Levantamento realizado no último avalia grau de satisfação do associado em sua experiência no Paineiras.
Pesquisa é ferramenta fundamental para nortear as ações do clube em seus próximos passos.
Estar alinhado com as expectativas, impressões, opiniões, preferências e demandas do associado é parte fundamental do processo de tornar a experiência do paineirense sempre a melhor possível. Com esse objetivo, o Paineiras, pela segunda vez, realizou uma pesquisa para avaliar o índice de satisfação de seu público com os diversos serviços e atividades oferecidos. Foram 1.074 entrevistas, entre os dias 18 de agosto a 4 setembro de 2023.
O levantamento foi realizado buscando entender como o associado avalia o clube, em geral, bem como identificar atividades e serviços que podem ser criados ou ajustados dos mais diversos pontos de nossa operação.
A seguir, você encontra os fatores do estudo que merecem destaque em relação às preferências e opiniões do associado sobre diversos pontos que, juntos, formam sua experiência. É importante mencionar que a análise inclui dados comparativos com a primeira pesquisa, realizada no mesmo período, em 2021.
Atividades esportivas
Nessa diversidade de fatores, as atividades esportivas estão entre os serviços mais buscados pelos associados.
Nesse âmbito, a pesquisa aponta que a academia tem liderança entre atividades físicas, sendo escolhida como a principal por quase 60% dos entrevistados e também pelos seus familiares, com 53,2%.
Também de acordo com o levantamento, a prática do tênis e natação são outras atividades que se destacam, sendo mencionadas por quase 20% cada.
Ainda nesse campo, os dados indicam que os associados consideram as atividades esportivas de alto rendimento muito importantes (77,9%), com destaque para natação e tênis.
Atividades sociais e culturais
Saindo da parte esportiva e partindo para as atividades culturais e sociais, o estudo aponta que a maioria dos entrevistados aprovam as atividades culturais oferecidas pelo Clube Paineiras, sendo que mais de 50% responderam à pesquisa as classificando ótimas ou boas, considerando que apenas 11,7% as apontaram como regulares ou insatisfatórias.
Na parte cultural, o levantamento questionou os associados sobre quais atividades, pertencentes à grade de cursos oferecidos pelo clube, deveriam ser expandidas. Nesse campo, a maior citação foi para os cursos de yoga, com 13,8% e aulas de dança, com 11,6%.
Já sobre as atividades sociais, é importante ressaltar o interesse e a frequência dos associados nas diversas opções gastronômicas disponíveis nas dependências do clube. O levantamento aponta que os locais de maior frequência são os restaurantes, apontados por 94,4% dos entrevistados, seguidos pelos cafés (76,1%) e piscinas sociais com (66,5%). Nesse sentido, chama a atenção o grau de satisfação em relação aos restaurantes, aprovados por 84,6% dos respondentes, contra apenas 15,2% de reprovação.
Avaliação estrutural
A grande aprovação das atividades sociais e culturais se estende à avaliação da estrutura de serviços do clube. A pesquisa indica um grau de satisfação geral muito grande, já que praticamente 50% dos entrevistados deram notas 9 e 10 e, se somados a associados que atribuíram notas 7 e 8, chegam a mais de 90%.
Nessa etapa, vale enfatizar que cada área da estrutura foi avaliada separadamente. O resultado trouxe como destaques positivos os seguintes setores: segurança, atendimento dos funcionários, portaria, ambiente, biblioteca, infraestrutura e centro médico.
A tendência de alta também se deu para outras áreas. Na comparação com a pesquisa feita em 2021, a avaliação positiva sobre o setor de comunicação registrou crescimento de 3%. Esse crescimento também aconteceu na análise das atividades culturais, que tiveram um progresso de 4,4% na avaliação positiva.
Em relação à estrutura física do clube, a satisfação geral também é alta. Neste campo, quase 96% atribuem notas acima de 7. O levantamento registrou como destaque a preservação do ambiente, com aprovação de 54%, seguidos por localização (53%) e beleza com (49,1%). Ainda sobre a estrutura física, os associados mantiveram avaliações positivas sobre a segurança tendo (63%), infraestrutura (49,3%) e sinalização (37,9%).
Por fim, a estrutura física do clube é muito bem avaliada por seus frequentadores. A pesquisa indica um alto grau de satisfação e aprovação nos questionamentos relacionados à evolução geral da estrutura.
Atendimento ao associado
A pesquisa também avaliou as áreas do clube em relação aos aspectos ligados ao atendimento ao público, onde se concentraram ótimos graus de satisfação. A área de Segurança foi grande destaque nesse ponto de avaliação positiva com 95,7%, seguida por Recepção e portaria (93,7%) e Centro Médico (92,2%).
