Escolinha de Vôlei

Escolinha de volei
Compartilhe:

Escolinha de Vôlei

Uma escolinha de vôlei tem como foco ensinar os fundamentos do jogo e proporcionar o melhor treinamento de voleibol. Os alunos trabalham no desenvolvimento das técnicas de voleibol necessárias para competir em um time escolar ou clube competitivo.

Sumário

Como aprender a jogar vôlei?

Ao praticar qualquer esporte, você deve conhecer as habilidades, as regras e a etiqueta. E tudo isso vem com a prática. Lógico que uma escolinha de vôlei te ajuda nisso, mas existem também pequenas coisas que você aprende depois de jogar por um tempo, coisas que definitivamente vêm com a experiência.

Aqui estão 05 dicas que você não verá no livro de regras do voleibol, mas que o ajudarão a marcar pontos – e também o tornarão um melhor companheiro de equipe!

1. Grite “é minha”, mesmo quando parecer óbvio

Uma das primeiras coisas que você aprende na escolinha de vôlei é chamar/ pedir a bola quando estiver em posição de jogar. Conforme você joga em níveis mais elevados de voleibol, isso fica enraizado e você automaticamente grita “é minha!”, mesmo quando parece bastante óbvio.

Para jogadores mais novos, esse instinto não é tão natural. Se a bola está vindo para você, é claro que você vai pegá-la! No entanto, para alguns jogadores, se eles não ouvirem alguém gritar “minha”, eles podem presumir que a bola ainda está em jogo – e alguém precisa pegá-la!

Gritar “minha!” pode parecer bobo, mas depois de jogar alguns jogos, você vai perceber o quão comum realmente é. Portanto, não tenha medo de falar e pedir a bola!

2. Tente usar todos os três toques

No voleibol, cada equipe toca três vezes na bola antes de enviá-la de volta pela rede. (Bem, tecnicamente, eles conseguem 4 toques, se um desses toques for um bloqueio.) Apesar disso, às vezes os jogadores mais inexperientes podem ficar nervosos ou intimidados pela bola e mandá-la por cima da rede antes que seu time tenha atingido seus 3 toques.

Estrategicamente, isso poderia resultar em uma oportunidade de pontuação perdida. O clássico jogo de manchete-levantar-atacar precisa de todos os três toques para ser executado. Portanto, se um jogador está chutando a bola por cima da rede com toques não utilizados, ele pode estar perdendo uma oportunidade de ponto.

volei 1

Dito isso, às vezes acertar a bola na segunda tacada pode ser sua própria estratégia e pode resultar em um ponto. No entanto, o que estou querendo dizer é que os jogadores devem pensar sobre quando enviar a bola por cima da rede para maximizar a oportunidade de ponto para seu time, e isso geralmente acontece com os três toques.

3. Não toque na segunda bola - a menos que o levantador tenha pedido ajuda

Já que estamos falando sobre três toques, é um bom momento para lembrar os jogadores de deixar o levantador levar a segunda bola. O levantador é uma posição especializada que pega a segunda bola e a prepara para os atacantes.

Às vezes, o primeiro solavanco pode estar fora do alvo de onde deveria ir, e o levantador tem que arrumá-lo. E às vezes, a bola pode ir direto para um dos outros jogadores. Embora possa ser tentador apenas definir a bola, o levantador é o jogador especializado cuja função é preparar os ataques.

volei 2

E o que acontece com os levantadores é que eles geralmente são RÁPIDOS! Eles muito provavelmente chegarão à segunda bola – afinal, é para isso que foram treinados! Mesmo quando eles estão correndo para a bola, eles muito provavelmente conseguirão acertar um dos atacantes.

No entanto, eles também foram treinados para saber quando faz mais sentido deixar um companheiro de equipe levar a segunda bola, sinalizando a um de seus companheiros para intervir e definir em seu lugar. Então, se a bola parece que está indo direto para você, apenas fique de ouvido atento para o pedido de ajuda do levantador, então entre e ajude seu companheiro de equipe!

4. Não coloque a bola muito perto da rede

Se o levantador pede ajuda e um não levantador acaba tendo que levantar a bola, um dos erros mais comuns que eles cometem é colocar a bola muito perto da rede. Isso significa que o atacante não consegue usar sua abordagem de rebatida completa e suas opções de ataque são mais limitadas.

Além de ser difícil de acertar, um levantamento muito próximo da rede também pode ser um tanto inseguro, especialmente para atacantes ou bloqueadores menos experientes. 

Se um atacante não está acostumado a se ajustar a um levantamento apertado, ele pode cair dentro ou sob a rede, potencialmente caindo nos pés dos bloqueadores. Esta é uma das formas mais comuns de se lesionar no voleibol, frequentemente resultando em lesões no tornozelo ou no joelho.

Em vez de apontar diretamente para a rede, mire cerca de 30 centímetros de distância dela. Mesmo que esteja um pouco fora do alvo, isso dá algum espaço de ataque. O atacante não deve esperar um levantamento perfeito de um jogador não levantador de qualquer maneira, então ele deve estar pronto para se ajustar.

5. Não aterrisse sobre ou sob a rede

Como um jogador mais novo, você pode não estar recebendo tantos levantamentos, então é realmente tentador acertar o máximo de pontos que puder. Esta é uma ótima atitude, no entanto, certifique-se de manter uma abordagem de ataque controlada e uma boa consciência espacial da rede, incluindo a área sob a rede.

Muitas vezes, os jogadores estão tão focados em bater na bola que não percebem o quão perto da rede estão chegando. 

Lembre-se de que tocar na rede é uma violação da regra e pode custar um ponto ao seu time. Ainda mais importante, no entanto, é o aspecto da segurança. Se você estiver caindo na rede, ou embaixo da rede, há uma boa chance de cair no pé de outra pessoa.

Portanto, mesmo que seja tentador se concentrar totalmente em acertar a bola, lembre-se de trabalhar também em sua consciência espacial de quão perto você está chegando da rede.

volei 3

Escolinha de Vôlei no Clube Paineiras

Voleibol (SEFFE - Setor de Educação Física e Formação Esportiva e SAT - Setor de Aperfeiçoamento Técnico)

Atende crianças a partir de 08 anos, completados no semestre corrente do ano.

Objetivo: aprendizagem dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo as qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pela prática do esporte. 

Além da escolinha de vôlei, veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube. 

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil