Muito além da dança

Compartilhe:

Uma modalidade divertida, que une dança e exercícios físicos e pode ser praticada até mesmo por quem acha que não sabe dançar. Mais uma opção presente na grade de cursos culturais do Paineiras, a aulas de aerojazz são a alternativa perfeita para quem busca saúde, diversão e diversos outros benefícios para quem gosta de dançar. Tudo isso sob o comando da professora Paula Vianna.

Paula, para apresentar a modalidade, explica a origem de seu nome. “Se chama aerojazz por se tratar de uma aula de jazz aeróbico. A atividade foi criada pela professora Regina Calil em uma época pós anos 70 e 80. A dançarina e educadora física teve essa sacada, com o intuito de inserir a dança nas academias de ginástica, surfando a onda fitness que tomou o mundo nos anos 90. Ou seja, é uma aula de jazz com o formato fitness”, explica.

As aulas possuem 60 minutos de duração, com uma playlist definida pela professora para tocar sem interrupções por todo esse período. As músicas são especialmente selecionadas e mixadas para a atividade, levando em conta velocidade, ritmo e os movimentos que serão trabalhados. Dessa maneira, professora e alunas formam uma coreografia, de acordo com o nível de dificuldade adequado para determinado dia.

Aqui, trabalhamos com um arcabouço de movimentos básicos, que vão sendo trabalhados com repetições em músicas, hora mais lentos, hora mais acelerados. Com o estímulo e a orientação do professor, as alunas vão executando e melhorando. O trabalho resulta sempre na criação de uma coreografia nova por aula. O principal objetivo é fazer com que elas aprendam fazendo e dar a oportunidade de absorverem esse repertório, cada uma em seu tempo”, detalha Paula.

Outro ponto que vale ressaltar sobre as aulas de aerojazz é que elas exigem foco e atenção. “É uma experiência em que eu não fico falando muito. Coloco a música e nós vamos executando juntas. É preciso prestar muita atenção e estar presente ali, comigo, de corpo e alma. Isso faz com que os participantes trabalhem muito o desenvolvimento da concentração”, enfatiza a professora.

Além da concentração, as aulas de aerojazz podem proporcionar diversos benefícios. Do ponto de vista físico, segundo Paula, as pessoas podem adquirir capacidade respiratória, flexibilidade, condicionamento físico e coordenação motora. Mas ela considera mais importante está mais ligado ao mental.

“Vejo como fatores mais importantes a memória e a concentração. São coisas que as pessoas não dão tanto valor no primeiro momento. Nossa vida, atualmente, é tão atribulada e corrida que raramente fazemos algo dedicando totalmente nossa atenção. Aqui, trabalhamos o foco e observamos nosso corpo e seus limites, o que é fundamental para o caminho do autoconhecimento e para nossa saúde mental”, complementa Paula.

Ficou com vontade de conhecer o aerojazz? As aulas acontecem às sextas-feiras, dás 9h às 10h, para associadas acima de 14 anos. Consulte todos os detalhes e informações junto à Central de Atendimento e faça sua matrícula.