Olimpíadas: origem, história e curiosidades

Olimpíadas

Olimpíadas: origem, história e curiosidades

As Olimpíadas são responsáveis por unir países de todos os continentes para a disputa das mais variadas modalidades esportivas. São, sem dúvida, um dos eventos mais integrativos e impressionantes em termos de reunião mundial, oferecendo o que há de mais profundo na demonstração de culturas, não apenas esportivas, mas de convivência entre povos.

Sumário

O que é a Olímpiadas?

A Olimpíadas é o maior evento esportivo do mundo, onde países dos cinco continentes do mundo se juntam para competir em diversas modalidades esportivas. Elas acontecem a cada quatro anos e, em cada disputa, premiam os 3 primeiros colocados com medalhas de ouro, prata e bronze.

Qual o objetivo de uma Olimpíada?

Os Jogos Olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos e visam estimular a competição sadia entre os povos do mundo. É considerado um dos maiores eventos esportivos do planeta.

Prefeitura de Paris com o simbolo das Olimpiadas 2024

Quantos tipos de Olimpíadas existem?

Existem três tipos de Jogos Olímpicos: os Jogos Olímpicos de Verão (com esportes de todos os tipos), os Jogos Olímpicos de Inverno (com esportes destinados ao frio e gelo) e os Jogos Paralímpicos (destinados às pessoas com deficiência).

Os Jogos Olímpicos são inspirados nos realizados no século VIII a.C organizados pelos antigos gregos na cidade de Olímpia, mais ou menos entre os anos de 776 a.C e 393 d.C.

No século XIX, surgiu a ideia de realizar eventos semelhantes aos organizados na Antiguidade, principalmente pelo incentivo do nobre francês Pierre Fredy, ou Barão de Coubertin.

A primeira edição dos jogos, chamada de Jogos Olímpicos da Era Moderna, foi realizada em Atenas, capital da Grécia. Desde então, os Jogos Olímpicos de Verão são realizados a cada quatro anos em várias partes do planeta, sendo as únicas exceções as edições de 1916, 40 e 44, devido aos desdobramentos da 1ª e 2ª Guerras Mundiais.

Medalhas

Quais são as características das Olimpíadas?

O evento é realizado a cada quatro anos, trazendo os melhores atletas das mais variadas modalidades, que disputam uma medalha (bronze, prata ou ouro) e a glória eterna de ver a bandeira do seu país no lugar mais alto do pódio e o hino tocado em rede mundial.

Conheça um pouco das características das modalidades disputadas:

Atleta segurando medalha e buquê de flores

1. Atletismo

O atletismo é o esporte que figura desde os primórdios dos Jogos Olímpicos. É uma das modalidades mais tradicionais com várias categorias, como os 100m, 200m, revezamento 4×100 e outros. Historicamente, os EUA têm uma história rica de sucesso nesse esporte, mas outros países também têm contribuído significativamente para o atletismo global.

2. Badminton

O badminton estreou nos Jogos Olímpicos em 1992, em Barcelona. A modalidade une um pouco do tênis e vôlei, utilizando uma peteca. A China é a maior campeã da modalidade.

3. Basquete

O basquete está nas Olimpíadas desde 1936, em Berlim. Os EUA, como era de se esperar, são os grandes vencedores. O Brasil, entretanto, possui uma medalha de prata e quatro bronzes, tendo o ícone Oscar Schmidt como o maior pontuador da história dos jogos, com 1093 pontos em 38 jogos.

4. Basquete 3x3

Essa é uma das modalidades relativamente novas nas Olímpiadas.

5. Beisebol e softbol

O beisebol e o softbol não são exatamente novidade nos Jogos Olímpicos. Depois de saírem do programa a partir de Londres 2012, retornaram em 2021, em Tóquio. Os dois são esportes irmãos, sendo o softbol a versão adaptada para mulheres, e o beisebol, para homens. Os EUA são os maiores campeões no softbol feminino (3 ouros) e Cuba é o destaque no beisebol (3 ouros também).

6. Boxe

O boxe é um esporte histórico nos Jogos Olímpicos, presente desde 1904, em St. Louis. Trata-se do clássico dois pugilistas se enfrentando em um ringue, a luta pode terminar por nocaute ou pontos.

Os EUA, com 50 ouros, e Cuba, com 37, são os maiores campeões. O Brasil teve um campeão na Rio 2016, o baiano Robson Conceição.

