8 Dicas para melhorar o seu desempenho na bike
O treinamento e esforço para melhorar o desempenho na bike exige muita dedicação, e nem só de treinamento forte é feito um bom cronograma de pedais para aumento da performance.
O fato é que para melhorar o desempenho na bicicleta e chegar a bons resultados, é preciso seguir alguns rituais e respeitar algumas regrinhas básicas para alcançar a alta performance na bicicleta.
Existem muitos fatores que podem afetar o desempenho e seu progresso na bicicleta, e é por isso que separamos algumas dicas e rituais importantes para quem quer realmente melhorar em cima da magrela.
Sumário
8 passos importantes para melhorar desempenho na bike
1 - Noites bem dormidas fazem a diferença!
Pode não parecer, mas o sono é fundamental para qualquer treino que vise a melhora de performance. Além de ser uma necessidade biológica do próprio corpo humano, dormir também é uma forma do organismo sintetizar aquilo que ingeriu e aproveitar ao máximo o melhor para recompor suas energias.
É o sono onde os músculos são formados, o corpo ganha resistência e prepara o corpo para pedais cada vez mais agressivos. As boas noites de sono também oferecem à mente o espaço necessário para se recompor, ganhando mais força mental para encarar as tarefas de rotina e ainda ter forças e foco para treinar forte.
2 - Trabalhe com uma mentalidade de superação
Boa parte da evolução na bike está em superar a si mesmo. Ter uma mentalidade de encarar desafios e superar os próprios limites é fundamental para alcançar objetivos cada vez mais ousados.
Muitos ciclistas desistem ou perdem entusiasmo por se comparar demais a outros ciclistas, a outros resultados, sem de fato encarar o processo de evolução como um momento para superação interior.
Para te ajudar nessa conquista, você pode investir em outras práticas que te ajudem a ganhar casca na resiliência, como meditar, fazer terapia ou outras atividades físicas relaxantes. Aprender a promover a paciência, aceitar e, especialmente, se adaptar às mudanças, é fundamental para quem quer superar obstáculos!
3 - Se atente ao próprio peso
Pode parecer bobo, mas muitos ciclistas esquecem que a performance não é conquistada apenas no suor, mas também na abdicação. Isso quer dizer: alimentação balanceada e controle de peso.
Além de manter os pedais e respeitar os rituais que ajudam você a ter uma performance espetacular, equilibrar o peso também é uma tarefa árdua, porém essencial, que deve ser rigorosamente seguida se você pretende aprimorar seu desempenho na bicicleta.
4 - De olho na alimentação
Ao mesmo tempo que você deve abrir mão de certos alimentos, você também deve aderir a outros. Investir em alimentos que tenham todos os nutrientes que o corpo precisa para garantir energia e evitar a fadiga muscular é fundamental!
Para tal, busque uma ajuda profissional de um nutricionista, que será capaz de avaliar quantidades e tipos de alimentos adequados para o seu corpo aumentar o desempenho esportivo.
5 - Hidratação sempre!
Outro ponto importante para a saúde e energia do corpo é a água, e ela nunca é demais para quem pratica atividades físicas. É ela um dos principais combustíveis para manter seu corpo trabalhando com 100% de capacidade.
A água também é responsável por auxiliar na metabolização das vitaminas e minerais que os alimentos fornecem ao corpo, trazendo um estoque robusto ao corpo capaz de aproveitar melhor todos os nutrientes e vitaminas que uma boa alimentação oferece.
6 - Cogite, se necessário, uma suplementação com produtos naturais
Muitos ciclistas não possuem um aproveitamento natural dos nutrientes e vitaminas que uma boa alimentação pode proporcionar, e por isso pode ser importante investir em uma suplementação caso se o seu objetivo seja mesmo melhorar o desempenho nos pedais.
Mais uma vez , o nutricionista é a melhor opção para indicação de suplementos adequados ao seu biotipo e metas de ganho.
7 - Cuide com carinho da sua magrela
Assim como você, a bike também precisa de bons cuidados para performar com o máximo de sua capacidade. Afinal, quando falamos em aumento de performance quer dizer que tanto você quanto seu equipamento serão submetidos a uma carga pesada de treinos. Portanto, é preciso preparar sua bike para essas situações.
Revisões e checagens de regulagem de freios e câmbios são medidas primárias e essenciais para que você aumente a performance com segurança. No mais, busque sempre ter a corrente da bike lubrificada e invista em equipamentos modernos quando possível.
8 - Vestimenta ideal
De novo, pode parecer bobo, mas as roupas também fazem a diferença para quem quer realmente aumentar a performance. As roupas de ciclismo devem ser de bom material e qualidade, que não encharque e façam você ficar pesado de suor ou que sejam muito grandes ou pequenas demais causando incômodo aos seus movimentos.
Agora que você já conhece alguns dos principais rituais e dicas para melhorar o desempenho na bike, lembre-se de respeitar o seu próprio corpo apostando em um desenvolvimento gradativo, pois não há mágica no pedal!
Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil