Futebol feminino: as donas da bola
Em todo o planeta, o futebol feminino vem crescendo gradualmente e ganhando seu espaço. Dentro e fora do campo, cada vez mais as mulheres desfrutam do esporte mais popular do mundo. Uma grande evolução, principalmente pensando no Brasil, onde a prática da modalidade por mulheres já foi até proibida em determinado momento da história. O que todos precisam saber é que no Paineiras, as associadas podem encontrar uma turma que ama e pratica o esporte que está no coração e na alma do brasileiro.
E essa história tem início lá no passado. De acordo com Patrícia Casari, associada do Paineiras e “boleira”, o futebol feminino no clube já existia há cerca de 20 anos. No entanto, por diversas razões, a modalidade foi interrompida e seu retorno só aconteceu pouco tempo antes da chegada da pandemia. Segundo ela, Bruna Lavoura foi uma das principais responsáveis por essa volta.
“Entre 2017 e 2018, a Bruna teve a iniciativa de tentar criar um grupo de mulheres para voltarmos a jogar no futebol soçaite. Ela foi atrás de contatos de algumas mulheres jogavam no Paineiras no passado e eu estava entre elas. Assim, começamos a nos reunir aos sábados para jogar o nosso chamado “rachão”. Pouco tempo depois, conseguimos junto à diretoria, ter o nosso professor da modalidade.”, conta Patrícia.
Bruna por sua vez, sempre foi uma amante do esporte. Associada há 37 anos, ela sempre participou das competições esportivas do clube. “A ideia de criar o grupo vem do quanto eu gosto de jogar futebol e de observar que, em outras modalidades, as pessoas se unem para praticar. Aí pensei em juntar umas amigas que gostam de jogar e elas também falaram com outras mulheres. Assim nasceu nosso grupo”, relembra.
“Nosso foco é a diversão, e não a competição. Fazemos alguns jogos amistosos de vez em quando, mas sempre com o intuito mais recreativo e de confraternização. Temos um grupo muito receptivo e convidativo. Não importa se você não sabe jogar ou se é “boa de bola”, todas as mulheres são bem-vindas e serão bem recebidas em nosso grupo”, ressalta Patrícia.
Organizadora do grupo até hoje, Bruna destaca também a flexibilidade de comprometimento, com a consciência de que todas têm responsabilidades pessoais. “Não tem isso de, em caso de falta, a jogadora perder a vaga no grupo. Sabemos que cada pessoa tem suas coisas para resolver como trabalho, viagens, estudos filhos e família como um todo. As pessoas sentem essa liberdade e fica ainda mais gostoso vir jogar”, explica.
Mais recentemente, os treinos também começaram ocorrer durante a semana, nas quadras de futsal. Agora, o grupo se reúne para jogar 3 vezes na semana: nas quadras de futsal, de terça e quinta-feira, das 19h30 às 21h, e aos sábados, das 11h às 13h, no campo Society. As atividades ocorrem sob a organização e orientação do professor Zé Roberto. E o grupo está aberto para novas integrantes, independentemente da idade.
Se você gostou e quer se tornar parte do grupo, entre em contato com o departamento de esportes e procure por informações de modalidades recreativas.