7. Canoagem slalom

Essa modalidade é aquela praticada em um circuito de corredeiras. Há balizas no meio do caminho e quem terminar em menos tempo leva a melhor. Essa modalidade estreou nas Olimpíadas em Munique 1972.   Essa modalidade estreou nas Olimpíadas em Munique 1972.

8. Canoagem velocidade

A canoagem velocidade ficou famosa no Brasil com o baiano Isaquias Queiroz e sua medalha no Rio 2016. Ele levou 3 medalhas naquela edição dos Jogos (duas pratas, sendo uma com o parceiro Erlon de Souza e outra individual, e um bronze).

A Alemanha, historicamente, é a maior campeã, contando os dois estilos de canoagem, com 34 ouros. Esse esporte estreou nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

9. Ciclismo (Mountain Bike, BMX Corrida, BMX Freestyle, Pista e Estrada)

São cinco modalidades de ciclismo: o BMX Corrida, BMX Freestyle, o Mountain Bike, o Ciclismo de Estrada e Ciclismo de Pista e cada um tem suas regras de disputa. Ele se tornou um dos esportes olímpicos na primeira edição da Era Moderna, em Atenas 1896. Com 41 ouros, a França é a maior campeã contando todos.

10. Escalada

Estreante em 2021, Tóquio, a modalidade conta com três provas: speed, boulder e lead. Cada esportista compete nas três, e a classificação final levará em conta a participação em todas. Países como Japão, Alemanha, Grã-Bretanha e Eslovênia contam com os atletas mais competitivos. A escalada esportiva é uma adição emocionante aos Jogos Olímpicos, e sua estreia em Tóquio trouxe visibilidade a essa modalidade esportiva dinâmica e desafiadora.

11. Esgrima

Presente desde a primeira edição da Era Moderna das Olimpíadas, a modalidade tem a Itália como grande vencedora, com 49 ouros. O esporte é conhecido por suas tradições e conquistas notáveis, com a Itália desempenhando um papel proeminente em sua história.

12. Futebol

O futebol dispensa explicações. É um esporte olímpico desde Londres 1908. O feminino, contudo, só entrou em Atlanta 1996. A Hungria e Grã Bretanha são as maiores campeãs do futebol olímpico, com três ouros, mas o Brasil vem logo atrás com os 2 ouros consecutivos em 2016 e 2020. Já entre as mulheres, nosso país tem duas pratas, e os EUA se destacam, com quatro ouros.

13. Ginástica (Artística, Rítmica e de Trampolim)

A ginástica tem várias modalidades, sendo as três principais: ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim. No entanto, existem outras modalidades, como a ginástica aeróbica, ginástica acrobática, entre outras.

A artística foi a primeira e  entrou no programa em Atenas 1896. A rítmica , em Los Angeles 1984, e a de trampolim em Sydney 2000. O quadro geral, levando em conta as três, tem na liderança os EUA com 39 medalhas (vale mencionar a antiga União Soviética, com 73 ouros – mas essa entidade olimpíada não existe mais, se difundindo entre Rússia, Ucrânia e outros). O único campeão do Brasil foi Arthur Zanetti, nas argolas, em Londres 2012.

14. Golfe

Esse esporte estreou como em Paris 1900, prosseguiu no programa em Saint Louis 1904, mas ficou fora por um longo período. A modalidade só retornou no Rio 2016. Os americanos são os melhores no masculino. Já no feminino, destaque para a Coreia do Sul. Em termos de medalha, os EUA possuem 11 ao todo, sendo 3 ouros. O Brasil nunca subiu ao pódio.

15. Halterofilismo

Também conhecido como o famoso levantamento de peso. Essa modalidade consiste em dois movimentos: arranco e arremesso. No quadro geral, a China é a grande recordista de medalhas de ouro com 39, seguida dos EUA com 16. O Brasil conquistou medalhas no levantamento de peso, mas nenhum ouro. O esporte está presente nas Olimpíadas desde Atenas 1896, fazendo parte do programa olímpico desde os primeiros Jogos Olímpicos modernos.

16. Handebol

O handebol só se tornou uma modalidade olímpica em 1936, durante os Jogos de Berlim. Posteriormente, foi removido do programa olímpico e retornou somente em Munique 1972. Quatro anos mais tarde, em Montreal, as mulheres passaram a competir na modalidade. A França é uma das maiores campeãs entre os homens, com dois ouros. No feminino, a Dinamarca é tricampeã. Até o momento, o Brasil ainda não conseguiu subir ao pódio.

