Clubes no Morumbi

Clubes no Morumbi

Clubes no Morumbi - Conheça 3 Importantes na Região

A região do Morumbi abrange um complexo de mais de onze bairros que, juntos, estão muito próximos das principais atividades do local, além de estar muito bem localizada no acesso às principais vias da capital, como as avenidas Giovanni Gronchi, Hebe Camargo, Marginal Pinheiro, avenida Morumbi e outros. Neste artigo, vamos conhecer alguns dos principais clubes do Morumbi, e quais atrações eles oferecem para seus associados.

Sumário

Os principais clubes do Morumbi

É fato, por muito tempo o bairro do Morumbi ficou reconhecido como um local meio distante das grandes atrações da cidade, com um acesso não muito fácil e sem muitas opções de lazer. Entretanto, existem pelo menos 3 clubes muito bem reconhecidos de São Paulo que estão no local, e que merecem ser destacados nesse conteúdo. Vamos lá!

1 - Jockey Club de São Paulo

jockeyclub 2

O Jockey Club de São Paulo pode ser considerado uma parte importante da história da própria cidade. Sua fundação, em 14 de março de 1875, com o nome de club de Corridas Paulistano, caminha junto com o crescimento do próprio bairro, e em consequência da própria cidade de São Paulo.

O jovem Raphael Paes de Barros, filho do Barão de Itú e neto do Barão de Iguape, um dos fundadores do Jockey Club, voltou da Inglaterra engajado em duas grandes iniciativas: primeiro na luta pela libertação dos escravos e também um apaixonado pelas corridas de cavalo, esporte que tinha muito apelo na Inglaterra.

O Hipódromo como conhecemos hoje, na Cidade Jardim, foi inaugurado em 1941, pelo então prefeito e presidente do Jockey Club, Fábio Prado. A curiosidade é que inicialmente existia uma determinação para que o novo hipódromo fosse instalado no Ibirapuera, mas quis o destino que o crescimento e valorização do bairro do Morumbi atraísse a instalação para o local.

O fato é que a Companhia City, que participava ativamente do processo de expansão de São Paulo, buscava uma maior valorização do espaço, e foi assim que o Jockey Club se colocou como um pilar importante para a expansão da cidade no bairro.

Atualmente o local abriga cerca de 800 animais da raça puro-sangue Inglês, que formam o contingente para os programas de corridas da Cidade Jardim, formadas por 10 páreos cada, reforçadas com cavalos vindos de Tarumã (PR), Gávea (RJ) e Cristal (RS).

A estrutura de corridas conta com quatro pistas, sendo que as raias de grama, com 2.119 metros, e de areia, com 1.993 metros de volta fechadas, que são utilizadas para corridas oficiais.

Além de promover esse encontro com a natureza e o contato com os animais, os associados podem desfrutar de várias áreas comuns do clube, realizar cursos e participar de atividades esportivas como beach tênis, vôlei de areia, futebol society e muito mais.

Além disso, o Jockey conta com um amplo estacionamento, e oferece gratuitamente ao público uma extensa área verde, com conforto, segurança e atrações para as crianças, como o conhecido passeio de pôneis e o playground. Além disso, três restaurantes consagrados atendem aos frequentadores: Cena Jockey, Iulia Gastronomia & Eventos e Ferra Jockey.

2 - São Paulo FC

morumbi

Fundado em 25 de Janeiro de 1930 e mercado por suas histórias de superação, como a refundação do clube em 1935 ou dos tempos de vacas magras no período de construção do estádio do Morumbi, o São Paulo FC possui um clube bem frequentado e tem um histórico respeitável, seja no oferecimento de entretenimento aos seus associados como em sua participação na formação de jovens em diferentes modalidades esportivas.

O clube conta hoje com uma estrutura que recebe atividades como atletismo, basquete, beach tennis, biribol, boxe, capoeira, carteado, área fitness, futebol social, futevôlei, futsal, ginástica, golfe, handebol, jiu-jitsu, judo, kickboxing, natação, patinação, sinuca, society, tênis, tênis de mesa, vôlei e muito mais.

Na área recreativa e de eventos, o clube também conta com festas comemorativas, eventos diversos, karaokê e muito mais.

O estádio do Morumbi também é um atrativo para os sócios. Projetado em 1952 pelo arquiteto Vilanova Artigas, o estádio do Morumbi atualmente é tombado como patrimônio histórico. Sua imponência é bem evidente para quem passa pelos arredores, localizado em um cruzamento de rotas bem movimentadas, mas é ainda mais para quem gosta de futebol. O local conta com diversas instalações como bar, lojas, livraria, restaurante, academia e até um estúdio musical.

O Morumbi é conhecido por ser palco dos jogos do São Paulo Futebol Clube, mas também abriga diversos eventos e shows, nacionais e internacionais. Ali já se apresentaram Madonna, Michael Jackson, Paul McCartney, Queen, U2 e outros.

3 - Clube Paineiras do Morumby

Clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras também faz parte da história do bairro do Morumbi e da própria cidade de São Paulo, oferecendo uma variedade enorme de atividades para seus associados, com instalações modernas em um complexo esportivo completo, além de diversas instalações para eventos e atividades socioculturais.

Fundado em 1960, o clube é um oásis de tranquilidade e segurança em meio ao caos urbano, um verdadeiro símbolo da cidade, reconhecido por sua arquitetura exuberante e na formação de atletas de alta performance nas mais diversas modalidades, com reconhecimento internacional.

O Clube Paineiras do Morumby possui mais de 60 anos de tradição no oferecimento das mais variadas atividades de lazer, na formação de crianças e adolescentes, tanto no ensino das mais variadas práticas esportivas como na realização de torneios esportivos. 

Para se ter uma ideia do investimento em infraestrutura para alcançar essa excelência, o complexo esportivo do Clube Paineiras, por exemplo, é composto por:

  • 7 piscinas aquecidas, sendo uma delas olímpica;
  • 1 piscina kids;
  • 5 piscinas sociais; 
  • 2 quadras de peteca; 
  • 4 quadras de areia;
  • 15 quadras de tênis; 
  • 3 ginásios; 
  • pista de skate; 
  • pista de atletismo; 
  • 1 campo de futebol com medidas oficiais;
  • 1 campo de society;
  • fitness completo; 
  • sala de levantamento de peso olímpico;
  • cancha de bocha; 
  • Além de diversas salas para atividades específicas como pilates, boxe, yoga e outras.

 

O clube também investe na área educativa e cultural, sendo um dos mais reconhecidos em sua área social dentre os clubes do Morumbi, mantendo uma estrutura que também comporta sala de leitura, cineteatro, biblioteca e um complexo com 13 salas para abrigar os milhares de alunos dos cursos do departamento sociocultural e diversas atividades de lazer que promove durante o ano.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil