O poder da liberação miofascial

Compartilhe:

Após o período de férias de início de ano e Carnaval, para muitas pessoas, chega a hora de retomar suas atividades físicas. O que elas precisam saber é que esse processo exige cuidado e atenção, para evitar lesões e realizar essa transição de maneira suave. Para isso, os associados podem contar com uma aliada valiosa: a liberação miofascial, técnica utilizada na fisioterapia com diversas finalidades, disponível entre os serviços oferecidos pelo Centro Médico.

Para quem nunca ouviu falar sobre, a liberação miofascial é uma técnica utilizada na fisioterapia como terapia manual, envolvendo a aplicação de pressão com as mãos ou por instrumentos nas áreas de tensão ou restrição da fáscia. Essa última é um tecido conectivo que envolve e sustenta os músculos, nervos e órgãos.

Funciona assim: durante o procedimento, o fisioterapeuta utiliza técnicas específicas para liberar trigger points (pontos gatilho ou pontos de tensão), melhorando a circulação sanguínea, e promovendo a flexibilidade e o funcionamento adequado dos músculos. Essa abordagem pode ser uma ferramenta valiosa nesse processo.

Essa técnica é capaz de trazer diversos benefícios, como:

  • Alívio das dores tensionais e crônicas
  • Auxílio na recuperação muscular
  • Melhoria da mobilidade articular
  • Melhoria da flexibilidade muscular
  • Prevenção de lesões
  • Melhoria da performance nos treinos
  • Melhoria em níveis físicos e emocionais
  • Sensação de leveza e bem-estar

A liberação miofascial é indicada não apenas para atletas, mas pessoas de todas as idades e estilo de vida, já que a movimentação do cotidiano pode trazer desequilíbrio para o sistema miofascial. Assim, ao retornar às atividades físicas, procurar essa técnica pode ser um caminho inteligente para manter o corpo saudável e prevenir contratempos e lesões.

Crislene Viscardi Sampaio – Fisioterapeuta

Crefito: 3/147651-F

 

Para maiores informações, dirija-se diretamente ao Centro Médico ou por telefone: 3779-2059 ou 3779-1743.

 

Horários:

Segundas: 7h às 12h

Terças: 7h às 12h e das 14h às 18h

Quartas: 7h às 12h e das 14h às 16h

Quintas: 7h às 12h e das 14h às 18h

Sextas: 7h às 12h e das 14h às 18h

Sábados: 7h às 12h