Pilates: Tudo o que você precisa saber antes de praticar

Pilates - sala com pessoas praticando pilates
Compartilhe:

Sumário

Pilates

Se sua rotina de exercícios está um pouco entediante, tentar um novo tipo de aula pode fazer com que ela se sinta revigorada novamente. Fazer uma aula de pilates pode ser uma boa maneira de expandir seus horizontes de preparação física.

O pilates é muito versátil – embora você certamente possa fazê-lo em uma academia ou estúdio agora que a maioria está aberta novamente, você definitivamente não precisa.

Independentemente de como você frequenta as aulas, experimentar o pilates pode ser uma virada de jogo no seu treino, independentemente do seu histórico de condicionamento físico.

Quer saber do que se trata? Aqui está tudo o que um novato de pilates precisa saber para desfrutar de sua primeira aula.

mulher pilates

O que é o pilates e para que serve?

Pilates é uma forma de exercício que fortalece o corpo, mantendo-o flexível, simétrico e alinhado, com boa postura – tudo alimentado pela criação de uma área central forte no meio do corpo. Foi desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. Ele acreditava que a mente e o corpo estavam ligados e o pilates poderia juntá-los como um método de treinamento.

O que isso significa em termos do que você pode fazer nas aulas de pilates é que o pilates não é um exercício aeróbio.

Você não vai se pegar pulando para cima e para baixo. Em vez disso, você faz movimentos pequenos e controlados que alinham, tonificam e alongam os músculos para criar um corpo mais equilibrado.

Pense em uma mistura de ioga, balé e exercícios de tonificação – isso é o que esperar de uma aula de pilates.

Pilates também acreditava que uma boa postura era vital para o funcionamento correto do corpo – e assim muitos movimentos do pilates trabalham na coluna e no núcleo. Ele também acreditava que boa saúde vinha da respiração, então há muito trabalho nisso no pilates.

O que se faz em uma aula de pilates?

Existem alguns tipos diferentes de aula de pilates, mas, se você está experimentando o pilates pela primeira vez, é provável que comece com uma aula básica.

Ela pode ser em um estúdio de pilates especializado, mas muitas vezes é uma aula de pilates de ginástica oferecida como parte da sua inscrição na academia e será realizada em um de seus estúdios de aeróbica, ou, no estúdio de ioga, se houver um especial.

mulher pilates2

Em uma aula de pilates no solo, você vai passar muito tempo deitado no chão, fazendo movimentos bastante pequenos que têm grandes recompensas. Esses movimentos trabalharão no tônus, flexibilidade e equilíbrio e quase todos eles envolverão o que os tutores de pilates chamam de sua potência – os músculos entre as costelas inferiores e os ossos do quadril.

Você passará muito tempo mantendo o controle desta casa de força puxando sua barriga para perto da coluna e levantando o assoalho pélvico. Aprender esta técnica é a chave para obter bons resultados no pilates e, como tal, não importa o quanto você esteja em forma ou quanto ioga tenha feito, se você nunca fez pilates antes, certifique-se de começar uma aula de pilates para iniciantes para aprender este posicionamento correto.

Como um iniciante no pilates, você também pode tentar uma aula de pilates reformer. Geralmente são realizados em estúdios especializados em pilates e usam um equipamento de pilates chamado reformer.

Um pilates reformer se parece um pouco com uma base de cama de madeira, mas com peças móveis, correias e roldanas. Ele usa molas para oferecer resistência e você se senta, fica de pé ou deita nele para se mover.

O trabalho do reformer é mais difícil do que o trabalho no tapete – e as aulas usando algo chamado Lagree Fitness Method ou Mega Reformer são as mais difíceis de todas.

Se você está procurando uma aula de pilates para iniciantes, comece com uma aula normal de esteira ou uma aula de reformer básica antes de tentar algo mais complicado.

Quais os benefícios do pilates?

O pilates traz muitos benefícios em termos de saúde e condicionamento físico.

Vamos começar explicando como o pilates pode mudar seu corpo.

O pilates tonifica os músculos, mas não os aumenta – pense em braços como os de Jennifer Aniston.

Além disso, melhora a postura e nivela a barriga.

jenniferaniston

Créditos: imagem de reprodução – Insta: @jenniferaniston

Não é fabuloso para perda de peso, mas, como melhora a postura, você parecerá mais alto e mais magro e seu estômago ficará mais tenso – então você parecerá que perdeu peso mesmo se não tiver perdido (bônus!).

Além disso, o pilates também é bom para reduzir o estresse e alguns estudos diferentes mostraram que ele pode ajudar no sono.

Como você desenvolve um núcleo muito forte, o pilates também pode ajudar a reduzir a dor nas costas. Em um estudo de 2019 comparando o treinamento de pilates com o trabalho aeróbico para reduzir a dor nas costas, resultados semelhantes foram observados em ambos os grupos – mas o pesquisador disse que o pilates pode se tornar mais eficaz a longo prazo por causa de seu trabalho no núcleo.

Quantas vezes se deve fazer pilates por semana?

Se for sua principal atividade física, você deve praticá-la idealmente duas vezes por semana. Se você estiver combinando com outros exercícios, como corrida ou aulas de ginástica, vá uma vez por semana para adicionar resistência e alongamento dos músculos à mistura de atividades que você faz.

De qualquer forma, se você puder praticar quaisquer exercícios específicos em casa além do pilates, será sempre melhor.

Pilates no Paineiras

Cada sessão tem 50 min. de duração em média e o associado poderá se matricular até uma vez durante a semana, conforme oferta de vagas.

mulher bola

Como atividade com cobrança de taxa mensal específica, seguirá as determinações e regulamento de cobrança de taxas do Clube.

Além do pilates, veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil