Capoeira: arte, cultura e movimento em um só esporte
A capoeira é uma das principais representações culturais afro-brasileiras, misturando o que há de mais incrível e lúdico no esporte, na luta, na dança, cultura popular, música e brincadeira. No artigo de hoje, vamos entender um pouco mais sobre essa arte milenar, seu surgimento, estilos e regras. Confira:
Sumário
O que é capoeira e como ela surgiu?
A capoeira é caracterizada por diferentes movimentos ágeis e complexos, que utilizam os pés, as mãos e diferentes elementos ginástico-acrobáticos. Ela se difere da maioria das artes marciais, pois se utiliza da música com um ingrediente especial ao espetáculo.
O surgimento da capoeira está intrinsecamente atrelado ao próprio desenvolvimento do Brasil enquanto país. Seus primeiros relatos são do século XVII trazido pelos negros que chegaram ao país escravizados.
Diferentes historiadores acreditam que a capoeira era praticada de forma clandestina nas fazendas e terreiros. A arte era treinada e servia como uma arma de resistência contra os senhores de engenho.
Em outra perspectiva, acredita-se, que a capoeira surgiu como um elemento de defesa pessoal, uma vez que os negros escravizados não possuíam armas para se proteger , utilizando o corpo e os seus movimentos para se defenderem.
O fato é que se sabe muito pouco sobre o surgimento da capoeira, pois os documentos referentes ao período da escravatura foram queimados por ordem de Ruy Barbosa, ministro da Fazenda do governo de Deodoro da Fonseca, em 1890.
O que se sabe é que a modalidade se desenvolveu principalmente no estado da Bahia, aos poucos se difundindo por todo o território nacional.
Quais são as principais regras da capoeira?
A capoeira é praticada em formato de roda, onde duas pessoas realizam a disputa. As demais pessoas participantes ficam no entorno batendo palmas e tocando instrumentos.
Os instrumentos variam de estilo para estilo, podendo incluir berimbau, reco-reco, agogô, atabaque, chocalho e pandeiro. As palmas também funcionam como um instrumento musical, ditando o ritmo das músicas.
Como mencionado acima, no centro da roda duas pessoas se enfrentam utilizando golpes e movimentos, como chutes, rasteiras, meia-lua, queixada, giro de mão, giro de cabeça, benção, armada, ginga ou cocorinha, seja junto ao chão ou de cabeça para baixo.
Quais são os três principais estilos de capoeira?
A capoeira reúne três estilos diferentes. Vejamos:
1 - Capoeira Angola
A Capoeira Angola é a mais tradicional, e caracteriza-se por manter o estilo original praticado pelo povo negro escravizado no início da capoeira no Brasil. É um estilo de capoeira mais lento, com grandes doses de malícia e calma, mas que ainda preserva certa velocidade nos movimentos.
2 - Capoeira regional
Criada pelo Mestre Bimba, esse estilo mistura elementos de uma antiga luta chamada de batuque (praticada principalmente em Cachoeira, Santo Amaro e Salvador, na Bahia).
Essa modalidade de capoeira surgiu com novos golpes e uma nova abordagem, atraindo novos participantes para a luta, principalmente aqueles de classe média.
3 - Capoeira contemporânea
A Capoeira Contemporânea é uma modalidade mais recente (surgida em meados de 1970), que combina características da capoeira angola e regional com o objetivo de produzir movimentos mais rápidos e enérgicos nos duelos.
A importância de Mestre Bimba para a difusão da modalidade
Mestre Bimba é um dos capoeiristas mais importantes do Brasil, responsável por descriminalizar a capoeira e iniciar a difusão da prática como um esporte.
Foi ele quem criou diversas regras de conduta e desenvolveu um método de ensino, de modo que a modalidade deixou de ser vista como uma prática de marginais e passou a ser praticada em academias.
Foi mais ou menos em meados de 1932 quando Mestre Bimba fundou o Centro de Cultura Física e Luta Regional, mesmo ano em que o presidente Getúlio Vargas liberou diversas manifestações culturais que eram proibidas, especialmente as afro-brasileiras.
De forma oficial, a capoeira deixou de ser crime em 1936, quando Vargas revogou o decreto que a criminalizava e a classificou como instrumento de Educação Física.
Nos anos seguintes à descriminalização, a capoeira se difundiu, milhares de escolas foram abertas, e a prática ganhou muitos adeptos no Brasil e em dezenas de outros países.
Quais são os benefícios da capoeira?
A capoeira além de ser um exercício que desenvolve a coordenação motora, como outros esportes, promove o aumento da frequência cardíaca, o desenvolvimento muscular, a queima de gordura, bem como melhora a flexibilidade e a resistência física.
Não há dúvidas de que a capoeira é uma das expressões culturais brasileiras que mais representam o desenvolvimento do povo brasileiro, unindo elementos de arte marcial, esporte, cultura, dança e música, além de construir relações sociais e familiares em todos os cantos do país. Em 2014, a UNESCO reconheceu a roda de capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Se você se interessa pelas artes marciais, no Clube Paineiras do Morumby está um dos mais respeitados departamentos de Judô do Brasil, com mais de meio século de história e tradição na oferta de ensino e prática de qualidade para os seus associados.
O clube também se destaca na sua área formativa responsável, com mais de 4.560 alunos, oferecendo diversos cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo nas mais variadas modalidades e horários, como no Boxe, Jiu-Jitsu e Karatê.
Se você procura um local adequado, com profissionais respeitados e prontos para ensinar as melhores técnicas e filosofias das artes marciais, o clube Paineiras do Morumby ainda não possui aulas de Capoeira, mas é, certamente, um dos clubes com mais modalidades de aulas de artes marciais como Jiu-Jitsu, Judô e muitas outras. Venha fazer parte dessa família!
Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil