Especialidade promove a prevenção e a reabilitação das disfunções do assoalho pélvico e faz parte dos serviços oferecidos pelo Centro Médico do clube.
No último mês, o associado que anda pelo clube ou acompanha seus canais de comunicação, certamente se deparou com informações sobre o novo serviço promovido pelo Centro Médico do clube: a fisioterapia pélvica. Mas para que serve esse tratamento? Qual o momento para fazer uma avaliação? Tudo isso o associado fica sabendo agora.
Antes de tudo, é importante saber que a fisioterapia pélvica é uma especialidade que promove a prevenção e a reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que consiste em um conjunto de músculos, fáscias e ligamentos que se localizam na região inferior da pelve. Essa estrutura é responsável pelo controle da continência urinária e fecal, sustentação dos órgãos pélvicos e atividade sexual satisfatória. Os músculos do assoalho pélvico se conectam a outros grupos musculares do abdômen, das costas e das pernas.
Avaliação e tratamento
Na primeira sessão de fisioterapia, a paciente passará por uma avaliação, momento de conversa e escuta, sendo assim possível identificar os principais sintomas, hábitos que influenciam nesses sintomas e estilo de vida.
Além disso, também é feito um exame físico e específico da região da pelve e dos músculos do assoalho pélvico. A partir do resultado da avaliação, será definido o tratamento bem como as orientações necessárias para os ajustes e mudanças para melhora dos sintomas.
No tratamento, a prioridade não é apenas melhorar a força muscular, pois os músculos podem estar também tensos ou incoordenados, e também é comum os pacientes apresentarem diminuição da consciência corporal. Portanto, o objetivo da fisioterapia pélvica é dar a função muscular adequada. Assim como os outros músculos do corpo, esse grupo muscular precisa ser saudável.
Confira alguns dos recursos que utilizamos na fisioterapia pélvica:
– Treinamento dos músculos do assoalho pélvico
– Terapia comportamental através de ajustes de hábitos de vida
– Eletroestimulação
– Biofeedback
– Orientação de exercícios domiciliares que devem ser feitos diariamente
Junto dos recursos citados anteriormente, nas sessões de fisioterapia pélvica são trabalhados respiração, mobilidade articular, reeducação postural, fortalecimento e conscientização global e orientações para melhora dos hábitos e qualidade de vida.
A hora de fazer uma avaliação
O ideal é sempre pensar nas medidas preventivas. Logo, fazer uma avaliação com um fisioterapeuta especializado pode ajudar a prevenir sintomas no futuro. Mas no caso de sintomas como perda urinária, com ou sem urgência, perda fecal, constipação, dor pélvica crônica, dores no momento da relação sexual, período gestacional ou no pós-parto, é fundamental agendar uma avaliação.
Agende seu horário pessoalmente ou pelos telefones: (11) 3779-1743 e (11) 3779-2059
Camila Campos Rodrigues Rossi – CREFITO: 3/54527-F