Copa do Mundo 2022 – Está chegando!

Copa do Mundo 2022

Copa do Mundo 2022 - Fique Por Dentro de Tudo

Quanto tempo falta para a Copa do Mundo 2022 no Qatar?

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Como bons brasileiros, adoramos Futebol. Se você também é um dos milhares de fanáticos por futebol espalhados pelo mundo, certamente está contando os dias para o início da Copa do Mundo de 2022.

Para te ajudar a organizar sua vida e não perder um jogo da Copa do Mundo de 2022, o Clube Paineiras preparou um resumo sobre as principais informações sobre o evento, desde as seleções e grupos formados, o horário dos jogos, quando o Brasil vai jogar, os estádios e muito mais. Confira:

Onde vai ser a Copa do Mundo de 2022?

A Copa do Mundo de 2022 será realizada no Qatar e, pela primeira vez em muito tempo, não será disputada nos meses de Junho e Julho. Sim, devido ao forte calor do país, a FIFA optou por realizar o torneio nos meses de Novembro e Dezembro, quando a temperatura é mais amena.

Mas não pense que o calor não estará presente, pois apesar da mudança de data, a maioria dos estádios estarão climatizados, tamanha a preocupação com o calor nos locais dos jogos.

Por falar nos locais dos jogos, uma das características diferentes dessa Copa em relação às duas anteriores é a distância. Sim, se na Rússia e no Brasil as dimensões continentais dos dois países faziam os deslocamentos serem enormes de um local ao outro, no Qatar os jogos ficarão concentrados em um raio de 50 km da capital, Doha.

qatar

Sumário

Quais são os estádios da Copa do Mundo de 2022?

O Qatar está realizando um dos maiores projetos de construção a fim de preparar o país para sediar o evento. Além dos sete novos estádios construídos para o torneio, o país investiu pesado na reforma e modernização de alguns estádios e locais.

Como falamos, os estádios contam com uma tecnologia moderna de controle de temperatura a fim de combater o calor escaldantes do verão, que facilmente poderão passar dos 40ºC.

Os oito estádios da Copa do Mundo de 2022 serão

1 - Estádio Internacional Khalifa:

O estádio Internacional Khalifa foi o único não construído do zero, sendo a arena mais famosa do país. Inaugurado em 1976, o local é praticamente uma relíquia do Qatar. Após uma grande reforma, o estádio agora conta com capacidade para 40.000 torcedores e receberá os jogos das quartas de final do torneio.

Doha, Qatar - 1 de outubro de 2019: Estádio Internacional Khalifa iluminado colorido em Doha à noite, Qatar, Oriente Médio contra o céu escuro e claro

O estádio está localizado no coração da Aspire Zone de Doha, uma área de desenvolvimento tecnológico e inovação que também servirá como ponto de encontro de torcedores durante o evento. Além da alta tecnologia, a modernidade do estádio também chama a atenção com sua estrutura externa em forma de arco duplo.

2 - Estádio Al-Bayt:

O Al-Bayt está localizado na cidade Al-Khor e vai receber as semifinais da Copa do Mundo do Qatar. O local tem um design impressionante que lembra as tendas utilizadas pelo povo beduíno (um grupo nômade que vive pelo mundo árabe há séculos).

Estadio Al Bayt - Qatar 2022

A 60 km de Doha, o estádio conta com capacidade para 60.000 espectadores e ficará em um complexo amplo, com várias atividades como shopping center, hospital e muito mais.

3 - Estádio Al-Janoub:

O estádio Al-Janoub foi projetado pela falecida e renomada arquiteta Dame Zaha Hadid no estilo curvo (sua marca registrada). O local foi inspirado nos cascos dos barcos de pesca de pérolas que atuavam na Península Arábica.

O estádio está localizado na cidade de Al-Wakrah, a apenas 20 km de Doha, e possui capacidade aproximada para 40.000 espectadores.

Copa do Mundo 2022 - Estadio Al Janoub

4 - Estádio Education City:

O estádio Education City é uma arena de 40.000 lugares e receberá partidas até a fase de quartas de final. O local ganhou esse nome por sua localização, dentro do campus da principal universidade do Qatar. 

A apenas 7 km de Doha, o estádio terá fácil acesso para torcedores e promete encantar o mundo por seus lindos espaços verdes e paisagem que farão a arquitetura em forma de diamante irregular se destacar durante o dia e brilhar à noite.

Estádio - Education City

5 - Estádio Al-Rayyan:

O estádio está localizado em uma das cidades mais tradicionais e históricas do Qatar, na beira do deserto, o que permitirá que os visitantes conheçam as profundas raízes culturais do país.

A poucos km de Doha, o Al-Rayyan tem capacidade para mais de 40.000 espectadores e receberá partidas até a fase de quartas de final do torneio.

6 - Estádio Al-Thumama:

O estádio Al-Thumama é inspirado na gahfiya, a tradicional touca usada pelos homens árabes. A 12 km do centro de Doha, terá capacidade para mais de 40.000 lugares.

Al Thumama

7 - Estádio Ras Abu Aboud:

Construído a partir de contêineres e diversos outros materiais reaproveitados, o estádio será desmontado após o torneio e as peças serão utilizadas em outras construções por todo o Qatar.

 O local conta com 40.000 lugares e está localizado às margens do Golfo, em uma deslumbrante paisagem à beira-mar e a poucos km do centro de Doha.

ras abou abboud divulgacao

Creditos: Imagem Divulgação

8 - Estádio Nacional de Lusail:

O estádio Nacional de Lusail vai receber a abertura e a final da Copa do Mundo de 2022. A arena tem capacidade aproximada para 86.000 torcedores e foi projetada pelos arquitetos britânicos Foster + Partners.

A estrutura do local é inspirada nas antigas técnicas árabes de tecelagem de cestos, o que deve proporcionar um espetáculo lúdico durante as cerimônias de abertura e encerramento do torneio.

A arena fica em Lusail, uma cidade planejada a 15 km de Doha e que conta com uma ampla variedade de atrações como marinas, resorts, lojas, instalações de lazer e muito mais.

ahmad bin ali stadium divulgacao

Que dia começa a Copa do Mundo de 2022?

A Copa do Mundo de 2022 no Qatar começa no dia 21 de Novembro, no estádio Al-Thumama, e abrirá com o jogo entre Senegal e Holanda, às 7h (horário de Brasília).

A abertura, porém, deve ser realizada no jogo entre Qatar e Equador, às 13h do mesmo dia 21 de Novembro. 

As fases de grupos do torneio vão até o dia de 2 de Dezembro, sempre com quatro jogos por dia. A final será realizada no dia 18 de Dezembro.

Quais são os grupos da Copa do Mundo de 2022?

Os grupos sorteados da Copa do Mundo de 2022 são esses:

Grupo A: Qatar, Equador, Senegal e Holanda.
Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos, País de Gales/Escócia/Ucrânia.
Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia.
Grupo D: França, Peru/Emirados Árabes/Austrália, Dinamarca e Tunísia.
Grupo E: Espanha, Costa Rica/Nova Zelândia, Alemanha e Japão.
Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia.
Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.
Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

grupos qatar 2022 fifa

Créditos: FIFA – Imagem de Reprodução – @fifaworldcup

Quando o Brasil vai jogar na Copa do Mundo de 2022?

O jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2022 acontecerão:

Dia 24 de Novembro (Quinta-Feira) – 16h (Brasil x Sérvia).
Dia 28 de Novembro (Segunda-Feira) – 13h (Brasil x Suíça).
Dia 2 de Dezembro (Sexta-Feira) – 16h (Brasil x Camarões).

Conheça o Clube Paineiras do Morumby e pratique o esporte mais amado do mundo!

O Clube Paineiras do Morumbi investe há mais de 50 anos na formação de cidadãos e atletas no futebol, através da área formativa e recreativa, atualmente com mais de 3000 garotos e garotas que integram os esportes formativos SEFFE e SAT, realizando e participando de diversos torneios, campeonatos e disputa entre clubes.

A escolinha de futebol do Clube Paineiras do Morumby atende crianças a partir dos 7 anos, com o objetivo de passar o aprendizado dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo suas qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pelo esporte.

Mais recentemente, o clube firmou parceria com a Barça Academy, uma escola de futebol formativa destinada a garotas e garotos com idades entre 6 e 18 anos.

Seguindo a patenteada e vitoriosa metodologia de treinamento das equipes do clube espanhol, os treinamentos consistem em uma série de exercícios progressivos e adequados a cada etapa ou nível de formação.

Além das aulas já conhecidas, os associados têm a oportunidade de vivenciar o esporte sob a supervisão de profissionais altamente qualificados vindos diretamente do Barcelona.

Os alunos disputam copas, campeonatos, torneios internacionais e interclubes, aprendendo com uma escola de futebol reconhecida internacionalmente dentro das estruturas modernas do clube.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil