Conheça os 15 esportes mais bizarros do mundo

15 esportes mais bizarros do mundo

Os esportes mais bizarros do mundo

No mundo dos esportes, existem algumas modalidades que vão além do comum e nos surpreendem com sua singularidade e excentricidade. Neste texto, vamos explorar os 15 esportes mais bizarros do mundo, que desafiam as convenções e nos levam a questionar o limite da criatividade humana.

Desde competições peculiares até atividades inusitadas, os 15 esportes mais bizarros do mundo nos levam a conhecer um lado totalmente diferente do mundo esportivo, repleto de curiosidades e momentos surpreendentes. Do extravagante ao excêntrico, esses esportes nos mostram que a paixão pelo jogo pode assumir formas verdadeiramente extraordinárias.

Sumário

Quais são os 15 esportes mais bizarros do mundo?

Sim, talvez eles não façam nenhum sentido. Alguns esportes variam de ridículo e confuso a absolutamente assustadores e bizarros! Os esportes mais estranhos já inventados já são curiosos, a começar pelos nomes que carregam:

  1. Pedra Papel Tesoura 
  2. Corrida de Cortador de Grama
  3. Rolagem de Queijo
  4. Pólo com elefantes
  5. Xadrez Boxe
  6. Mergulho na lama
  7. Chutando a canela
  8. Carregamento de esposa
  9. Engomação extrema
  10. Salto de barriga
  11. Concurso de Comedores
  12. Cuspir grilo
  13. Patinação no Limbo
  14. Basquete de Lingerie
  15. Corrida de avestruz

Como são praticados

Se você achou os nomes estranhos e engraçados, alguns deles ainda deixarão você questionando a sanidade daqueles que o inventaram!

Existem centenas de diferentes disciplinas esportivas bizarras praticadas em todo o mundo, a seguir vamos explicar como são praticados os mais intrigantes:

1 - Pedra, Papel, Tesoura

Pedra-Papel-Tesoura, ou simplesmente Jankenpon (como é conhecido no Japão), é um jogo muito popular, inclusive com campeonatos e muito utilizado para resolver pequenos conflitos.

As primeiras referências sobre o jogo datam de 1600 a.C, mais precisamente de uma obra chinesa chamada Wazuzu. Mais tarde, por volta de meados do século XVII, o jogo chegou ao Japão por meio de uma comunidade chinesa em Nagasaki.

No Japão é muito comum encontrar o termo “sansukumi-ken”, que caracteriza o conceito básico do jogo de três elementos de combate entre si. Na tradução livre, ken é jogo de punhos, san é três formas e sukumi é impasse.

O jogo como conhecemos se popularizou apenas no início do século XX com a abertura do Japão para o Ocidente, se difundindo por outros povos e sendo jogado e reconhecido mundo afora.

Pedra, papel e tesoura

2 - Corrida de Cortador de Grama

A ideia por trás da Corrida de Cortador de Grama é simples: os participantes utilizam um cortador de grama enquanto correm em pistas de grama ou até em lama, o que torna o evento com um toque especial. O vencedor é aquele que chega primeiro à linha de chegada.

Embora não haja uma história específica ou origem registrada para esse tipo de corrida, é possível que tenha evoluído como uma maneira divertida de trazer emoção em atividades comuns do dia a dia de maneira caricata e competitiva.

É provável que tenha começado como uma brincadeira entre amigos ou em um contexto informal, e gradualmente se tornou uma atividade recreativa divertida em eventos de lazer ou celebrações.

A Corrida de Cortador de Grama é mais um exemplo de como a imaginação e a criatividade podem transformar uma atividade comum em uma experiência de entretenimento engraçada e alegre.

É uma modalidade esportiva divertida e uma maneira criativa de aproveitar o tempo ao ar livre, além de proporcionar boas risadas para quem está assistindo. É uma corrida bem descontraída que pode ser apreciada entre amigos, família ou até mesmo em eventos comunitários ou competições recreativas.

3 -Rolagem de Queijo

A rolagem de queijo, ou “Cheese Rolling” em inglês, é um evento anual tradicional que ocorre em algumas regiões do Reino Unido. O evento envolve participantes competindo para rolar um queijo redondo e pesado por uma encosta íngreme, enquanto correm atrás dele. Um tanto quanto estranho, não?!