17. Hipismo

Até 1952, em Helsinque, somente homens podiam competir nessa modalidade que faz parte dos Jogos Olímpicos desde Paris, em 1900.

No quadro unificado, a Alemanha é a maior potência com 25 ouros. Atualmente, são disputados o adestramento, o concurso completo de equitação (CCE) e os saltos, todas por equipes e no individual. O brasileiro Rodrigo Pessoa foi campeão em Atenas 2004.

18. Hóquei na grama

Desde Londres 1908, o hóquei na grama está no programa olímpico. A Índia é oito vezes campeã no masculino, e a Holanda e a Austrália  são as potências femininas, com três ouros cada. O Brasil nunca subiu ao pódio.

19. Judô

O judô foi disputado pela primeira vez nas Olimpíadas de Tóquio em 1964. Quem é o maior vencedor? Os japoneses, é claro, com um total de 37 ouros. O Brasil é forte também e já subiu ao lugar mais alto do pódio quatro vezes.

20. Karatê

O karatê estreou nos Jogos Olímpicos em Tóquio. Japão, França, Turquia, Irã e Austrália são os países que reúnem os atletas mais competitivos.

21. Luta livre e grego-romana

A luta está entre os Esportes Olímpicos desde Atenas, em 1896. Os dois estilos clássicos são o greco-romano e o livre. O segundo fez sua estreia em St. Louis 1904, e somente os Jogos de Paris, em 1900, não tiveram essa modalidade. No quadro de medalhas unificado, a União Soviética é a principal vencedora, com 62 ouros, e os EUA vêm em segundo, com 54. O Brasil nunca levou medalha.

22. Maratona aquática

Essa modalidade olímpica só entrou em Pequim 2008. Ela é disputada em ambiente aberto (mares ou rios). A distância olímpica é 10km e vence quem chega mais rápido no fim do percurso. A brasileira Poliana Okimoto é dona de um bronze nos 10 km  na Rio 2016.

23. Nado artístico

Considerado um balé na água, o nado artístico figurou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos  de Los Angeles, em 1984. EUA e Canadá são potências, mas a Rússia é o principal país, com 10 ouros ao todo. Somente mulheres disputam essa modalidade nas Olimpíadas. Antigamente, ela era conhecida como nado sincronizado.

24. Natação

Essa é uma modalidade mais tradicional das Olimpíadas . Ela foi disputada em todas as edições e, desde 1912, tem a participação de mulheres também. Os EUA são os maiores campeões com 246 ouros. Uma curiosidade é que essa modalidade é a que mais distribui medalhas em uma edição dos Jogos Olímpicos, pois tem várias classes de disputa diferentes. O Brasil tem 14 medalhas, sendo um ouro.

25. Pentatlo moderno

O pentatlo é uma modalidade que reúne esgrima, natação, atletismo, tiro e hipismo. A curiosidade é que é um esporte criado especificamente para as Olimpíadas. Foi um desejo do criador dos Jogos da Era Moderna, o Barão de Coubertin. A primeira edição que contou com esse esporte olímpico foi Estocolmo 1912. Hungria e Suécia, com 9 ouros cada, são as maiores campeãs. A brasileira Yane Marques foi bronze em Londres 2012.

26. Polo aquático

É um dos Esportes Olímpicos que estreou em Paris 1900. É como uma partida de handebol, só que na água, e o objetivo dos jogadores é fazer gols. A Hungria tem 9 ouros no masculino, e os EUA possuem dois no feminino. O Brasil não tem medalhas.

27. Remo

O remo também fez sua estreia em Paris 1900. No quadro geral, EUA e a antiga Alemanha Oriental são os maiores campeões, com 33 ouros. Mas os americanos possuem 89 pódios ao todo, contra 48 dos europeus. O Brasil não tem medalhas Olímpicas, contudo, é um esporte bastante praticado por aqui. Muitos times de futebol populares do país têm sua origem como clubes de regatas.

28. Rugby

Nos Jogos Olímpicos de 1900, 1908 e 1924, o rugby teve disputa por pódio na modalidade de 15 jogadores. Após um longo hiato de 92 anos, o esporte retornou às Olimpíadas em 2016, agora na modalidade de sete jogadores, mais rápida e dinâmica. Apesar da popularidade do rugby de 15, que conta com equipes de 15 jogadores por lado e não faz parte do programa olímpico atual, as Olimpíadas de 2016 marcaram o retorno do esporte ao maior evento esportivo do mundo. Os Estados Unidos lideram o quadro de medalhas com dois ouros, enquanto a Grã-Bretanha também soma dois títulos olímpicos. O Brasil, por sua vez, ainda busca sua primeira medalha na modalidade.

