8 Dicas para melhorar o seu desempenho na bike

melhorar o seu desempenho na bike

8 Dicas para melhorar o seu desempenho na bike

O treinamento e esforço para melhorar o desempenho na bike exige muita dedicação, e nem só de treinamento forte é feito um bom cronograma de pedais para aumento da performance.

O fato é que para melhorar o desempenho na bicicleta e chegar a bons resultados, é preciso seguir alguns rituais e respeitar algumas regrinhas básicas para alcançar a alta performance na bicicleta.

Existem muitos fatores que podem afetar o desempenho e seu progresso na bicicleta, e é por isso que separamos algumas dicas e rituais importantes para quem quer realmente melhorar em cima da magrela.

Sumário

8 passos importantes para melhorar desempenho na bike

1 - Noites bem dormidas fazem a diferença!

Pode não parecer, mas o sono é fundamental para qualquer treino que vise a melhora de performance. Além de ser uma necessidade biológica do próprio corpo humano, dormir também é uma forma do organismo sintetizar aquilo que ingeriu e aproveitar ao máximo o melhor para recompor suas energias.

É o sono onde os músculos são formados, o corpo ganha resistência e prepara o corpo para pedais cada vez mais agressivos. As boas noites de sono também oferecem à mente o espaço necessário para se recompor, ganhando mais força mental para encarar as tarefas de rotina e ainda ter forças e foco para treinar forte.

Dormir bem

2 - Trabalhe com uma mentalidade de superação

Boa parte da evolução na bike está em superar a si mesmo. Ter uma mentalidade de encarar desafios e superar os próprios limites é fundamental para alcançar objetivos cada vez mais ousados.

Muitos ciclistas desistem ou perdem entusiasmo por se comparar demais a outros ciclistas, a outros resultados, sem de fato encarar o processo de evolução como um momento para superação interior.

Para te ajudar nessa conquista, você pode investir em outras práticas que te ajudem a ganhar casca na resiliência, como meditar, fazer terapia ou outras atividades físicas relaxantes. Aprender a promover a paciência, aceitar e, especialmente, se adaptar às mudanças, é fundamental para quem quer superar obstáculos!

pratica de yoga

3 - Se atente ao próprio peso

Pode parecer bobo, mas muitos ciclistas esquecem que a performance não é conquistada apenas no suor, mas também na abdicação. Isso quer dizer: alimentação balanceada e controle de peso.

Além de manter os pedais e respeitar os rituais que ajudam você a ter uma performance espetacular, equilibrar o peso também é uma tarefa árdua, porém essencial, que deve ser rigorosamente seguida se você pretende aprimorar seu desempenho na bicicleta.

medindo peso com pés descalços

4 - De olho na alimentação

Ao mesmo tempo que você deve abrir mão de certos alimentos, você também deve aderir a outros. Investir em alimentos que tenham todos os nutrientes que o corpo precisa para garantir energia e evitar a fadiga muscular é fundamental!

Para tal, busque uma ajuda profissional de um nutricionista, que será capaz de avaliar quantidades e tipos de alimentos adequados para o seu corpo aumentar o desempenho esportivo.

consulta nutricionista

5 - Hidratação sempre!

Outro ponto importante para a saúde e energia do corpo é a água, e ela nunca é demais para quem pratica atividades físicas. É ela um dos principais combustíveis para manter seu corpo trabalhando com 100% de capacidade.

A água também é responsável por auxiliar na metabolização das vitaminas e minerais que os alimentos fornecem ao corpo, trazendo um estoque robusto ao corpo capaz de aproveitar melhor todos os nutrientes e vitaminas que uma boa alimentação oferece.

ciclista descansando e bebendo agua

6 - Cogite, se necessário, uma suplementação com produtos naturais

Muitos ciclistas não possuem um aproveitamento natural dos nutrientes e vitaminas que uma boa alimentação pode proporcionar, e por isso pode ser importante investir em uma suplementação caso se o seu objetivo seja mesmo melhorar o desempenho nos pedais.

Mais uma vez , o nutricionista é a melhor opção para indicação de suplementos adequados ao seu biotipo e metas de ganho.

Pessoa tomando suplementos vitaminicos

7 - Cuide com carinho da sua magrela

Assim como você, a bike também precisa de bons cuidados para performar com o máximo de sua capacidade. Afinal, quando falamos em aumento de performance quer dizer que tanto você quanto seu equipamento serão submetidos a uma carga pesada de treinos. Portanto, é preciso preparar sua bike para essas situações.

Revisões e checagens de regulagem de freios e câmbios são medidas primárias e essenciais para que você aumente a performance com segurança. No mais, busque sempre ter a corrente da bike lubrificada e invista em equipamentos modernos quando possível.

Mulher ajustando roda de uma bike

8 - Vestimenta ideal

De novo, pode parecer bobo, mas as roupas também fazem a diferença para quem quer realmente aumentar a performance. As roupas de ciclismo devem ser de bom material e qualidade, que não encharque e façam você ficar pesado de suor ou que sejam muito grandes ou pequenas demais causando incômodo aos seus movimentos.

Agora que você já conhece alguns dos principais rituais e dicas para melhorar o desempenho na bike, lembre-se de respeitar o seu próprio corpo apostando em um desenvolvimento gradativo, pois não há mágica no pedal!

Ciclista andando de bike em estrada deserta
Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *