U.S. Open de Nado Sincronizado: prata e bronze para as meninas

Foi uma competição excelente para o Nado Sincronizado. A edição do U.S. Open, que aconteceu em Riverside, Califórnia, EUA, entre os dias 12 e 17 de julho, trouxe prata, bronze e muita motivação, para as atletas da equipe sênior do Clube Paineiras. A competição contou com diversos duetos olímpicos e 37 equipes com mais de 100 atletas internacionais de países como China, Estados Unidos e Canadá. Sabrine Lowy – ex-integrante da Seleção Brasileira – mandou muito bem e foi vice-campeã na prova de solo. Já Mariana Giorgi e Sofia Costa foram para a final e finalizaram a competição de solo no 11° lugar. “A prova de duetos foi uma prova muito intensa, muito boa, muito forte. Haviam seis duetos olímpicos. Fora eles, dois duetos da China com um nível altíssimo”, conta Andrea Cury, técnica do Nado Sincronizado.

Na prova de equipe o Paineiras ficou em terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze, com as atletas, Giovanna Nafal, Mariana Giorgi, Monique, Rafaella Costa, Rebeca Nogueira, Sabrine Lowy, Sofia Costa e Victoria Mussa. O tema das meninas era grafite e elas tiveram o privilégio de terem os maiôs grafitados pelo talentoso William Black. “Elas estavam super empolgadas, emocionadas. Foi uma competição muito feliz para a gente”, resume Andrea.

Andrea, que liderou a seleção brasileira em três edições dos Jogos Olímpicos, comanda a equipe do Paineiras há mais de 25 anos e tem no currículo, diversos títulos nacionais e mundiais. São 3 medalhas de bronze em Pan-Americanos, 6 finais do Campeonato Mundial e inúmeras vitórias em Campeonatos Brasileiros e Sul-Americanos. “Essa jornada tem sido incrível. O Clube tem uma ótima estrutura para formação de atletas de Nado Sincronizado, fato que possibilitou que eu pudesse dirigir a seleção nacional com atletas do Paineiras em diversas competições”, conta.

Acostumada a orientar as atletas, a técnica irá viver uma experiência diferente este ano. “Quatro anos atrás eu comandei a seleção durante as Olimpíadas de Londres e este ano terei o prazer em participar como comentarista em uma grande emissora do país. Vou fazer o possível para tornar a modalidade, mais compreensivel ao público. Estou muito feliz, especialmente pela participação da Lara Teixeira, uma das integrantes da seleção e atleta do Paineiras”, diz.

Vale lembrar que, como país sede, o Brasil terá representantes tanto no dueto quanto na prova de equipe. As disputas da modalidade acontecerão de 5 a 21 de agosto no Centro Aquático Maria Lenk.

IMG-20160720-WA0006

Maiôs das meninas do Nado foram estilizados pelo grafiteiro Wiliam Black

Artigos Relacionados