Fisiologia e preparação física

Fisiologia e preparação física: combinação fundamental

Nos últimos meses, os leitores puderam conhecer um pouco mais profundamente o funcionamento do Centro de Apoio ao Atleta Competitivo do Paineiras. Ao longo desse período, a Revista Paineiras abordou as áreas que fazem parte dessa estrutura, detalhando o papel e a importância de cada uma delas no processo de preparação dos atletas paineirenses para as competições. Para finalizar essa série, essa edição traz com detalhes os últimos pilares fundamentais no amparo aos esportistas de alto rendimento: a fisiologia e a preparação física.

Antes de tudo, é necessário entender o que é a fisiologia e como ela atua dentro da preparação dos atletas, seja para receber e suportar as cargas de treinamento ou para alcançar o seu melhor desempenho dentro das competições. De acordo com Vinicius Cavani, fisiologista e responsável técnico pelo CAAC, a fisiologia do exercício é uma parte da ciência que estuda como os sistemas do organismo trabalham em conjunto durante a prática de um exercício.

“Há uma interação entre todos os sistemas do corpo humano (pulmonar, muscular, nervoso, cardiorrespiratório, endócrino e esquelético). A fisiologia analisa a forma como o corpo se adapta ao estímulo de uma atividade, isso em diferentes idades, diferentes formas de exercícios e também em diferentes ambientes e condições. Aqui no Clube, por exemplo, temos esportes que são completamente diferentes em relação a esses fatores e, por meio da fisiologia, tentamos entender o impacto dos exercícios nesse contexto”, explica Cavani.

 

Análise integral: dentro e fora do Clube

Esse trabalho também analisa as condições com que os atletas chegam ao Clube para treinar, pois isso também influencia diretamente no rendimento e no resultado dos mesmos nos treinamentos. O CAAC utiliza de questionários psicofisiológicos para colher informações e analisar fatores como qualidade e quantidade de sono, cansaço, dores articulares e musculares, peso corporal, bem-estar e humor. Esses são os chamados dados “pré-treino”.

“A partir dessas informações, nós tratamos com as outras áreas as formas de melhorar essas variáveis e isso pode ocorrer por uma alimentação mais adequada, mudança de algum hábito ou comportamento. Assim, conseguimos administrar da melhor forma as variações como recuperação, estresse e algum eventual desequilíbrio”, detalha o fisiologista.

 

O pós-treino

Além dos dados “pré-treino”, os profissionais do CAAC aplicam questionários posteriores aos treinamentos, que têm como objetivo identificar a reação do organismo do atleta em relação ao trabalho físico realizado. “Fazemos isso por meio da criação de uma escala que mede o esforço dos atletas. Eles mesmos classificam a intensidade do treino em uma nota de 1 a 10 e o tempo de treino. A partir dessas variáveis, nós criamos parâmetros para medir a influência da atividade”, complementa Cavani.

Outro fator fundamental da fisiologia é trabalhar a distribuição de cargas durante o período de treinamento. E para chegar no valor ideal, seja de peso, distância ou velocidade a ser aplicada em um treino, se analisa a resposta do atleta em determinada condição. Esse processo é fundamental para que o trabalho seja o mais produtivo possível, mas também protegendo o atleta de lesões ou outros problemas que possam afetar sua saúde.

“Quando cruzamos as repostas dos atletas com a carga externa (peso, distância, velocidade e tempo) aplicada no treino por um período determinado, identificamos a reação dele a esse esforço, o que chamamos de carga interna”, pontua o responsável técnico do CAAC.

 

Partindo para a preparação física

Todas as informações e análises são passadas para os responsáveis pelas modalidades e são fundamentais na montagem do cronograma de treinamentos, sejam eles voltados para a parte técnica ou para a parte física. Os estudos são realizados de maneira coletiva e individual, para que seja possível uma constatação real em relação às condições das equipes de maneira integral.

Cada modalidade tem sua programação anual baseada nas datas de eventos e competições previstas no calendário, composta por planejamento, monitoramento e avaliações. Dentro dessa programação, há uma divisão feita por fases de treinamento: preparatória, pré-competitiva e competitiva.

Todo o trabalho do CAAC é completamente alinhado com as modalidades esportivas, por meio da constante troca de informações entre as áreas do centro de apoio com os técnicos das equipes competitivas. “É fundamental que exista essa sinergia para que os resultados sejam os melhores possíveis e para evitar que haja atividades contraproducentes. Se um técnico está trabalhando velocidade ou força, precisamos trabalhar no mesmo sentido”, ressalta Cavani.

Além de Cavani, o time de preparação física do CAAC conta com mais quatro preparadores, que possuem total autonomia para a execução do trabalho. Juntos eles são os responsáveis pelo suporte a todos os esportes competitivos do Paineiras. Cada preparador cuida de uma ou duas modalidades:

 

Vinicius Cavani – Tênis

Thiago Rodrigues – Basquete e judô

Ivan Menezes – Polo aquático

Thaís Alessandra – Voleibol e nado artístico

Gabriel Salmazo Forte – Natação

 

Desta forma, o CAAC está cada vez mais estruturado para levar o atleta competitivo ao nível mais alto que pode atingir, seja nas condições físicas, nutricionais, psicológicas, técnicas e táticas. O Paineiras pode dizer com propriedade que conta com uma das melhores estruturas de apoio e formação ao atleta.

Artigos Relacionados