A história exata por trás desse evento é um pouco nebulosa, mas tem suas raízes em tradições locais e rurais que remontam a séculos atrás. Diz-se que o evento pode ter se originado de antigas festividades pagãs ou de celebrações relacionadas à colheita.

A competição geralmente começa com um queijo redondo, tradicionalmente um Double Gloucester, sendo lançado morro abaixo. Os participantes então correm atrás do queijo, tentando alcançá-lo enquanto ele rola rapidamente pela encosta íngreme. 

O objetivo é alcançar o queijo e, se possível, pegá-lo. No entanto, devido à sua velocidade e ao terreno acidentado, é extremamente difícil alcançar o queijo, e a maioria dos competidores acaba rolando pela encosta desordenadamente, o que rende boas gargalhadas ao público.

O primeiro competidor a chegar ao final da colina é considerado o vencedor e, muitas vezes, é premiado com o queijo que rolou.

cheese rolling

4 - Polo com elefantes

Já imaginou um polo tradicional, mas sem cavalos? Sim, e é justamente o polo com elefantes! Este esporte exótico e incomum combina a estratégia e as habilidades do polo com a majestade e a imponência dos elefantes.

Acredita-se que tenha começado na Índia, onde os maharajas e nobres praticavam o esporte como uma forma de entretenimento real. Com o tempo, essa versão única do polo se espalhou para outras partes do mundo e se tornou uma atração um tanto quanto inusitada.

As regras básicas do polo com elefantes são semelhantes ao polo convencional, com equipes competindo para marcar gols ao acertar uma bola de polo em um gol adversário. No entanto, jogar em cima de elefantes adiciona uma dimensão completamente diferente ao jogo, já que os elefantes são animais imponentes, grandes e mais lentos que os cavalos.

O interessante deste jogo é que os jogadores precisam se adaptar à natureza dos elefantes, que são mais lentos e têm movimentos diferentes dos cavalos. 

O tamanho dos elefantes também afeta a dinâmica do jogo, já que os jogadores precisam de uma maior coordenação e comunicação com os elefantes para manobrá-los durante a partida.

Este esporte incomum atrai a atenção não apenas pela peculiaridade de ser disputado montado em elefantes, mas também pela combinação de habilidades necessárias para jogar em uma superfície diferente da usual. É uma experiência única tanto para os jogadores quanto para os espectadores, oferecendo uma mistura única de esporte e aventura animal.

5 - Xadrez boxe

O xadrez boxe, como o próprio nome sugere, é uma fusão de xadrez e boxe que combina estratégia mental com intensidade física.

É um jogo que se alterna entre rounds de xadrez e rounds de boxe, desafiando os participantes tanto mental quanto fisicamente.

A partida funciona assim: alternam-se rodadas de xadrez e boxe. Por exemplo, os jogadores começam com uma partida de xadrez por um tempo determinado (digamos, 3 minutos), e em seguida, entram em um round de boxe de duração similar. A alternância entre xadrez e boxe continua até que um dos jogadores vença por xeque-mate ou por nocaute.

Durante o tempo de xadrez, os jogadores precisam se concentrar na estratégia do jogo, tentando prever os movimentos do oponente e elaborar planos para alcançar o xeque-mate. Depois, eles mudam rapidamente para um round de boxe, onde precisam lidar com o aspecto físico do jogo, como resistência, agilidade e habilidades de luta.

Treinador assistindo atletas jogando Xadrez Boxe

6 - Mergulho na lama

O mergulho na lama talvez não seja exatamente um esporte, pois muitas vezes é tratado como uma brincadeira ou atividade recreativa onde os participantes se divertem ao mergulhar ou se revirar em lama ou barro.

Geralmente ocorre em eventos festivos ao ar livre, como festivais de música, eventos de acampamento, ou mesmo atividades de team building em algumas situações. Apesar de não ser um esporte competitivo, como dissemos, por vezes podem ocorrer competições mais informais para declarar um vencedor que ganhará um prêmio, como forma de incentivo e lembrança daquela ocasião especial.

Pessoas mergulhando na lama

7 - Chutando a canela

A ideia básica aqui é de duas pessoas desafiando-se a se chutar levemente na canela, geralmente alternando os chutes, até que uma delas desista devido à dor.

Mesmo podendo  causar machucados, contusões e até mesmo lesões mais graves, algumas pessoas costumam organizar mini torneios para encontrar o participante mais resistente.

É importante ressaltar, novamente, que isso pode causar dor e lesões, portanto não é recomendado e não deve ser incentivado.

8 - Carregamento de esposa

Trata-se de um esporte no qual competidores do sexo masculino correm carregando suas esposas. É originário da Finlândia, com eventos que ocorrem desde 1992.

As regras básicas do transporte de esposa variam, mas geralmente incluem o homem carregando-a em suas costas, seja em estilo de “cavalinho” (com a esposa de cabeça para baixo nas costas do homem) ou estilo estoniano (a esposa de frente para as costas do homem).

O percurso costuma ter obstáculos, como troncos, valas de água ou terreno irregular, e o objetivo é completar o percurso no menor tempo possível.

Além do aspecto físico do esporte, o carregamento de esposa tem um toque de humor e entretenimento, com competições muitas vezes apresentando trajes peculiares ou temas divertidos. Há também um elemento de trabalho em equipe e estratégia, já que a esposa deve se segurar firme enquanto o marido navega pelo percurso.

9 - Engomação extrema

A engomação extrema foi inventada em 1997 por Phil Shaw. O esporte basicamente envolve fazer a tarefa mais chata do mundo: passar roupa em um local remoto ou perigoso.

Aqueles que participam da competição são chamados de ironistas e passam seu tempo livre arrastando suas tábuas de engomar e ferros ao redor do mundo, enquanto seu parceiro amoroso carrega uma câmera em uma tentativa de capturar sua façanha ousada de engomar.

Alguns dos melhores ironistas foram fotografados pressionando suas roupas em uma montanha, em uma cachoeira, debaixo d’água, na rodovia, em caminhadas, escaladas (secas e na neve), em cima de uma vaca ou mesmo amarrado às costas de um Novo Táxi amarelo da cidade de York.

10 - Salto de barriga

Salto de barriga é um esporte de origem norueguesa, onde é explorado o medo normal que se sente quando se mergulha como um objetivo a ser ultrapassado.

Funciona assim: os competidores precisam pular de uma altura de 10 metros com seus corpos o mais esticados possível, se enrolam como uma bola imediatamente antes de bater na água. Os saltos mais incríveis ganham a competição.

11 - Concurso de comedores

Trata-se de uma competição na qual os participantes se desafiam para ver quem consegue comer a maior quantidade de comida em um determinado período de tempo.

Geralmente esses concursos envolvem alimentos específicos, como cachorros-quentes, hambúrgueres, asas de frango, tortas ou qualquer outro tipo de comida que possa ser facilmente contada e consumida rapidamente.

Esse tipo de competição pode ser realizado como entretenimento em eventos de festivais, feiras, programas de televisão ou como um desafio entre amigos.

Geralmente, há um limite de tempo estabelecido e regras específicas para determinar o vencedor com base na quantidade de comida consumida.

Os competidores são muitas vezes avaliados não apenas pela quantidade de comida ingerida, mas também pela técnica utilizada para comer rapidamente. Existem estratégias e métodos que alguns competidores utilizam para consumir mais comida em menos tempo, como a imersão de pães em água para facilitar a deglutição.

eat contest

12 - Cuspir grilo

Esse esporte “delicioso” foi desenvolvido em 1996 pelo entomologista Tom Turpin, na Purdue University, em West Lafayette, Indiana.

Cuspir grilo é um esporte em que os competidores colocam um grilo morto na boca…cospem o mais longe que podem. Vence o competidor com maior destreza e força para cuspir o grilo o mais longe possível.

13 - Patinação no limbo

A patinação no limbo é uma variação da patinação tradicional em que os participantes devem se mover sob obstáculos sem tocá-los.

O objetivo é manter a estabilidade e a velocidade enquanto se inclinam para trás o suficiente para passar sob a barra sem tocá-la.

É uma atividade divertida que combina habilidade de patinação com agilidade e flexibilidade. No entanto, é importante praticar com segurança para evitar quedas ou lesões, especialmente ao tentar patinar em uma posição mais inclinada e desafiadora.

Este tipo de jogo ou atividade é mais comum em eventos de patinação em rink ou em encontros recreativos onde os participantes estão dispostos a experimentar desafios divertidos enquanto aprimoram suas habilidades de patinação.

14 - Basquete de lingerie

É um jogo de basquete comum, só que usando lingerie… o que acaba criando alguns problemas de uniforme, como mostrar um pouco mais do corpo do que estava esperando ou ter problemas para realizar certos movimentos pelo incômodo do vestuário. O objetivo aqui são os pontos e as risadas, mas o duro é saber qual deles tem maior importância.

15 - Corrida de avestruz

A corrida de avestruz é um evento que, em algumas regiões, é realizado como uma atração turística ou espetáculo em que avestruzes treinados são montados ou conduzidos por competidores em uma corrida.

É um atrativo e tanto, visto que os avestruzes são aves grandes e rápidas, sendo capazes de correr em alta velocidade, o que pode tornar a corrida uma experiência emocionante para os participantes e espectadores.

É importante mencionar que a corrida de avestruz pode envolver riscos, tanto para os animais quanto para os participantes, e deve ser realizada com o devido cuidado e consideração ao bem-estar dos animais.

Avestruz

Existem competições?

Sim, muitos desses esportes fazem parte cultural da região onde foram criados, e são atração principal em festivais, comemorações e até olimpíadas! Alguns deles são:

Rolagem de Queijo

Realizado anualmente em Cooper’s Hill, perto de Gloucester, Inglaterra, o Cheese Rolling é um dos costumes mais antigos e bizarros que sobreviveram no Reino Unido.

Este evento esportivo já dura centenas de anos, alguns dizem que tem suas raízes nos tempos pré-romanos. Agora um evento mundialmente famoso, o concurso também é notório por quantas pessoas ficaram gravemente feridas nele.

Hóquei subaquático

Também conhecido como “Octopush”, o Hóquei Subaquático é um esporte de contato limitado inventado pela Marinha Britânica nos anos 50. Foi criado para manter seus mergulhadores em forma e melhorar sua capacidade de se mover e trabalhar eficientemente sob a água. O jogo chegou à Austrália logo depois, evoluiu para um esporte dinâmico, jogado em mais de 20 países.

Concurso de Comedores

Não que seja um esporte, propriamente dito, mas existe até uma federação organizada. As categorias são as mais variadas, como melancias, ostras, cheesecake, lagostas, ovos cozidos, carne de porco com feijão, cérebros de vaca, manteiga, cachorros quentes, macarrão com chili e maionese. Existem vários recordistas, e há várias competições pelo mundo todo!

Pólo com elefantes

Esse curioso esporte que envolve o polo e elefantes é muito praticado pelo mundo, principalmente na Tailândia. Como funciona o esporte? As regras são as mesmas do pólo convencional, mas ao invés de cavalos são utilizados elefantes.

Surgiu por volta do século XX por ingleses que viviam na Índia. Hoje há um campeonato mundial disputado na Tailândia e a renda obtida com patrocínio e público é voltada à proteção dos elefantes. Outro esporte parecido é o Pólo com cabras.

Ufa, um esporte mais curioso e bizarro que o outro, não acha? Se imaginou em algum dos 15 esportes mais bizarros do mundo?

Vamos ficar com os esportes mais tradicionais? Vem pro Clube Paineiras do Morumby e encontre o melhor ambiente para se exercitar

O Clube Paineiras do Morumby foi criado e se desenvolveu com base em um conceito de oferecer aos seus associados o que há de melhor e mais moderno em termos de atividades esportiva, de lazer e culturais, seja no encontro entre amigos, em suas atividades sociais ou no oferecimento de cursos e campeonatos nacionais, internacionais e interclubes das mais variadas práticas esportivas. O clube apoia diversas modalidades, tais como:

  • Beach tennis;
  • Bocha;
  • Boxe;
  • Canoagem e Remo;
  • Condicionamento Físico Gold;
  • Crossfit LPO;
  • Futebol de veteranos;
  • Futsal;
  • Futevôlei;
  • Ginástica e Fitness;
  • Jiu Jitsu;
  • Peteca;
  • Pilates;
  • SCORD (Grupo de Corridas);
  • Skate;
  • Squash;
  • Stand Up Paddle;
  • Tênis;
  • Tênis de mesa;
  • Treinamento funcional;
  • Vôlei de areia;
  • Voleibol master e muito mais.

 

Quer praticar e aprender o melhor dos esportes tradicionais? Entre em contato na nossa central e venha fazer parte do clube Paineiras do Morumby.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *