Ceia de Natal

ceia de natal

Ceia de Natal

O que seria do Natal sem uma Ceia de Natal para marcar a ocasião e compartilhar momentos preciosos com os entes queridos?

A comida traz as pessoas para a mesa e ajuda a formar uma experiência de união. Refeições tradicionais de uma Ceia de Natal como o peru, por exemplo, são preparadas nesse dia devido ao seu significado e ao significado histórico da comida específica.

Neste Natal, você provavelmente olhará para o seu jantar com outros olhos, porque estamos prestes a revelar a interessante história das refeições tradicionais consumidas ao redor do mundo neste dia especial.

Sumário

As origens da tradicional Ceia de Natal

Vamos dar uma olhada nas tradições de diferentes partes do mundo mais a frente, mas, por enquanto, vamos examinar alguns dos componentes clássicos mais proeminentes da mesa de Natal brasileira e como eles se estabeleceram ao longo da história.

O Peru de Natal

O peru de Natal é o primeiro que precisamos dissecar (literalmente em 25 de dezembro e figurativamente agora).

A rainha Vitória da Inglaterra é aquela a quem essa tradição é atribuída.

Antes de seu reinado, as pessoas costumavam comer vários tipos de carne em 25 de dezembro. Algumas das escolhas comuns incluíam carne bovina, coelho e até ganso. A rainha Vitória, no entanto, era conhecida por apreciar a tenra carne de peru. Suas preferências deram início a uma moda que rapidamente se tornou uma tradição capaz de transcender o tempo.

Com o tempo, as fazendas de perus se tornaram muito mais comuns e o preço da carne caiu. Este fato econômico também contribuiu para a popularização do peru. Ainda hoje, o peru é uma das proteínas mais comuns a serem servidas na mesa de Natal em várias partes do mundo.

peru de natal
batatas assadas

Batatas assadas

Batatas assadas são outro prato histórico de Natal.

A batata originou-se na América do Sul. Enquanto os europeus navegavam pelo mundo, eles traziam as batatas de volta ao Velho Continente. Por ser fácil de cultivar e bastante abundante, a batata rapidamente se transformou no alimento favorito dos pobres.

A Rainha Vitória é mais uma vez a pessoa que adicionou a humilde batata ao menu de Natal. Na época, no entanto, batatas assadas não eram a norma. A realeza preferia um purê de batata – uma escolha que apreciamos até hoje tanto quanto batatas assadas.

Rabanada

As rabanadas são tradicionais nas Ceias de Natal do Brasil, elas são fatias grossas de pão que são mergulhadas ao leite, então passadas em ovos batidos, fritas no óleo, e finalizadas com açúcar e canela. Há outras versões mais elaboradas servidas com frutas vermelhas, vinho do Porto ou creme inglês.

Esse doce também é chamado comumente de fatia de parida ou fatia dourada. Fatia de parida vem de uma lenda que o doce incentivava a produção de leite materno em mulheres grávidas. Mas é só uma lenda hein.

E o costume de comer rabanada no Natal, de onde veio? Falam que veio para aproveitar o pão  amanhecido, que representa o corpo de cristo para os católicos. Os portugueses foram quem trouxeram a rabanada para o Brasil, mas é possível encontrar variações no mundo todo. Na Inglaterra é chamada de “Eggy Bread”, nos EUA de “Frech Toast”, na França de “Pain Perdu”.

rabanada

Outras receitas

Outros pratos comuns encontrados na ceia de natal brasileira são o leitão, arroz, farofa, saladas tropicais, fios de ovos e salpicão. E as frutas secas, as nozes, as castanhas e o panetone que são de origem italiana.

ceia de natal 1

Comidas de Natal ao redor do mundo

As receitas do Reino Unido e dos EUA não são as únicas tradições culinárias de Natal sobre as quais falaremos.

Muitos países têm suas refeições comemorativas especiais. Em alguns casos, esses pratos são preparados apenas durante os feriados de dezembro.

O Buche de Noel da França é provavelmente uma das sobremesas de Natal mais interessantes. Ele representa o Yule Log – um tronco que era trazido para a casa no Natal e queimado ao longo da noite. Enquanto a queima real do Yule Log já está ultrapassada e ninguém pratica a tradição, a preparação do delicioso Buche de Noel continua (felizmente!).

Normalmente, esta sobremesa é feita de pão de ló enrolado e creme de manteiga de chocolate para se assemelhar à cor e textura reais da madeira.

No Japão, o frango frito é a norma em termos de celebração do Natal. O KFC fica tão popular nesse dia especial que muitos precisam fazer seus pedidos com antecedência. A razão? O KFC deu uma festa de Natal na década de 1970 e seu balde do feriado se tornou tão popular através do marketing que a tradição permaneceu.

Quando se trata de comidas e tradições de Natal, no entanto, nada é mais clássico do que a deliciosa bengala de doces. Então, qual é exatamente a história desse doce?

Alguns séculos atrás, o açúcar era tão caro que foi guardado como um presente especial para ocasiões como Natal e Páscoa. Doces duros na forma retangular também eram usados como remédios. Os confeiteiros, no entanto, reconheceram sua popularidade e logo, tentações açucaradas, como as bengalas de doces, tornaram-se um aperitivo especial do feriado.

As bengalas de doces em si são um tanto misteriosas. De acordo com uma das lendas, um mestre de coro alemão fez as primeiras bengalas de doces para manter as crianças quietas e felizes durante um longo serviço na igreja. A gente acredita que a abordagem funcionou!

Há tantas outras tradições culinárias espetaculares para menus de Natal em todo o mundo. Nas Filipinas, um porco assado é preparado para esta ocasião especial. Na Bulgária, as pessoas comem apenas alimentos de origem vegetal na véspera de Natal antes de uma grande festa no dia de Natal. Em Israel, as pessoas gostam de latkes (panquecas de batata frita), na Alemanha, um ganso de Natal é preparado em vez do peru.

O México recebe o feriado com bacalhau (bacalhau salgado) e na Suécia as pessoas fazem os tradicionais pães de açafrão.

A comida sempre teve um significado ritualístico e carrega uma tonelada de simbolismo. Quando você se sentar para saborear a comida no seu almoço de Natal deste ano, pense em tudo que está na mesa e saiba que há uma razão pela qual a refeição específica está sendo feita.

Depois de aproveitar a Ceia de Natal e as festividades do encerramento do ano, que tal começar o ano que vem de forma diferente? Seja um associado e aproveite tudo que o Clube Paineiras do Morumby tem a  oferecer!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *