Tênis paineirense é bicampeão nacional por equipes

id13158 251214120044747073
Foto - Luiz Cândido/CBT

O Paineiras conquistou, no último sábado (13), mais um feito histórico para o seu esporte: o bicampeonato do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) por Equipes de Tênis. Repetindo o desempenho vitorioso da temporada anterior, o clube somou 74 pontos e voltou a erguer o troféu da principal competição interclubes do país na categoria juvenil.

A edição deste ano foi realizada no Iate Clube de Brasília (DF), que terminou na segunda colocação, com 58 pontos, seguido pelo Esporte Clube Pinheiros, terceiro colocado, com 42 pontos. Ao todo, 17 clubes de diferentes regiões do Brasil participaram do torneio, disputado nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, nos naipes masculino e feminino.

O formato da competição seguiu o modelo consagrado da Copa Davis e da Billie Jean King Cup. Em cada confronto entre clubes, foram realizadas três partidas — duas de simples e uma de duplas —, sendo declarada vencedora a equipe que conquistasse duas vitórias.

Esta foi a quarta edição do CBI por Equipes, competição que já passou por diferentes sedes e consagrou grandes clubes do cenário nacional. Em 2019, o título ficou com o Clube Curitibano (PR). Já nas edições seguintes, realizadas em Uberlândia (MG), o Itamirim Clube de Campo (SC) foi campeão em 2023, enquanto o Paineiras conquistou os títulos de 2024 e 2025, consolidando-se como uma das principais forças do tênis juvenil brasileiro.

O CBI por Equipes é promovido pela Confederação Brasileira de Tênis – CBT em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, que viabilizam a competição por meio do custeio das passagens aéreas dos atletas e das comissões técnicas.

 

Classificação final – CBI por Equipes 2025


1º – Clube Paineiras do Morumby – 74 pontos
2º – Iate Clube de Brasília – 58 pontos
3º – Esporte Clube Pinheiros – 42 pontos

 

Artigos Relacionados