Krav Maga: Aprenda a se defender com eficiência e confiança

krav-maga

Krav Maga: Aprenda a se defender com eficiência e confiança

Krav magá é uma técnica destinada à defesa pessoal criada por Imi Lichtenfeld, um instrutor de luta livre grego-romana. Trata-se de uma modalidade elaborada para qualquer pessoa que tenha a vontade de enfrentar um agressor em diferentes tipos de situação de perigo.

Atualmente a técnica serve não só para civis, como em treinamentos especializados de militares, policiais e seguranças privados. Confira abaixo um raio-x sobre essa modalidade.

índice

O que é a luta de Krav magá?

O maior objetivo da modalidade é ensinar técnicas de sobrevivência ao aluno, capacitando-o a lidar com situações de perigo com o máximo de segurança e eficiência. Nesse contexto, as técnicas desenvolvidas foram criadas com base nos movimentos naturais do ser humano. As aulas simulam situações de ataques, desde os mais simples até os mais complexos.

Mulher aplicando golpe de krav magá

Quais são as principais características do Krav Maga?

As principais características da modalidade estão nos movimentos curtos e objetivos, principalmente os que podem ser executados por qualquer pessoa em defesa própria, tendo o próprio corpo como arma.

A meta dos treinamentos é capacitar o aluno a impedir uma agressão, independentemente da posição da vítima (em pé, sentada ou deitada) e da direção ou número de agressores. 

O Krav magá civil possui um sistema de graduação por cores de faixas:

  • Branca (6 meses)
  • Amarela (12 meses)
  • Laranja (18 meses)
  • Verde (18 meses)
  • Azul (24 meses)
  • Marrom (24 meses)

 

A faixa preta se divide nos seguintes Dans:

  • Faixa preta 1º DAN
  • Faixa preta 2º DAN
  • Faixa preta 3º DAN
  • Faixa preta 4º DAN
  • Faixa preta 5º DAN
  • Faixa preta e vermelha 6º DAN
  • Faixa preta e vermelha 7º DAN
  • Faixa preta e vermelha 8º DAN
  • Faixa preta e vermelha 9º DAN
  • Faixa preta e vermelha 10º DAN.

 

A faixa vermelha 10º DAN seria um título que caberia a quem fosse nomeado o sucessor do criador do krav magá. Antes de seu falecimento não houve nomeação de um sucessor.

História do Krav magá

Surgido no início da década de 1940, Imi Lichtenfeld foi um grande desenvolvedor e idealizador da modalidade. Nascido em Budapeste em 1910 e criado em Bratislava, capital da Eslováquia, Lichtenfeld tornou-se líder de grupos de resistência em Bratislava após o crescimento do fascismo e do nazismo na década de 1930. Ele enfrentava os radicais quase diariamente. Em 1940, conseguiu ingressar na última embarcação que escapou dos nazistas em Bratislava.

Com a criação do Estado de Israel, Lichtenfeld mudou-se para o país e se tornou instrutor chefe de preparo físico e krav magá das Forças de Defesa de Israel. 

Até 1964, o krav magá não era aberto para o público em geral e por isso o chamavam de “a arma secreta israelense”. Porém, após começar a ser ensinado em outros lugares, a modalidade passou a ser utilizada em diversos exércitos do mundo, mais tarde tornando-se uma técnica aprendida também por civis por todo o mundo.

krav maga 2

Quais as vantagens do Krav magá?

As vantagens de quem opta por aprender as técnicas do krav magá, além de desenvolver métodos de defesa pessoal e proteção contra diferentes tipos de ataques e perigos, está em benefícios como:

Autoconfiança: ao trabalhar a questão da defesa pessoal, o krav magá também estimula a confiança da pessoa em si mesma.

Ajuda a emagrecer: as aulas de krav magá exigem um forte trabalho aeróbico e de força, por isso podem queimar até 800 calorias e assim contribuem para a perda de peso.

Aliada do coração e do pulmão: O krav magá estimula os sistemas cardiovascular e pulmonar por envolver muitas atividades aeróbicas.

Melhora a coordenação motora: outro ponto positivo do krav magá é que ele estimula a coordenação motora por meio de seus diversos golpes.

Melhora os sentidos: uma das primeiras coisas que a pessoa melhora ao realizar o krav magá é o aumento da visão periférica e capacidade de perceber coisas que os outros geralmente não notam.

Quais são as regras do krav magá?

É uma modalidade que não possui regras, já que parte do princípio que o aluno pode realizar qualquer coisa para sair são e salvo de determinada situação.

O krav magá também não conta com equipamentos específicos, isto porque a ideia é que o aluno aprenda a se defender utilizando qualquer coisa à sua volta, como vasos de plantas, garrafas, cadeiras, entre outros. O que esta técnica irá ensinar é como utilizar estes objetos de forma mais eficaz para se proteger.

krav maga 1

E aí, gostou de saber mais sobre o Krav-Maga? Deixe um comentário.

Embora não tenhamos no Clube o Krav-Maga ou outras artes de defesa pessoal, temos uma variedade de outras lutas que certamente atenderão às suas necessidades. São o Judô (SEFFE E SAT), e Karatê (SEFFE E SAT). Não perca tempo, junte-se a nós hoje!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *