos primeiros meses.  Atualmente temos cerca de 60 alunos na faixa etária de 8 anos a 14 anos e a lista de espera cresce diariamente!!

Confira aqui a grade horária do Beach Tennis no Clube Paineiras do Morumby. Veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube. 

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil