O diretor financeiro: olha ele aí de novo!

O diretor financeiro: olha ele aí de novo!

Sebastiao Luiz da Silva Filho

O título contém uma boa dose de humor. Até porque contar que Sebastião Luiz da Silva Filho, o querido Tião, é o diretor financeiro está longe de ser uma novidade. Dos membros da nova Diretoria Executiva, Tião é o único remanescente da última gestão e traz uma imensa experiência na administração financeira do Clube. Ao final dessa gestão, ele completará 10 anos como componente de diretoria executiva do Clube, se tornando o mais longevo.

Não há como negar. Tião está na história do Paineiras. Associado do clube há 38 anos, ele já faz parte do Conselho há 31 anos consecutivos, sendo um dos conselheiros paineirenses mais antigos. Além disso, atuou como diretor financeiro ou “tesoureiro” em outras épocas, ajudando o clube a permanecer saudável economicamente em períodos de muita dificuldade.

“Lembro de pegar o clube na época do plano Collor e fui tesoureiro até o Plano Cruzado. Foi um período muito complicado da economia brasileira, com a inflação batendo 83% ao mês. E, mais recentemente, enfrentamos também todas as adversidades causadas pela pandemia. Duas situações muito complexas. O pessoal gosta de brincar comigo, dizendo que sou “pé frio”, conta Tião.

Formado em economia, ele já trabalhou em grandes bancos e instituições financeiras, ou seja, sua experiência profissional é uma aliada importante na missão de manter o clube saudável financeiramente. Além disso, ele também exerce o cargo de diretor financeiro da Associação de Clubes Esportivos e Sócio-Culturais de São Paulo.

No Paineiras, Tião acabou encontrando o lugar perfeito para ele e sua família. Casado, com 2 filhos e 4 netos, Tião conta que seu amor pela estrutura paineirense foi à primeira vista. “No começo dos anos 70, vim ao Paineiras para o casamento de um amigo de faculdade que é associado até hoje e acabei me apaixonando pelo clube. Hoje, sou muito grato ao Paineiras pois foi aqui que criei meus filhos”, relembra.

Tião participava das partidas de biribol na década de 90 e joga futebol do Clube, atualmente. Mas ele está longe de restringir suas relações no clube e transita por praticamente todas as áreas. Muito disso se deve ao jeito seu conversador e, principalmente, ao xodó de sua vida: o neto Chico. O “vovô” acompanha de perto todas atividades que o neto participa no Paineiras e faz amizades por onde passa.

A personalidade agregadora e o jeito “resolvedor” de Tião fizeram até com que ele pudesse contribuir com outros setores no clube que vão além do financeiro. O diretor também se tornou responsável por lidar com o atendimento ao associado, ouvindo as eventuais necessidades de cada caso, procurando a melhor solução para a situação. “Sempre gostei de lidar com o público e me coloquei à disposição para ajudar em uma área fundamental para o funcionamento do clube”, completa

Para os próximos três anos, Tião planeja manter a linha de trabalho estabelecida na última gestão que, segundo ele, foi positiva nesse sentido. Tanto pela saúde financeira do clube, quanto pela possibilidade de uma relação transparente com o associado, procurando mantê-lo satisfeito no Paineiras.

Artigos Relacionados