Estação mais fria do ano pode ser a ocasião perfeita para conhecer novos lugares e viver experiências únicas aconchegantes.
O céu está azul, limpinho, mas o ar está gelado e aquele ventinho bate para lembrar qual estação do ano está se passando. O inverno é a época do ano favorita de muitas pessoas e também oportunidade de se conhecer lugares que, especialmente nessa estação, se tornam destinos muito procurados por tudo o que oferecem para o viajante curtir o friozinho da melhor maneira. Para tanto, é bom estar preparado para que essa experiência seja a melhor possível.
Justamente por ser uma estação com condições climáticas peculiares, viajar no inverno requer mais atenção e tempo para um bom planejamento. Antes de começar a arrumar a as malas, confira dicas elaboradas com a ajuda do portal Viajar faz Bem para esse aproveitar tudo desses dias tão gelados.
A importância do planejamento
Planejar com antecedência é o melhor caminho para minimizar as chances de algo não sair como se espera em uma viagem. E isso vale para tudo, já que aumenta a chance de o turista encontrar melhores preços de passagens, hospedagem e ele acaba tendo mais tempo para escolher o destino. Além disso, também permite ao viajante se organizar financeiramente para arcar com todos os gastos do passeio.
Esse último detalhe é fundamental já que, dependendo do destino escolhido, uma viagem no inverno pode significar um aumento nas despesas, principalmente, por causa das roupas. Os itens necessários para um passeio na neve, por exemplo, são bem específicos. A dica aqui é deixar para comprar somente os itens mais pessoais, como luvas, toucas e blusas de baixo.
Preparando as malas
As malas para uma viagem de inverno costumam ser bem mais volumosas do que a de outras estações e alguns itens que se tornam imprescindíveis. Mas, primeiro, é necessário analisar os tipos de passeios que pretende fazer.
Se o programa é relaxar e curtir a gastronomia local, só será preciso um bom casaco do tipo sobretudo e calçados quentes. Afinal a maioria dos ambientes fechados são aquecidos. Mas se o plano for desbravar algumas trilhas ou praticar esportes na neve, o viajante precisa de roupas e calçados apropriados.
O que é válido levar em qualquer uma das ocasiões, é uma bolsa de remédios para emergências, além daqueles de uso regular e específico. E não se esqueça do protetor solar, pois o frio não impede o efeito nocivo dos raios solares na pele.
Vantagens de viajar no inverno
E viajar nessa época do ano pode ser bom por diversas razões. Temperaturas mais baixas podem ser melhores para se visitar lugares onde, em outras épocas, o clima é muito quente. Além desse fator, alguns dos destinos têm sua alta temporada no verão e isso reflete em preços mais baixos nos hotéis e restaurantes no inverno.
Escolhendo o melhor destino
Para escolher o destino, é sempre bom refletir um pouco sobre as suas expectativas e nas experiências que o viajante deseja vivenciar. Passear por trilhas desafiadoras e paisagens lindas em meio à natureza, se divertir na neve, praticar esportes ou, simplesmente, curtir o frio, apreciando um bom vinho em frente à uma lareira? Leve em consideração o tempo que você tem disponível.
Para ajudar o associado a escolher seu destino, a Colombi Travel Design sugeriu algumas opções de destinos especiais para aproveitar o inverno sem ter que ir muito longe. Lembrando que a empresa, localizada na Alameda Paineiras, no corredor 3S, organiza viagens de grupos para os seguintes destinos e muitos outros. Vale uma visita à agência para obter mais informações.
1. Campos do Jordão
A cidade de Campos do está localizada na Serra da Mantiqueira, estado de São Paulo, é dona de uma arquitetura europeia, clima frio e infraestrutura completa para satisfazer os mais diversos tipos de visitantes. A “Suíça Brasileira”, como é chamada, oferece aos turistas diversas opções de hospedagem, gastronomia, compras, eventos culturais e lazer.
Além de tudo isso, a cidade é caracterizada por lindas paisagens naturais e tranquilidade serrana. Quando o inverno chega, as temperaturas abaixo de zero predominam nas madrugadas e as manhãs seguintes costumam ser muito geladas. Com cenários únicos, o clima de montanha da Serra da Mantiqueira consegue dar um charme característico para o turismo da cidade.
Os pontos turísticos de Campos do Jordão englobam centros gastronômicos, cervejarias, fábricas de chocolate e museus, além parques de aventura e trilhas, perfeitas para quem é procura experiências mais radicais. Outro atrativo que movimenta bastante a cidade é a organização de programações sazonais. Os mais procurados são a Festa do Pinhal, Festa da Cerejeira, Beer Fest, Festival de Vôlei de Praia e o Festival de Inverno. Para não correr o risco de se perder em meio a tantas opções, criar um roteiro de viagem é essencial.
2. Gonçalves – Minas Gerais
Também na Serra da Mantiqueira, mas para o lado de Minas Gerais, a cidade de Gonçalves é, cada vez mais, o destino escolhido pelos turistas de inverno. Diferentemente de Campos do Jordão, Gonçalves é conhecida por seu clima pacato, mas, assim como a cidade paulista, possui belas paisagens naturais, incluindo cachoeiras, rios e montanhas.
A cidade não é muito grande, mas oferece também muitas atrações interessantes, como igrejas e muitas lojas de artesãos e produtores locais, com grandes oportunidades para compras de itens de cerâmica, queijos, temperos, entre outros. E se tem uma coisa que Gonçalves tem de sobra, é vocação para polo gastronômico, com muitos restaurantes e cervejarias.
Lá, o visitante pode conhecer as pedras Chanfrada e do Cruzeiro, bem como fazer passeios de 4×4 ou mesmo matar a fome em um dos excelentes restaurantes locais. Trata-se de um destino ideal para férias ou até mesmo um fim de semana. A cidade disputa é considerada um dos melhores cenários de serra no sul de Minas, com fácil acesso a trilhas, cachoeiras e mirantes.
3. Ushuaia – Argentina
Por fim, dando um pulinho para fora do país, outro destino imperdível é Ushuaia, cidade localizada na Argentina. Por lá, as atividades ao ar livre são o forte, mesmo que o tempo esteja fechado. Afinal, o visitante terá a oportunidade/privilégio de subir o Glaciar Martial, encontrar neve e aproveitar a vista para o Canal Beagle, Ushuaia e a Cordilheira dos Andes.
São vários os passeios para fazer na cidade, entre eles os de 4×4 que levam aos belos lagos Fagnano e Escondido. E é sempre bom reservar alguns dias para curtir a neve nos centros invernais. O Cerro Castor, o local mais conhecido para prática de esqui e snowboard, é ideal para brasileiros começarem nos esportes de neve.
Embora seja uma cidade pequena, com pouco mais de 50 mil habitantes, Ushuaia tem vários passeios para fazer, além de bons restaurantes, locais para compras e cassinos. Para aproveitar tudo o que o lugar oferece, a sugestão é uma viagem de 4 a 5 dias. Se o plano é esquiar, é recomendado acrescentar alguns dias no roteiro para atividades na neve.
E há muitos outros destinos que podem ser especiais para se curtir o inverno, seja por aqui ou fora das fronteiras nacionais. O importante é fazer a escolha certa, de acordo com suas pretensões e estar preparado para curtir da melhor maneira cada segundo dessas experiências inesquecíveis que estão por vir!