Da mesma forma, foram avaliados os atendimentos nos quesitos ligados às atividades. Os destaques ficam para a Brinquedoteca e Esportes recreativos com 87,2% e 84,8% de avaliações acima de 7, respectivamente. As áreas relacionadas a Gestão do clube, no geral também foram bem avaliadas, mesmo não tendo contato direto com associados.
Tecnologia e desenvolvimento
Sempre no foco do clube, a tecnologia está entre as prioridades de desenvolvimento do clube e isso também se refletiu na avaliação obtida pela pesquisa. Sobre os serviços de acesso ao clube, grande parte dos associados avaliou positivamente (com notas acima de 7), sendo 91,2% para catracas eletrônicas e 90,1% para acesso biométrico, e que o paineirense aspira por melhorias nos aplicativos e suas funcionalidades. Também identificou-se uma melhora consistente na avaliação da rede wi-fi, quando comparado ao estudo anterior.
Sustentabilidade e solidariedade
A pesquisa avaliou também fatores que vão além da satisfação do associado com estrutura e serviços, englobando o conhecimento do paineirenses sobre as ações institucionais de temas variados. Isso inclui o papel do clube como empresa sustentável e filantrópica.
A pesquisa constatou que os associados que conhecem as ações do Paineiras na preservação do meio ambiente reconhecem que essas iniciativas são importantes ou muito importantes. Entretanto 28,9% afirmam não ter conhecimento sobre as ações, o que representa mais de um quarto dos entrevistados.
A pesquisa indica ainda que as iniciativas de caráter solidário são conhecidas pelos associados entrevistados, e os destaques ficam para as campanhas do agasalho e doações de sangue. O levantamento também aponta que a ação de assistência social com maior engajamento é a campanha do agasalho, com 67,8% de participação dos respondentes.
Além disso, os associados que conhecem o trabalho de assistência social do Paineiras o avaliam como ótimo ou bom. Mais do que isso, vale ressaltar que o nível de conhecimento das ações sociais, em comparação com 2021, está em crescimento, e os associados avaliam que as ações sociais promovidas pelo Paineiras são importantes ou muito importantes.
Comunicação e informações
Os meios de comunicação e o fluxo de informações pelo clube também estiveram em foco na pesquisa. O levantamento aponta que o formato que prevalece para se obter informações do clube ainda são os cartazes, porém há avanço na utilização da tecnologia e meios digitais, como Instagram, painéis eletrônicos e aplicativo. A maioria sente-se satisfeita com o nível de informação oferecido pelo clube.
Outro dado interessante apontado pelo estudo é sobre a Revista Paineiras: a maior parte dos associados tem preferência pelo material impresso, pois já tem o hábito e a praticidade em ter a revista nas mãos e também por gostar do tradicional.
Já o público que acessa a revista em sua versão digital, na maior parte dos casos, dá preferência esse formato motivado pela sustentabilidade, mas também cita a praticidade e facilidade na leitura.
Pensando no futuro
Os entrevistados também responderam questões sobre o que pensam para o futuro do clube. Os associados que participaram da pesquisa afirmaram que investimentos no esporte e maior oferta de vagas nos cursos são prioridades, sendo apontadas por quase 60% dos participantes.
Ainda neste campo, 75,7% estão confiantes que o clube tem adotado as medidas necessárias para se adequar ao futuro. Por fim, segundo os participantes, investir, em capacitação dos colaboradores (51,3%) e na tecnologia (49,4%) são as ações necessárias a serem adotadas hoje, preparando o Paineiras de amanhã.
Recomendação pelo associado
O estudo reservou um campo de recomendação do clube por parte dos associados, no qual o Paieiras é muito bem avaliado por seus frequentadores. Pode-se notar um alto grau de aprovação nos questionamentos sobre a evolução geral da estrutura, probabilidade de recomendação do clube aos amigos e no atendimento às expectativas dos respondentes e seus familiares.
Como conclusão, a pesquisa aponta como notável a satisfação geral com o clube e suas estruturas e dependências, as atividades esportivas, recreativas e formativas, o atendimento ao público, os serviços agregados disponíveis, o cuidado e o zelo com o meio ambiente, as campanhas assistenciais e, principalmente, a preocupação em atender às necessidades dos associados e seus dependentes.
Para o fechamento desse grande levantamento de dados, todas as entrevistas passaram por verificação de consistências para eliminar possíveis incoerências entre as respostas dadas pelos participantes.
A pesquisa é uma ferramenta fundamental para monitorar o resultado das estratégias do clube, bem como embasar o Plano Diretor Estratégico e as ações de curto, médio e longo prazo, elencadas como prioritárias para a instituição. Ouvir o associado e monitorar suas percepções é o melhor caminho para identificar oportunidades de melhoria e crescimento.