Por dentro da acupuntura

Compartilhe:

Para o associado que ainda nunca ouviu falar ou que tem algum tipo de receio em relação à especialidade, a acupuntura consiste em um método terapêutico originário da China. O tratamento se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde. Mas como isso funciona?

Como funciona a acupuntura

A inserção da agulha de acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). A resposta é a liberação de diversas substâncias químicas, conhecidas como neurotransmissores, o que desencadeia uma série de efeitos importantes, tais como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino, imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.

Para que a especialidade é indicada?

O campo de atuação da acupuntura é muito amplo, pois, ao estimular o sistema nervoso, ela pode regular e harmonizar o funcionamento do organismo como um todo. Tanto nas pesquisas clínicas como na prática diária, tem-se observado uma grande eficácia no tratamento da dor e de inúmeras doenças e disfunções orgânicas: neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, gástricas, intestinais, ginecológicas, respiratórias, reumatológicas, entre outras.

Atendimento e tratamento

E o atendimento é realizado por um profissional habilitado que, antes de tudo, será responsável por avaliar e propor um tratamento com acupuntura. Nessa fase, ele realiza os questionamentos certos e sabe examinar a fim de avaliar qual é o seu diagnóstico. O plano terapêutico, elaborado após o diagnóstico, será aplicado em sessões, quando serão aplicadas as agulhas de acupuntura ou outros recursos que fazem parte do tratamento: moxabustão (acupuntura térmica), eletroacupuntura, ventosaterapia e auriculoterapia.

Outro ponto positivo sobre a acupuntura é que ela não obriga o paciente a interromper outros tratamentos. Na maioria das vezes, inclusive, a associação da acupuntura com outras formas de tratamento não apenas é possível, mas também benéfica para o paciente. Desse modo, podem ser associados à especialidade medicamentos, fisioterapia e outros métodos complementares de tratamento.

À disposição do associado

A acupuntura faz parte da vasta lista de serviços e tratamentos do Centro Médico à disposição do associado. Consulte os horários disponíveis e o valor da terapia diretamente no local ou por telefone: 3779-2059 ou 3779-1743.

 

Aline Costa Marques (CRM: 221634-SP) (ACUPUNTURA – RQE Nº: 115020)


Larissa Macanosso Moscardini (CRM: 208757-SP) (ACUPUNTURA – RQE Nº: 114609)

Tiokei Ogusco (CRM: 45853)