Está chegando a hora! A 30ª edição dos jogos olímpicos de verão tomará conta das atenções de todo o mundo entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. A Olimpíada de Paris, na França reunirá os melhores atletas de todas as modalidades que pertencem ao circuito olímpico na maior celebração do espírito esportivo do planeta.
Dono de uma grande tradição nos esportes o Paineiras, por meio de atletas que fizeram parte de suas equipes ao longo do tempo, já teve seu nome marcado no principal palco esportivo mundial. É hora de voltar 3 anos no tempo para relembrar os esportistas de alto rendimento realizaram o sonho olímpico nos jogos de Tóquio, no Japão, enquanto defendiam o clube nas principais competições esportivas de suas respetivas modalidades.
Vale ressaltar que a Olimpíada de Tóquio corresponde ao ciclo olímpico com conclusão prevista para 2020. Os jogos, no entanto, foram adiados e realizados no ano seguinte, em função pandemia causada pela Covid-19.
Do outro lado do mundo, o Paineiras se viu representado por 3 atletas, sendo uma da natação e dois do judô: Stephanie Balduccini, atleta da natação, e Rafael Buzacarini e Eduardo Barbosa Katsuhiro, atletas do judô. Com muita determinação e disciplina eles realizaram o sonho de todo atleta após terem superado um ciclo olímpico repleto de obstáculos e dificuldades.
O feito de Balduccini
Hoje, Stephanie Balduccini não defende mais o Paineiras nas competições de natação, mas segue sendo parte do clube como associada. Mas foi defendendo o rosa magenta que ela realizou um dos maiores feitos de sua carreira. Em Tóquio, integrou a equipe de revezamento 4×100 livre da seleção brasileira de natação. Um feito memorável e histórico para a alegria de toda a comunidade paineirense.
Mais do que a façanha da qualificação para a Olimpíada, ao cair na piscina do Tokyo Aquatics Centre, Stephanie Balduccini se tornou a mais jovem nadadora brasileira a competir em uma edição de jogos olímpicos desde Ricardo Prado que, com 15 anos, disputou os jogos de Moscou, em 1980.
O feito foi ainda mais motivo de orgulho e satisfação para o clube pelo fato de que “Teté” vem do Setor de Educação Física e Formação Esportiva – SEFFE. Ou seja, a nadadora literalmente cresceu dentro do clube e se desenvolveu na modalidade passando por todas as etapas existentes na estrutura esportiva do Paineiras.
Presença nos tatames
Assim como nas piscinas, o Paineiras se fez presente nos tatames de Tóquio. Os então judocas do Paineiras, Rafael Buzacarini e Eduardo Barbosa Katsuhiro, foram à terra do sol nascente para defender o Brasil na 29ª edição dos jogos olímpicos. Cada um em um momento da carreira, eles alcançaram o que todo atleta almeja e estiveram entre os 13 brasileiros da seleção brasileira da modalidade na disputa realizada no Japão.
Para Rafael Buzacarini, essa foi a segunda oportunidade de competir em uma olimpíada, já que, quatro anos antes, defendeu o Brasil nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Eduardo, por sua vez, estreou em uma olimpíada e teve a oportunidade de retornar ao país em que um dia já morou. Ele guarda muitas memórias dos seus tempos de infância, vividos na cidade de Hamamatsu.
Mais Paineiras em Tóquio
Além dos atletas que faziam parte das equipes do Paineiras em 2021, o clube contou com alguns dos membros de seu corpo associativo para ser representado em Tóquio. Em diferentes atividades, dois paineirenses puderam viver a olimpíada no Japão: Marcio Appel e Tatiana Lobo.
Por todo seu esforço e talento, Mario Appel é outro personagem que teve a chance de defender o país em mais de uma edição de jogos olímpicos. O atleta profissional do hipismo competiu no Rio de Janeiro e também marcou presença em Tóquio, junto com seu cavalo Iberon Jmen.
Já Tatiana cumpriu uma função além das “arenas” de competição e liderou a delegação do Brasil em um esporte que fazia sua estreia em jogos olímpicos. Na última edição dos jogos olímpicos a associada teve a responsabilidade de ser a chefe da equipe Seleção Brasileira de Skate, esporte em que o país é conhecido mundialmente por contar com grandes nomes. Vale lembrar que a modalidade trouxe para casa 12 medalhas distribuídas nas modalidades park e street masculina e feminina.
E aí, você lembrva de tudo isso?