Ensino universitário: O esporte abrindo portas

O esporte abrindo portas

Muitos estudos e pesquisas já comprovaram que o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação que pode trazer diversos benefícios. A prática esportiva atua no desenvolvimento motor e cognitivo da criança, ajudando a aumentar a autoestima e a autoconfiança. Também melhora a qualidade de vida e age na prevenção de doenças como além de incentivar a criação de laços de amizade.

A inclusão social também é algo que o esporte traz para diversas pessoas. Crianças e jovens de diferentes condições sociais têm na prática esportiva uma plataforma que cria oportunidades para um futuro melhor, promovendo socialização e a habilidade de trabalhar em equipe.

Para os paineirenses, além de tudo citado anteriormente, o esporte serve como proporcionador de oportunidades. E isso não se resume apenas em uma carreira de sucesso em determinada modalidade. A vivência e o aprendizado dentro valores esportivos pode contribuir diretamente na formação dos esportistas como cidadãos, além de proporcionar a chance de ingressar em grandes universidades reconhecidas mundialmente.

Do Paineiras para o mundo

E são vários os casos no clube de atletas que, por meio do esporte, poderão construir seu futuro acadêmico em uma instituição que, além da qualidade no ensino, proporciona todo o apoio para que eles continuem se desenvolvendo dentro da modalidade esportiva. Muitas vezes, esses esportistas acabam encontrando muito mais do que esperam nessa jornada.

Por meio do tênis, Diego Padilha iniciou em 2018 seu caminho na universidade do Estado da Geórgia. Prestes a se formar nos cursos de Finanças e Sistemas de Informação, ele jogará seu último ano pelo time da faculdade, mas seguirá por lá para realizar o seu mestrado, para qual já foi aceito.

“Além do tênis, me envolvi em muitas outras atividades. Atualmente, sou líder de um grupo de investimentos em ativos do país. Essa é uma maneira de eu demonstrar todas as minhas habilidades adquiridas durante minha formação acadêmica. Posso dizer que estou muito contente com a minha experiência, tanto na parte dos estudos quanto na parte esportiva”, conta Diego.

No último ano, foi a vez de Fábio Varella e Rafael Costa alcançarem a oportunidade de estudar em uma grande universidade nos Estados Unidos e seguem praticando a modalidade aprenderam a amar desde a infância. Varella vive na cidade de Loretto, no estado da Pensilvânia, onde estuda e Economia, na universidade de Saint Francis. A faculdade faz parte da divisão 1 das modalidades esportivas.

Costa, por sua vez, rumou para a universidade de Gustavus Adolphus, localizada no estado de Minnesota, na cidade de Saint Peter. Ele se mudou em agosto de 2021 para fazer graduação dupla em Matemática e Economia. A exemplo de Varella, Rafael começou no tênis aos 6 anos. Incentivado por seu pai, ele sempre teve o esporte como grande parte de sua rotina.

Mais recentemente, a natação do Paineiras assistiu a vários de seus atletas conquistarem a oportunidade de escreverem sua história em grandes universidades nos Estados Unidos. Pedro Borin e Lara Carnier Matuck embarcaram para iniciar os estudos na universidade de Augustana. Rafael Gonçalves Negri, por sua vez, vaia para a universidade South Dakota State, enquanto Hiyan Kubagawa estudará na Gannon.

Prestes a embarcar

Atualmente, dois atletas da natação do Paineiras estão na expectativa da transição pela qual muitos atletas paineirenses passam após atingirem o alto nível em uma modalidade esportiva. Os destaques da modalidade Lucas Tudoras e Stephanie Balduccini já se preparam para, em breve, deixar o Brasil e viver o sonho de integrar uma grande universidade reconhecida internacionalmente.

Tudoras, vai para a universidade de Princeton. Em 2020 ele teve seu primeiro contato com universidades americanas, por meio de conversas com treinadores de lá. Quando recebeu o contato de Princeton, no entanto, ficou realmente muito feliz, pois era a oportunidade de ingressar em uma das principais instituições de graduação do mundo.

“Tomei minha decisão em junho ano passado. Me comprometi com Princeton e segui o processo de admissão até o final. Em dezembro, recebi minha carta de aceitação para realizar meus estudos e continuar praticando minha modalidade esportiva. Fiquei muito feliz e agora minhas expectativas estão bem altas. Sempre tratei os estudos com muita dedicação e poder seguir minha carreira acadêmica lá me deixa muito animado. Acredito que estou em boas mãos, esportiva e academicamente”, celebra Tudoras.

Já Stephanie passará os próximos anos de sua vida na universidade de Michigan. Lá, ela espera iniciar uma nova fase, realizando feitos que ainda quer alcançar no esporte, conhecendo pessoas e fazendo novos amigos. “Terei a oportunidade de treinar com novas meninas, além de descobrir coisas novas e decidir o caminho que quero trilhar, fazendo o que eu amo. Me senti super especial com os contatos de grandes universidades e ainda tive o privilégio de poder escolher em qual gostaria de seguir. Sou muito grata ao esporte por tudo isso”, conta.

O sucesso e a conquista servem como um grande incentivo para os jovens paineirenses que ingressam nas modalidades esportivas do Clube. Além disso, reforçam a importância do esporte, independente de qual, como formador de atletas e principalmente pessoas.

Artigos Relacionados