Vencendo todas as barreiras

Amor ao esporte e superação. Talvez essa seja a melhor maneira de começar a contar a história de Carlos Augusto ou Guto, como é chamado carinhosamente pelos mais próximos desde a infância. Natural do Rio de Janeiro, o associado do Paineiras de 76 anos de idade sempre teve a vida muito ligada ao esporte. Inclusive, chegou a disputar maratonas ao longo da carreira no atletismo. Uma cirurgia e a luta contra a Doença de Parkinson afastaram momentaneamente Seu Guto do esporte. Mas isso não foi capaz de colocar um ponto final nessa trajetória.

 

“Sempre estive ligado às atividades físicas. Quando morava em Copacabana, sob a influência do meu irmão mais velho, comecei fazendo ginástica e também gostava muito de jogar futebol na areia. Comecei a correr, talvez sob a influência do preparador físico Paulo Amaral, da seleção brasileira de futebol de 1958, que realizava treinamento de corridas com os jogadores da época”, relembra Guto.

 

No começo dos anos 80, o movimento da corrida no Brasil estava em alta. Nesse tempo, Guto já era um corredor que realizava seus próprios treinamentos. Foi então que começou a participar das corridas que aconteciam no Rio de Janeiro, com o objetivo de participar de maratonas. Essa meta se concretizou pouco tempo depois: o paineirense participou da maratona de Nova Iorque, fazendo um tempo digno de profissionais, concluindo a prova em pouco mais de 3 horas.

 

No entanto, aos 60 anos, Guto teve de passar por um período difícil que o afastou do esporte que mais amava. Com os joelhos já doloridos, o corredor recebeu a notícia que tinha a doença de Parkinson. Como se não bastasse isso, ele também teve que operar um de seus joelhos. “Tive que parar de correr definitivamente. Vinha fazendo fisioterapia mas fui meio que proibido de fazer musculação, porque, na maioria dos casos, é uma atividade contraindicada para quem tem essa doença”, explica.

 

Quando tudo parecia se encaminhar para um final, Seu Guto encontrou o Paineiras e o preparador Thiago Pastor, momento em que o associado sempre se emociona ao recordar. “Juntos, aqui no Paineiras, nós fazemos um treinamento que posso aliar mobilidade, equilíbrio e musculação. O Pastor me incentivou e insistiu na ideia de que eu poderia voltar a correr. E, de fato, eu estou voltando a correr. Uma coisa emocionante. Um marco na minha vida”, conta.

 

Os próximos passos de Seu Guto são na direção de voltar a ter na corrida uma atividade diária, dentro de suas possibilidades. Ele conta com orientação do professor Thiago Pastor, no condicionamento físico Gold, desde o início desse processo que possibilitou uma pessoa de 76 anos de idade, com uma operação no joelho, uma doença que limita movimentos voltar a correr.

 

“Quando o Seu Guto chegou aqui, nós percebemos que ele já possuía um condicionamento físico muito bom, além de uma força de vontade incrível de estar sempre melhorando. Juntos, colocamos esse objetivo como foco. Aos poucos, ele está evoluindo e voltando a fazer o que mais gosta. E para mim, isso também é muito emocionante. Poder fazer o bem dentro da minha profissão conforta o meu coração”, completa Thiago Pastor.

 

Ficou curioso para conhecer o Seu Guto e ver a evolução dele nos treinamentos. Confira o vídeo disponível na TV Paineiras, canal oficial do Clube no Youtube. Acesse pelo link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=b5tU1ky_e4E&t=252s

Artigos Relacionados