Cross Training no Clube Paineiras: Saiba mais sobre o esporte!

Cross Training
Compartilhe:

Cross training

O cross training soa como algo reservado para atletas sérios e parece um termo old-school que existe desde que as mães começaram a amarrar seus tênis para a aeróbica de step. Mas ainda é super importante, não importa se você é um frequentador de aulas de cross casual ou um ultramaratonista.

A boa notícia: você provavelmente já está fazendo algum tipo de cross training, quer perceba ou não. Quase todo mundo pratica cross training – pois significa apenas treinar com alguns tipos diferentes de exercício, movimento ou modalidades. Freqüentemente, as pessoas fazem seu ‘treino principal’ e realizam atividades paralelas nas quais se envolvem.

O problema: você não pode simplesmente ir aos treinos à toa. A chave para obter o máximo do cross training é pensar sobre seus objetivos de exercício e que tipo de sessões paralelas os complementarão. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o que é cross training, para que serve e como exatamente você deve fazê-lo.

Sumário

O que é cross training?

“O cross training tem sido um termo usado de forma muito vaga para modalidades de treinamento aleatórias – tanto de alta quanto de baixa intensidade – por décadas”, diz Heidi Powell, personal trainer e cocriador do aplicativo Transform.

Ele voltou em grande escala nos últimos anos, com o surgimento de um treino em particular. “O CrossFit mudou totalmente o paradigma do cross training e deu a ele uma marca e estilo maciçamente dominantes, especialmente a conotação de que o cross training é de alta intensidade”, diz Powell.

O cross training não precisa ser super intenso, no entanto. Basicamente, é tudo sobre treinos de emparelhamento que irão apoiar uns aos outros. Pode ser misturar ioga em sua programação de treinamento de triatlo ou adicionar sessões de natação entre suas aulas de boot camp favoritas.

WhatsApp Image 2022 05 02 at 16.19.44

Quais são os benefícios do cross training?

Por um lado, torna-o mais completo. “O cross training o ajudará a aumentar a força, potência, velocidade, resistência, agilidade e equilíbrio, tudo isso se traduz em todos os esportes e na sua vida cotidiana”, diz Powell. Bônus: misturar sua atividade também o ajudará a acabar com o tédio da academia.

E talvez a melhor notícia: atletas que se especializaram em um esporte tiveram uma chance 85% maior de se lesionar do que aqueles que fizeram várias atividades, de acordo com uma pesquisa de 2017 da Universidade de Wisconsin.

Quais são os melhores tipos de exercícios de cross training?

WhatsApp Image 2022 05 02 at 16.19.44 1

Talvez o tipo mais fácil de cross training para encaixar em sua agenda já lotada é um treino que combina cardio e força em uma sessão eficiente. Barry’s Bootcamp é um treinamento cruzado; SoulCycle também, em menor grau.

Mas tenha em mente o que você realmente deseja obter com isso. “Os melhores tipos são os que mais mudam, mas também os que estão devidamente programados para seus objetivos específicos”, diz Powell.

Se sua principal prioridade é se preparar para uma maratona, o tipo certo de cross training para você será diferente do que se o seu único exercício diário for ir para o tapete de ioga todas as manhãs. Considere agendar pelo menos algumas sessões com um personal trainer para ajudá-lo a delinear seus objetivos e como permanecer no caminho certo para alcançá-los.

Com que frequência você deve treinar?

Como regra geral, tente algumas vezes por semana. Mas a frequência com que você programa sessões depende um pouco de quão rápido você pode se recuperar depois. “Se você é mais jovem, dorme muito e se alimenta bem, pode treinar com mais frequência do que alguém mais velho, que tem sono inadequado ou não nutre o corpo com os nutrientes necessários para a recuperação”, explica Powell.

Existem riscos?

Embora um dos benefícios de variar seus treinos seja reduzir o risco de lesões, é possível acabar se machucando com o cross training também, se você não tomar cuidado. Se você treinar muito, você nunca vai dominar a forma adequada, porque fica pulando para atividades diferentes.

Em vez de tentar fazer algo diferente todos os dias, é recomendado seguir apenas algumas rotinas programadas regularmente. Escolha talvez duas atividades por vez para alternar entre – não tente fazer levantamento de peso, ciclos, ioga, pilates, barra, tudo em uma semana. Em vez disso, tenha uma atividade principal que é sua âncora – e uma que você realmente dominará – e misture em um treino complementar duas vezes por semana.

WhatsApp Image 2022 05 02 at 16.19.44 2

Outro risco a considerar: quando você estiver adicionando uma nova atividade para apoiar sua forma favorita de treino, não mergulhe muito rápido.

“A maioria das pessoas tenta levantar muito peso, muito rápido – elas pulam direto para o conceito de alta intensidade do cross training e esquecem os dois fundamentos principais: forma adequada e ser capaz de manter essa forma adequada durante todo o exercício”, diz Powell.

Comece devagar e obtenha orientação de um instrutor de classe ou treinador para ter certeza de que seu novo cross training está ajudando, e não prejudicando, seus objetivos.

Cross Training no Clube Paineiras

Complexo LPO

O Complexo LPO tem o intuito de juntar o Levantamento de Peso Olímpico (LPO) em alto nível com o método de treinamento do Crossfit, para trazer ao associado do Clube Paineiras do Morumby um trabalho mais eficiente e seguro.

O levantamento de peso olímpico (LPO) é um esporte cujo objetivo é levantar, do chão até acima da cabeça, em duas modalidades: o arranco e o arremesso. A modalidade desenvolve simultaneamente força, velocidade, coordenação, equilíbrio, estabilização, e propriocepção, qualidades essenciais para que um atleta alcance o êxito em qualquer atividade que praticar, podendo ser uma ótima ferramenta também para reabilitação.

O LPO e suas variantes de exercícios, serão utilizados em beneficio de pessoas que buscam a qualidade de vida e melhora no rendimento. O trabalho bilateral oferecido pelos exercícios traz uma harmonia natural ao corpo e aumento da força  que nenhuma outra atividade esportiva promove.

Podem participar associados a partir dos 14 anos, obrigatória a apresentação de atestado médico, com autorização para atividades de alta intensidade. Inscrições na Central de Atendimento. Além do cross training, veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil