O que é Gastronomia e Para que Serve?
Aposto que você já parou para apreciar um belo prato e quis logo abraçar quem o fez, por despertar tantas sensações maravilhosas em todo o corpo, marcando aquele momento, certo? É exatamente isso que a gastronomia faz!
Sumário
O que é gastronomia e para que serve?
A gastronomia é considerada a arte de preparar alimentos e bebidas, ela serve para o estudo das relações entre a comida, a cultura e a sociedade. É uma forma de conhecimento interdisciplinar que envolve a história, a nutrição, a economia e a tecnologia da alimentação e também diz a respeito dos instrumentos para a preparação dos alimentos.
Cabe ao profissional unir ingredientes de modo que se tornem resultados mais ou menos elaborados, originais ou básicos, mas muito bem-feitos. Desde a preparação, apresentação e degustação de alimentos a gastronomia tem papel fundamental, para a finalização sabores e texturas e a criação de novos pratos e receitas.
Qual objetivo da gastronomia?
O objetivo da gastronomia é explorar, estudar e aprimorar a culinária e a arte de cozinhar, buscando o prazer e a satisfação das pessoas através da comida. A gastronomia também tem como objetivo valorizar e preservar a cultura alimentar de cada região, bem como incentivar a criatividade e a inovação na cozinha.
Ser um chefe de cozinha é uma das possibilidades para os egressos do curso de gastronomia, para cumprir seu objetivo na área. No entanto, está longe de ser a única especialização possível.
Existem diversas funções que podem ser exercidas por quem cursa gastronomia, como chef de cozinha, sous-chef, cozinheiro, confeiteiro, padeiro, bartender, consultor gastronômico, crítico gastronômico, entre outras. Além disso, é possível trabalhar em diferentes áreas, como restaurantes, hotéis, hospitais, escolas e até mesmo em eventos e como personal chef. A gastronomia oferece um amplo leque de oportunidades para quem busca uma carreira no mundo culinário.
Conheça algumas funções da gastronomia:
1 - Chefe de cozinha
O chefe de cozinha é responsável por planejar e preparar cardápios em diferentes ambientes, supervisionar a cozinha e garantir que os pratos sejam preparados e servidos com qualidade. Além disso, pode se especializar em um tipo de alimento, como confeitaria, preparo de carnes ou comida vegana e saudável. É um verdadeiro artista da culinária, capaz de criar pratos que encantam nossos paladares.
2 - Sommelier
É o responsável por promover a valorização da experiência em comer uma boa comida em harmonização com uma boa bebida, buscando extrair as qualidades de cada combinação.
3 - Segurança alimentar
Outra possibilidade é trabalhar no setor de segurança alimentar, atuando como vigilante e realizando vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes para garantir que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.
4 - Indústria alimentícia
Que tal desenvolver novas receitas e testar os produtos criados, e ainda ser responsável pelas ideias por trás de grandes indústrias? Aqui, você pode atuar desde pequenas empresas às maiores. Lembrando que é um ramo em curva crescente, já que as opções veganas, vegetarianas, sem lactose e tantas outras têm ganhado a preferência das pessoas ao redor do mundo.
5 - Cozinheiro
É responsável por preparar refeições e alimentos de acordo com as especificações do chef de cozinha.
6 - Gestão
Administrar restaurantes comerciais, industriais e refeitórios dentro de hospitais e hotéis, entre outros, é um caminho, então se você é alguém super organizado e que tem bom perfil de gestão, saiba que atuar na administração dessas redes é uma possibilidade ao gastrólogo.
7 - Consultoria
Para quem pensa em prestar serviços por conta própria, a área de consultoria para empresas do ramo alimentício é uma boa pedida. Trata-se de orientar pessoas que desejam abrir um restaurante ou até que estão em dúvidas sobre o cardápio de uma festa, o objetivo é propor mudanças nos processos para melhorar o desempenho na organização. Aqui, mais do que nunca, o espírito empreendedor se faz necessário!
8 - Gastronomia Molecular
É uma área especializada na aplicação da ciência na cozinha para criar novos sabores, texturas e apresentações de alimentos.
Os profissionais da área de Gastronomia podem ainda seguir a carreira acadêmica ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros de culinária, atuar como críticos gastronômicos e muito mais.
Qual a diferença entre culinária e gastronomia?
Culinária e gastronomia possuem definições diferentes e compreender cada termo melhora a experiência do público. Culinária é a arte de cozinhar, já a gastronomia engloba também outros aspectos como bebidas, materiais e elementos culturais. Mas enfim, qual a diferença entre culinária e gastronomia?
Culinária
A culinária é o ato de criar pratos e receitas, e vai da escolha dos ingredientes até a hora de servir no prato, com foco em fatores regionais e culturais que marcam a maneira que cada sociedade se alimenta, sendo uma das áreas presentes na gastronomia.
Uma abordagem simples para entender as artes culinárias é considerar o que torna a comida convidativa em primeiro lugar, afinal como seres humanos, julgamos a comida pelo seu aspecto, como ela é apresentada, como ela cheira, como ela se comporta enquanto nós provamos, como ela é sentida na língua e, claro, como ela nos afeta. Sabe aquele “enchi a boca de água”?
Você pode não ter percebido, mas esse conjunto de fatores tem um papel importante para o nosso prazer com os alimentos, e eles são acionados sempre que você tem um prato com comida diante de si. É trabalho do profissional das artes culinárias garantir que esses sentidos sejam sempre satisfeitos de forma positiva, ainda mais com a fome desejosa gritando dentro de cada um!
Gastronomia
Pode ser definida como a ciência da cozinha. A gastronomia aborda materiais e técnicas utilizadas para o preparo, gestão de alimentos e de restaurantes e empreendedorismo. Além de estudar o preparo da comida, a cultura e a história da alimentação, valoriza o prazer pela comida, dentro da gastronomia. Dessa maneira, o termo engloba desde , informação nutricional, ciência alimentar até a experiência dos sabores e cheiros A faculdade de gastronomia envolve estudos de bioquímica dos alimentos, microbiologia e segurança alimentar.
A alimentação tem sido objeto de estudo há muitos anos, e vem ganhando cada vez mais espaço no meio acadêmico e científico. Culinária e gastronomia são apenas duas vertentes possíveis para esses estudos.
Gastronomia no Clube Paineiras do Morumby
O Clube Paineiras ainda não possui atividades que envolvam o tema gastronomia, mas conta com um complexo gastronômico onde é possível apreciar bastante!
Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil