Clube amplia das frentes de atuação e reforça compromisso com a sustentabilidade e com as causas sociais.
Os clubes sempre foram muito mais do que espaços de lazer: são centros de convivência, cultura, esporte e educação. No entanto, as preocupações com a emergência climática fazem com que as instituições assumam, cada vez mais, um compromisso com o meio ambiente. Nesse sentido, o Paineiras, que já contava com um departamento ambiental, avança com a implantação do departamento de ESG.
Mas o que significa ESG?
A sigla resume o termo Environmental, Social and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança, e consiste em um conjunto de práticas que avaliam riscos e oportunidades a partir de critérios sustentáveis, com o objetivo de guiar organizações para um desenvolvimento mais equilibrado, transparente e responsável. No clube, esse trabalho é feito de forma integrada, envolvendo todas as diretorias e departamentos.
Na frente ambiental, o Paineiras já trabalha com iniciativas concretas. O Programa Paineiras +Sustentável visa alcançar, a curto prazo, uma taxa de reciclagem de 85%, mas, mais do que isso, reduzir a geração de resíduos com ações educativas voltadas aos principais públicos do clube. A substituição de copos plásticos, a implementação de oficinas, palestras e workshops sobre sustentabilidade, e o início do inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) são passos importantes para a meta de neutralidade de carbono (Net Zero) até 2030.
Inclusive, a tradicional festa junina do clube já contará com cálculo e compensação das emissões geradas, por meio de projetos certificados de preservação florestal (REDD+), além do envio de 100% dos resíduos para reciclagem. Isso confere ao evento o Selo Evento Neutro, mais uma conquista relevante nesse processo.
Na esfera social, o ESG promove ações voltadas à diversidade, equidade e inclusão, além do bem-estar e valorização de funcionários, colaboradores e associados. Políticas inclusivas de recrutamento, capacitação e combate ao preconceito estão em pauta, buscando um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Já no eixo da governança, o compromisso é com a ética, a transparência e a participação democrática dos associados. A adoção de práticas de compliance, canais de ouvidoria e mecanismos de controle e prestação de contas garantem que o Clube atue com integridade e eficiência.
Objetivos de reconhecimento
Com essas ações, o Paineiras busca sua Licença Social para Operar — um reconhecimento informal, mas essencial, de que suas atividades são legítimas e bem-vistas pela comunidade. Trata-se de um compromisso coletivo, onde cada associado é peça-chave para o sucesso da jornada sustentável.
Ao final de 12 meses, o clube apresentará seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, sendo pioneiro entre os clubes sociais do país. O documento mostrará, com dados e transparência, o impacto e os avanços obtidos.