Patinação

Patinação

Gosta de Patinação? 5 Dicas para andar de patins

Quando você vai a um parque de patinação, pode ser intimidador ver todas as crianças e adolescentes deslizando e fazendo todos os tipos de truques legais. Especialmente, se você já passou da juventude, começar a patinar pode parecer quase impossível. Se você se vê em tal situação e se pergunta – “Qualquer um pode aprender a andar de patins?” A resposta é sim.

Qualquer pessoa, não importa a idade, pode realmente aprender a praticar patinação. É um esporte apreciado por pessoas de todas as idades em todo o mundo. Se você pode ficar de pé, pode andar de patins. No entanto, levará alguma prática antes de começar a patinar como um profissional. Mas se você tiver determinação e vontade de continuar praticando, certamente poderá aprender.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre esse esporte e sua história, e verá também algumas dicas sobre como aprendê-lo da maneira mais eficiente possível. Então, sem mais delongas, vamos começar.

O que é patinação?

Esportes de patinação são esportes que usam patins ou similares.

Os patins vêm em duas variedades básicas: rollers quádruplos que têm 4 rodas, duas de cada lado da bota e o patins inline que têm 4 rodas em linha no meio da sola da bota.

Isso significa que existem diferentes eventos para os diferentes patins, como patinação de velocidade, roller derby e street.

Outros esportes também podem ser praticados em patins, por exemplo, hóquei em patins. 

Quais os tipos de patinação?

Patinação no gelo

Patinação no gelo, a recreação e esporte de deslizar sobre uma superfície de gelo em lâminas fixadas na sola dos sapatos (patins). A atividade de patinação no gelo deu origem a dois esportes distintos: a patinação artística, que envolve a realização de vários saltos, giros e movimentos de dança; e patinação de velocidade e patinação de velocidade em pista curta, ambas formas de corrida em patins de gelo. O hóquei no gelo é o esporte coletivo mais conhecido que envolve a patinação.

patinacao gelo

Patinação inline

Uma variedade de esportes realizados usando patins com duas a cinco rodas de poliuretano dispostas em uma única linha. Uma das mais famosas modalidades é o vert, esporte acrobático de patins realizado em uma rampa.

patins inline

Patinação roller

Há uma variedade de esportes praticados com rollers. Um dos mais populares é a patinação artística, que é um esporte que consiste em uma série de eventos (Figuras, Dança, Estilo Livre e Precisão) geralmente realizados em patins quádruplos, embora às vezes patins em linha sejam usados.

patinacao artistica

Qual a origem da patinação?

  • 1743 – Os patins foram usados pela primeira vez em uma apresentação em Londres. Porém, o que não ficou registrado foi o inventor desse patins!
  • 1760 – John Joseph Merlin é creditado como o inventor do patins, mas esses patins não eram como os patins que usamos hoje. Eles eram muito arcaicos.
  • 1819 – Um francês chamado Sr. Petitbled patenteou o design do patins. Embora este tenha sido um feito impressionante em 1800, este projeto não ostentava capacidade de manobra.
  • 1857 – Menos de um século depois que os primeiros patins foram vistos em um palco, Londres abriu suas primeiras pistas de patinação públicas.
  • 1863 – Finalmente, um homem chamado James Plimpton melhorou o design dos patins. O patins quad foi projetado com quatro rodas, duas na frente e duas atrás. Este novo design aumentou imensamente a manobrabilidade, o que garantiu a primeira pista de patinação pública na cidade de Nova York.
  • 1876 – Graças à invenção do toe stop em 1876, os patinadores gostavam de parar facilmente enquanto corriam ao redor da pista.
  • 1880 – Esta década é creditada como o primeiro período de “boom” dos patins, já que os patins estavam finalmente sendo produzidos em massa nos Estados Unidos.
  • 1902 – Uma pista de patinação pública foi aberta em Chicago, Illinois, e a noite de abertura viu 7.000 pessoas!
  • 1979 – Se você é um amante de patins, provavelmente conhece os irmãos Olson. Scott Olson lançou a empresa Rollerblade, Inc. em 1979.
  • 1983 — O amor pela patinação se espalhou para a Casa Branca quando o presidente Ronald Reagan declarou outubro como o Mês Nacional da Patinação.
  • 1993 – Para aumentar a segurança dos patinadores, a Rollerblade Inc. desenvolveu a tecnologia Active Brake.

É muito difícil aprender a andar de patins?

A dificuldade de aprender a andar de patins depende muito da pessoa. Quanto mais rápido você aprender a se equilibrar em seus patins, mais rápido você aprenderá a andar de patins. Confira abaixo algumas dicas.

patins

5 dicas para aprender a andar de patins

1. Aquecimento

O aquecimento é importante para qualquer tipo de esporte. E patins não é diferente. Isso irá ajudá-lo a prevenir lesões e tornar suas sessões de treino mais eficientes.

2. Tire tempo suficiente para descansar

Se você sentir algum tipo de dor no corpo ou se sentir cansado, deve descansar um pouco. Se você continuar forçando seu corpo por muito tempo, você correrá o risco de se machucar.

Se é a primeira vez que se exercita há muito tempo, é normal ter algumas dores musculares. Mas se você se exercita regularmente, pode ser um sinal para parar.

3. Não tenha pressa

Se você sente que não está fazendo nenhum progresso, não se sinta estressado. Sem pressa. Nem todos podem fazê-lo na mesma velocidade. Continue tentando até acertar.

Se você não está se sentindo bem com isso, tire um tempo. Faça outras coisas e volte a praticar mais tarde. Lembre-se, a prática leva à perfeição. Se você continuar praticando, eventualmente será capaz de fazê-lo.

4. Segurança primeiro

Lembre-se de colocar seu equipamento de segurança. Você pode sofrer alguns ferimentos graves se não estiver usando seu equipamento de segurança.

Se você cair, eles vão mantê-lo seguro. E não tente fazer algo fora da sua zona de conforto. Se você tentar algo muito difícil para você, poderá falhar e se machucar no processo.

5. Cuide do seu equipamento

Fique de olho na condição de seus patins. Verifique regularmente se há defeitos. Limpe-os de vez em quando. Certifique-se de que todos os parafusos estejam bem apertados.

Lubrifique e limpe os rolamentos. Rodas mais macias se desgastam mais rápido. Portanto, verifique se você precisa substituí-los.

Patinação no Clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras do Morumby fornece uma área formativa de patinação para os seus associados. A Área Formativa é responsável por todos os cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo do clube. Dividida em 2 setores (SEFFE e SAT), a Área Formativa está preparada para atender mensalmente mais de 3.000 alunos, com uma grade de cursos variada em modalidades e horários.

Confira aqui a grade horária da patinação. Veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Artigos relacionados