29. Saltos ornamentais

Nessa modalidade, os atletas saltam de plataformas de alturas diferentes e fazem acrobacias. Desde 1904, é um dos esportes olímpicos. EUA, com 49 ouros, e China, com 33, são os maiores campeões. O Brasil ainda segue em busca de pódios.

30. Skate

O skate é uma das modalidades mais recentes a integrar os Jogos Olímpicos, tendo feito sua estreia nos Jogos de Tóquio em 2021. A inclusão desta modalidade representa uma tentativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) de rejuvenescer as Olimpíadas, atraindo um público mais jovem e diversificado. Com suas raízes na cultura urbana e no estilo de vida dos jovens, o skate traz uma nova dinâmica aos Jogos, combinando esporte, arte e atitude.

31. Surfe

Assim como o skate, o surfe estreou como um esporte olímpico nos Jogos de Tóquio, em 2021. Brasil e EUA são destaques na modalidade, com atletas de renome internacional. O surfe, que já é extremamente popular nas praias ao redor do mundo, especialmente no Brasil, trouxe uma nova vibração aos Jogos Olímpicos, com competições realizadas em ondas reais, o que adiciona um elemento único de imprevisibilidade e emoção.

32. Taekwondo

O taekwondo entrou no rol de Esportes Olímpicos em 1988, na Coreia do Sul. Esse país, aliás, é o berço desta arte marcial. Contudo, a modalidade só passou a valer medalha em Sydney 2000. O Brasil possui dois bronzes, e os sul-coreanos são os maiores campeões com 12 ouros.

33. Tênis

EUA e Grã-Bretanha são os países dominantes, com 21 e 17 ouros, respectivamente. O tênis estreou em Atenas 1896, mas deixou de estar entre os Esportes Olímpicos a partir de Amsterdã 1928. A modalidade voltou para o programa em Seul 1988. Há disputas femininas e masculinas, em dupla e individual.

34. Tênis de mesa

O tênis de mesa começou como modalidade Olímpica em 1988. Muita gente conhece como “ping-pong” ou “pingue-pongue”. Nesse esporte não tem discussão: a China é a maior campeã e possui 28 ouros. A Coreia do Sul, vice-colocada, tem somente três.

35. Tiro

O tiro esportivo é disputado desde a primeira edição da Era Moderna em 1896. Apenas nas edições de St. Louis, em 1904, e Amsterdã, em 1928 não foi disputado. No quadro geral, contando masculino e feminino, os EUA são os maiores campeões, com 54 ouros. A primeira medalha da história brasileira nos Jogos foi nesse esporte. Aconteceu em 1920 com Guilherme Paraense.

36. Tiro com arco

Essa modalidade olímpica é disputada desde Paris 1900. Os sul-coreanos, com 23 ouros, são os maiores vencedores. O Brasil nunca subiu ao pódio. No Japão, haverá disputas individuais (masculinas e femininas), por equipes (nos dois naipes) e mistas (misturando homens e mulheres).

37. Triatlo

Essa modalidade é considerada “jovem” nos Jogos Olímpicos. Entrou no programa em Sydney 2000. Funciona assim: o atleta nada 1,5 km, pedala 40km e corre 10km. Não há intervalo entre as provas! Ou seja, é de resistência! Grã-Bretanha e Suíça têm dois ouros cada, e o Brasil não tem conquistas nessa disputa.

38. Vela

A vela está desde Paris 1900 no rol dos Esportes Olímpicos e só não ocorreu em 1904. Com 27 ouros, a Grã-Bretanha é a maior campeã. Contudo, o Brasil é bem forte nesse esporte. São 7 ouros (e 18 pódios ao todo).

39. Vôlei

O vôlei vai voltar para o país onde fez sua estreia como um dos Esportes Olímpicos. Foi em 1964 na edição de Tóquio. O esporte dispensa apresentações, e o Brasil é uma potência. No masculino, são três ouros, e o status de maior campeão juntamente com a União Soviética. E, no feminino, são dois.

40. Vôlei de praia

Para finalizar, chegamos ao vôlei de praia. É uma modalidade extremamente popular no Brasil, disputada nas areias pelo país inteiro. Barcelona 1992 foi a primeira vez que foi disputado. Brasileiros e americanos são os principais competidores dessa modalidade que põe duplas frente a frente.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados