Campeonato Paulista Interclubes 2022

Campeonato Paulista Interclubes 2022 - Conheça a Competição

O Campeonato Paulista Interclubes 2022 já está com tudo e é, sem dúvidas, um dos mais importantes campeonatos de futebol infantil e infanto-juvenil do Brasil e do mundo, revelando nomes importantes do esporte ao longo de mais de 30 anos de história.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco da tradição desse campeonato, sua história, forma de disputa e como é possível disputá-lo pelo Clube Paineiras do Morumby. Confere:

Sumário

O que é o Campeonato Paulista Interclubes?

futebol 1

O Campeonato Paulista Interclubes é uma das competições mais tradicionais do futebol, disputada por clubes e entidades da grande São Paulo.

O Campeonato ocorre desde o final da década de 70, e é considerado uma das competições anuais mais importantes do futebol para associados de 8 a 18 anos dos principais clubes da cidade.

O torneio tem como característica fundamental propiciar aos associados dos clubes participantes uma competição saudável e com respeito ao interesse esportivo, seja pelo atletas, familiares e profissionais envolvidos, lotando as arquibancadas das entidades que prestigiam seus filhos e amigos nos jogos disputados.

O torneio busca, ano após ano, renovar seus conceitos e ideias, melhorando a organização e trazendo satisfação ao interesse dos associados dos clubes participantes.

Para se ter uma ideia, além do Clube Paineiras do Morumby, clubes importantes como o Pinheiros, São Paulo, AABB, Ipê historicamente estão presentes nos jogos.

Ao final de cada ano, uma grande cerimônia de encerramento é realizada, premiando os destaques de cada clube, motivando cada vez mais as crianças e adolescentes participantes, criando novos laços de amizade e concretizando o projeto esportivo.

Nomes importantes revelados no Campeonato Paulista Interclubes

Ao longo dos últimos 30 anos, muitas revelações surgiram no Interclubes, tornando-se destaques no cenário nacional e mundial. Dentre alguns importantes no cenário nacional e internacional é possível citar o Kaká, que jogou pelo Alphaville Tênis Clube e São Paulo FC (considerado o melhor jogador do mundo em 2007), o jogador e técnico Muricy Ramalho, que iniciou sua trajetória no Alphaville Tênis Clube e o ex-jogador e atualmente comentarista Caio Ribeiro, que deu seus primeiros passos pelo São Paulo FC.

Muitos outros nomes também já se destacaram no torneio, mostrando o alto nível da competição e aos grandes clubes que atuam no campeonato, elevando os jogos tecnicamente, em sua rivalidade histórica entre clubes e na disputa acirrada para ver quem se consagra o grande campeão.

História do Campeonato Paulista Interclubes

A história do Campeonato Paulista Interclubes se inicia em meados de 1978, quando um grupo de pais do Esporte Clube Pinheiros, entre eles Sérgio Vergueiro, Antônio Rudge, Guilherme Rogê Ferreira e José Maria A. P. Netto, buscaram um maior espaço para a prática do futebol infantil aos sábados, naquela época quase que exclusivamente praticado apenas pelos adultos.

Após muita insistência e negociação, conseguiram convencer a diretoria do clube a ceder o campo de futebol durante as manhãs e tardes de sábado para a realização de campeonatos internos menores.

A atitude foi muito positiva, atraindo muitos garotos que tinham interesse na prática do futebol. Para se ter uma ideia, no ano seguinte um número aproximado de 800 novos associados se inscreveram. Com esses números, se constatou a necessidade de aproveitar melhor o s atletas de cada categoria para disputas externas com outras agremiações.

Em agosto de 1979 iniciou-se um movimento para organizar o 1º Torneio Interclubes de Futebol, realizado entre 23 de Setembro e 28 de Outubro de 1979, nas categorias até então denominadas Fraldinha, Dentinho e Dente.

O próprio E.C. Pinheiros organizou o torneio, convidados clubes como Ipê Clube, E.C. Sírio, C.A. Monte Líbano, C.A. Indiano, Círculo Macabi, Metal Leve e Aramaçan. Apenas participaram o Pinheiros, Ipê, Sírio e Monte Líbano, realizando um quadrangular.

No ano seguinte foi possível realizar um hexagonal com a inclusão do Paulistano e Indiano, já em 1981 chegando a 8 participantes e 5 categorias Mini Fralda, Fralda, Dentinho, Dente e Dentão.

Ao longo dos anos, o torneio foi se estruturando, criando estatuto em cartório, realizando inúmeros campeonatos com participação de 17 clubes, finais em estádios oficiais (como Morumbi e Pacaembu), possuindo cadastro de aproximadamente 18 mil atletas, entre eles alguns que vestiram camisas de clubes como São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras.

Atualmente o torneio é disputado nas categorias sub 9, sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17.

futebol seffe

Participe do Campeonato Paulista Interclubes pelo Clube Paineiras do Morumby

O Clube possui uma área formativa que é responsável por mais de 3000 alunos nas mais variadas modalidades e horários. São dois setores distintos:

1 – SEFFE (Setor de Educação Física e Formação Esportiva): responsável por atender aos associados de 1 a 12 anos de idade, focado no desenvolvimento motor, psico-afetivo e social, despertando nas crianças o interesse pela prática esportiva.

2 – SAT (Setor de Aperfeiçoamento Técnico): atende associados a partir dos 12 anos, propiciando a continuidade da prática esportiva. 

Quando o aluno apresenta potencial esportivo, o clube os aproveita em equipes competitivas do Paineiras ou, quando não existir, para outros clubes. O SAT busca manter crianças e jovens com o interesse no esporte, realizando diversas atividades coordenadas, como competições e amistosos, para que eles possam continuar colhendo os frutos da prática do esporte em suas vidas.

Mais recentemente, o clube firmou parceria com a Barça Academy, uma escola de futebol formativo destinada a garotas e garotos com idades entre 6 e 18 anos.

Seguindo a patenteada e vitoriosa metodologia de treinamento das equipes do clube espanhol, os treinamentos consistem em uma série de exercícios progressivos e adequados a cada etapa ou nível de formação.

Além das aulas já conhecidas, os associados têm a oportunidade de vivenciar o esporte sob a supervisão de profissionais altamente qualificados vindos diretamente do Barcelona.

futsal seffe 2

Traga sua família para o Paineiras

O Clube Paineiras do Morumby é reconhecido pela organização e estrutura que oferece aos seus associados, integrante assíduo dos principais torneios interclubes, nacionais e internacionais, como o Campeonato Paulista Interclubes 2022, também nas mais variadas modalidades, com diversos atletas Olímpicos. Faça parte da família Paineiras, será um prazer recebê-lo!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil