Peteca. Conheça todas as regras e a história.

Peteca
Compartilhe:

A peteca foi criada muitos anos atrás pelos indígenas brasileiros, mas você sabia que hoje em dia ela é considerada um esporte oficial? Sim, há competições oficiais de peteca pelo Brasil e pelo mundo. Ela é jogada com uma rede na quadra, de uma forma parecida com o voleibol.

Conheça aqui neste texto as regras e a história da peteca, e veja como você pode jogá-la aqui no Clube Paineiras.

Índice

O que é peteca?

A peteca é conhecida por ser o esporte tradicional do Brasil, que é jogado com uma peteca de mão. O jogo é praticado batendo a peteca com a mão sobre uma rede alta, que tem grande semelhança com uma rede de vôlei, fazendo com que a peteca caia dentro da quadra adversária oposta.

RACHÕES DE PETECA

Onde jogar peteca?

Em qualquer quadra com rede é possível jogar peteca. Assim como voleibol e badminton, você também pode jogar apenas por diversão no seu próprio quintal. 

Quais são as dimensões de uma quadra de peteca?

Em jogos em duplas uma quadra de peteca mede 15m de comprimento por 7,5m de largura. Já em partidas individuais a medida da largura é de 5,5m. As linhas do limite da quadra e a linha central devem ter 5cm de largura. 

A quadra pode ser de areia, grama ou cimento, sendo esse último o mais comum. Quadras de cimento devem ser uniformes e um pouco ásperas. 

As cores da quadra devem ter um bom contraste para que assim sejam bem visíveis.

Como jogar peteca?

Apenas para diversão

Você pode jogar peteca em círculos de seis a doze pessoas. Utilize a técnica básica de bater com as palmas para cima e incentive o grupo a tentar atingir 21 petecadas consecutivas sem permitir que ela atinja o chão. Você também pode “contar” utilizando as letras do alfabeto de A a Z, sendo assim 26 petecadas.

Depois que seu grupo dominar o básico, aqui estão algumas variações que você pode incluir:

⦁ use apenas sua mão não dominante para acertar a peteca

⦁ use as duas mãos, equilibrando-se apenas em um pé

⦁ usando as duas mãos e com os dois pés tocando o chão, bata palmas três vezes após cada petecada, antes de poder acertá-la novamente

⦁ depois de acertar a peteca, cada jogador deve girar 360 graus antes de atingi-la novamente. Essa variação promove a coordenação olho-mão e é útil para atletas

⦁ depois de acertar a peteca, cada jogador diz seu próprio nome em voz alta

⦁ depois de acertar a peteca, cada jogador faz um “high five” com outro jogador antes de aceitá-la novamente

⦁ depois de acertar a peteca, cada jogador deve se mover para um novo local antes de acertá-la novamente.

Como jogar oficialmente

A peteca só pode ser atingida uma vez em cada lado da rede. Este esporte está sendo amplamente praticado no formato de simples, duplas, masculino ou feminino. Veja as regras a seguir.

pessoa jogando peteca

Quais as regras do jogo?

Peteca é jogado em partidas para ver qual lado vence melhor de três. O esporte é jogado em individuais simples ou em equipes de dois. O primeiro lado que é capaz de marcar doze pontos primeiro ganha o set. Os jogos da peteca normalmente duram vinte minutos e, após o término desse tempo, se nenhuma das equipes atingir a pontuação de doze, a vitória vai para a equipe com mais pontos.

Durante um jogo de peteca, existem duas regras importantes de jogo:

Saque – se a peteca passar abaixo da rede, fora do campo ou tocar a rede, o saque passa para o lado adversário.

Regra dos 30 segundos – a equipe sacadora tem 30 segundos para marcar ou a equipe adversária recebe o saque. O árbitro anuncia “10” como forma de alertar que o tempo está acabando para marcar.

História da peteca

Originalmente, a peteca era jogada durante as celebrações indígenas junto com a dança e o canto. Aos poucos, o jogo evoluiu para um esporte e passou por várias gerações no Brasil. As primeiras petecas eram geralmente apenas pedras embrulhadas em folhas e presas a uma espiga de milho. O jogo e a peteca evoluíram, com o primeiro jogo como conhecemos hoje acontecendo em 1940 na capital mineira.

Competição

Era apenas 1973 quando as primeiras regras foram escritas para peteca e em 1985 o Conselho Nacional de Esportes do Brasil elaborou o primeiro conjunto oficial de regras para que o jogo competitivo pudesse começar entre cidades e estados. 

Em 1987, o primeiro campeonato do torneio peteca foi organizado. As regras da Peteca foram atualizadas em 1995 para torná-la ainda mais competitiva. Em maio de 2006, o primeiro torneio internacional foi realizado em Paris, e equipes do Brasil, França e Reino Unido competiram.

Esporte peteca

Esportes semelhantes

  • Voleibol – jogo para duas equipes de seis jogadores, no qual uma bola grande é rebatida com a mão sobre uma rede alta, com o objetivo de marcar pontos fazendo com que a bola atinja o solo do lado adversário da quadra.
  • Badminton – um jogo de salão com raquetes em que uma peteca é rebatida para frente e para trás em uma rede.

Peteca no Clube Paineiras do Morumby

O clube dispõe de 05 quadras de peteca, em dimensões oficiais, onde os associados disputam suas partidas em forma de “rachão”, às quartas-feiras, sábados e domingos. A Área Recreativa administra a participação de grupos em Campeonatos Paulista e Brasileiro, e participações em torneios interclubes.

Protocolo:

Prática espontânea (no máximo em duplas):

  • realizar a higienização das petecas antes e após os jogos
  • higienizar as mãos ao entrar e sair das quadras
  • utilizar luvas durante os jogos
  • a troca de lado de quadra deve manter a distância de 2m entre as pessoas
  • não tocar nos postes e redes
  • evitar contato ao cumprimentar as pessoas
  • evite tocar em seu rosto após manusear a peteca ou qualquer outro equipamento
  • pedimos para que o revezamento seja feito de forma dinâmica e rápida, para assim dar oportunidade a quem estiver na espera
  • os jogadores não deverão permanecer nas quadras ou arredores após o término do jogo, evitando assim aglomerações
  • o clube não fará empréstimo de luvas e ou petecas. Cada jogador deverá levar seu próprio material
  • obrigatório o uso de máscaras.

Além da peteca, veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube. 

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil