Tango: Aprenda os Passos e Encante-se com a Dança Mais Envolvente
O tango é um estilo de dança e música tradicional da Argentina, considerado um dos mais importantes símbolos culturais do país, com uma enorme carga emocional e dramática que carrega a alma argentina em sua essência. No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre ele e os tipos de dança que o Clube Paineiras do Morumby oferece aos seus associados. Vem com a gente!
Sumário
A origem do tango
Considerado uma das mais expressivas manifestações artísticas da Argentina e do mundo, o tango perpetuou-se como uma dança envolvente, elegante e melancólica. Surgido na Argentina como música e dança por volta do final do século XIX, o estilo é uma derivação de outros estilos musicais como a habanera e a milonga.
Os instrumentos musicais utilizados eram o violão, a flauta e o violino. Outro instrumento importante no tango é o bandoneon, pequeno acordeon. Ele foi elaborado pelo músico Heinrich Band e levado à região do Rio da Prata pelos imigrantes alemães no começo do século XX, aos poucos foi incorporado pela cultura local.
O tango inicialmente se difundiu entre as classes menos favorecidas de Buenos Aires, principalmente em bares, cafés e prostíbulos. Foi só entre 1930 e 1940 que o estilo começou a ganhar espaço nos grandes salões, encantando as classes dominantes da cidade.
O estilo surgiu inicialmente apenas como um estilo musical, sempre embalado por passos improvisados, com paradas chamadas de “cortes” (quando os dançarinos paravam para fazer poses) e “quebradas”.
O grande sucesso do tango pode ser também entendido por sua ruptura com as danças mais tradicionais, inicialmente considerado uma dança escandalosa para a época, se limitando aos bordéis e prostíbulos, onde havia espaço para seu desenvolvimento.
O fato é que o estilo só começou a ganhar ares internacionais no início do século XX, quando os marinheiros franceses levaram o estilo de dança para Paris. Lá, ela rapidamente se difundiu, cativando os cidadãos com seu ritmo envolvente e movimentos expressivos.
É possível identificar duas fases do tango, a primeira ainda nos anos de 1920 quando vários artistas argentinos e uruguaios dedicaram-se a fomentar e difundir este estilo. Foi nessa fase que surgiram grandes nomes consagrados como Carlos Gardel, Ignacio Corsini, Agustín Magaldi, Rosita Quiroga e Azucena Maizani.
Carlos Gardel nesse período adquiriu estrondosa fama na Argentina e em outros países do mundo. O artista morreu precocemente em 1935 vítima de um acidente aéreo durante uma turnê em Medellín, na Colômbia.
A segunda fase de outro desenvolveu-se nos anos de 1940. Nesse período as letras passaram a ser mais líricas e sentimentais resultando em músicas ultra românticas.
Entre os clássicos do Tango argentino é possível citar:
- Mi Buenos Aires Querido;
- La Cumparsita;
- Volver;
- Fuga y Misterio;
- Adios Muchachos;
- Por una Cabeza, entre outros.
Atualmente o Tango ainda é muito popular na Argentina. Em 2009, o estilo foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Existem aproximadamente 150 grupos de Tango em Buenos Aires, com arranjos e composições próprias.
Cursos de dança no clube Paineiras do Morumby
O Clube Paineiras do Morumby possui mais de 60 anos de tradição no oferecimento das mais variadas atividades de lazer, na formação de crianças e adolescentes, tanto no ensino das mais variadas práticas esportivas como na realização de atividades e cursos culturais.
Para quem gosta de dança, o Clube oferece uma gama enorme de cursos socioculturais, tais como:
Aerojazz: aula aeróbica, dinâmica e divertida a partir de coreografias de fácil memorização montadas com movimentos básicos do jazz.
Ballet clássico iniciação: desenvolver a percepção musical e a coordenação motora da criança. Essa á a fase inicial em que despertamos na criança a musicalidade, o convívio social e autoconfiança. Através de uma didática direcionada para crianças nascidas em 2019, trabalhamos a coordenação motora, equilíbrio, ritmo e noção de tempo e espaço.
Ballet clássico preparatório: ensinar aos alunos os fundamentos da técnica de ballet clássico (boa postura, coordenação motora, elegância, equilíbrio, musicalidade, noção tempo e espaço, ritmo), preparando-o para os níveis mais adiantados.
Ballet clássico infanto-juvenil: ensinar ao aluno a técnica de ballet clássico, desenvolver o equilíbrio, musicalidade, coordenação motora, elegância, a boa postura e gosto pela dança.
Ballet clássico Royal Academy of Dance: preparar o aluno para realização dos exames e certificação da Royal Academy of Dance.
Ballet clássico adulto: voltado para pessoas adultas que já dançaram e que desejam retomar a prática. O programa é voltado ao bem estar físico respeitando as limitações do corpo do adulto, sem deixar de lado as características desta modalidade.
O aluno adquirirá um melhor conhecimento de suas habilidades que o ajudará a se desenvolver em qualquer trabalho corporal que venha a ser feito. O aluno ficará com o corpo mais definido, ganhará mais flexibilidade, coordenação, equilíbrio e tônus muscular.
Ballet workout: é um método que reúne técnicas do ballet clássico, pilates e barra à terre e de um treino intervalado de alta intensidade em uma única aula.
O programa é adequado tanto para quem nunca fez ballet, como para quem já têm conhecimento e deseja ganhar eficiência, força e condicionamento físico. O ballet workout é uma nova modalidade, que tem como objetivo incluir os treinos mais modernos, tornando a prática muito mais acessível e eficaz.
Dança de salão: ensinar vários ritmos de dança, dos mais simples às evoluções mais floreadas, tais como: bolero, tango, samba de gafieira, valsa, merengue, rumba, etc.
Dança moderna: trabalhar o corpo dando ênfase ao sistema muscular, através da técnica de Martha Graham.
Dança do ventre: ensinar a técnica da dança do ventre através de movimentos corporais específicos da disciplina. Trabalha a conscientização corporal, estimula a auto-estima e auxilia na manutenção de uma postura elegante. Essa atividade fortalece e alonga a musculatura, pois trabalha todo o corpo, principalmente abdômen, pernas e braços.
Dança Flamenca: ensinar a arte flamenca, dança típica espanhola, englobando todos os ritmos, inclusive ensinando o manejo de adereços tais como: abanico, manton, castanholas , baston e etc. Esta dança também melhora a postura, coordenação motora e estimula a memória entre outros benefícios.
Dança Flamenca aperfeiçoamento: estimular o aprimoramento da dança flamenca para alunos de todos os níveis, desenvolvendo um trabalho em grupo. Neste curso o aluno irá aperfeiçoar e aprimorar as técnicas já consistentes, desenvolvendo velocidade e domínio rítmico.
Jazz: desenvolver a percepção, o ritmo, a coordenação motora e musicalidade, criatividade e senso artístico, através expressão corporal e das técnicas da disciplina.
Sapateado: ensinar a técnica do sapateado e sua nomenclatura, desenvolvendo a coordenação motora, o ritmo, agilidade e musicalidade, fazendo com que o aluno dance qualquer ritmo musical, com leveza e graça.
O feminino na dança de salão: estudo do universo feminino dentro dos estilos da dança de salão. A sinuosidade do corpo, os enfeites, postura, equilíbrio, sensualidade dentro dos passos dos diversos ritmos da dança a dois, desde zouk até o tango, passando pelo forró, samba e salsa.
Street dance: também conhecido como Danças Urbanas ou Hip Hop, estilo de aula desenvolvida nos EUA. Aula voltada para todos os públicos que adoram dançar e gostam de boa música. Hoje tornou-se muito popular no aplicativo Tik Tok e Reels.
Coordenação motora, equilíbrio, aumento da autoestima e diversão são peças chaves dessa aula.
Zumba: desenvolver ritmo e coordenação motora trabalhando o corpo com ênfase no sistema muscular.
Tango em cena: o projeto Tango em Cena tem o objetivo de levar o tango como uma ferramenta de desenvolvimento artístico e técnico para os alunos que tem como pretensão dançar no espetáculo de encerramento anual do Clube.
Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil