O Clube Paineiras do Morumby, representado por seu presidente Paulo Cezar Pereira Mayer, participou, na última quinta-feira (12/2), de reunião realizada no Esporte Clube Pinheiros, que reuniu importantes lideranças esportivas nacionais, entidades representativas e clubes formadores, com o objetivo de discutir e construir uma mobilização conjunta em defesa da sobrevivência do esporte brasileiro.
O encontro ocorreu em um momento de extrema preocupação para o setor esportivo, diante das recentes mudanças no regime tributário, após a sanção da Lei Complementar nº 224/2025, aplicadas às organizações esportivas sem fins lucrativos, já em vigor, que impõem uma carga incompatível com a realidade dessas entidades. Tratam-se de clubes que não distribuem lucros e que reinvestem integralmente seus recursos na formação de atletas, na manutenção da infraestrutura esportiva e no desenvolvimento de relevantes projetos sociais.
Na prática, essa nova tributação coloca em risco a continuidade de milhares de iniciativas que atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e atletas em todo o país, comprometendo diretamente o futuro do esporte nacional.
Durante a reunião, da qual o Clube Paineiras do Morumby participou ao lado de clubes e entidades como CBC, COB, CPB, FENACLUBES, Sindi Clubes e diversas agremiações esportivas de referência, foi constituído, por unanimidade, o Movimento em Defesa da Sobrevivência do Esporte Nacional.
Confira a íntegra da nota divulgada pelas entidades
Diante desse cenário, o Clube Paineiras do Morumby reafirma seu compromisso histórico com o esporte, a formação cidadã e o desenvolvimento social, e convoca atletas, treinadores, dirigentes, colaboradores, associados e toda a comunidade esportiva a se unirem a este movimento.
Estaremos presentes, de forma pacífica, responsável e firme, no dia 24 de fevereiro de 2026, às 11h, no Congresso Nacional, em Brasília, para defender a continuidade do esporte brasileiro executado pelas entidades esportivas sem fins lucrativos.
O esporte transforma vidas. Defender o esporte é defender o futuro do Brasil.
