Os deslocamentos até o clube, especialmente de carro, geram emissões de CO₂ e outros gases de efeito estufa (GEE), que contribuem diretamente para o aquecimento global. Ao compensar essa pegada, você neutraliza parte do impacto ambiental gerado, contribui para a mitigação das mudanças climáticas de forma proporcional às suas emissões e participa de um ciclo de conscientização individual e coletiva sobre consumo energético e sustentabilidade.
Disponibilizamos uma calculadora para estimar o impacto ambiental do seu deslocamento (ida e volta). De forma opcional e voluntária, você poderá compensar diretamente suas emissões de CO₂, apoiando projetos sustentáveis auditados e certificados, como reflorestamento ou conservação florestal (REDD+); geração de energias renováveis (eólica, solar); produção de biogás a partir de resíduos sólidos ou efluentes; além de programas sociais integrados (educação ambiental, comunidades tradicionais).
Por exemplo, um associado que frequenta o clube 20 dias por mês, percorrendo uma distância média de 15 km/dia, pode compensar integralmente suas emissões mensais com um valor estimado de apenas R$ 7.
Cada gesto importa: a construção de um futuro sustentável começa com pequenas escolhas do dia a dia
Atualmente, o planeta emite cerca de 160 milhões de toneladas de gases de efeito estufa por dia. Para evitar os impactos mais graves das mudanças climáticas, o Acordo de Paris estabeleceu como meta limitar o aquecimento global a 1,5 ºC, o que exige reduzir as emissões globais em 43% até 2030.
O Paineiras adota o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, e tem como meta reduzir em 45% suas próprias emissões até 2030.