Hidroginástica - Conheça Tudo Sobre Essa Modalidade | Clube Paineiras

Se divertir e ter saúde, é isso que a hidroginástica pode oferecer aos seus praticantes. Neste artigo, vamos falar sobre essa atividade física, para quem ela é benéfica, quais suas vantagens, restrições e quais as opções de atividades de hidroginástica do clube Paineiras do Morumby.

Hidroginástica - pessoas praticando o esporte em uma piscina

Sumário

Hidroginástica: como é realizada essa atividade física?

A hidroginástica pode ser definida como uma atividade corporal com movimentos aeróbicos feitos em ambiente aquático. Geralmente são aulas bem animadas, que podem ter música, acessórios como prancha, bolas, flutuadores e outros.

A maioria das aulas são feitas em grupo que interagem entre si. O tempo das aulas costuma variar entre 45 a 60 minutos, e podem acontecer de 1 a 3 vezes por semana.

Grande parte das aulas são coletivas, ou seja, possuem mais de uma pessoa e promovem a interação entre elas. Uma aula costuma ter de 45 a 60 minutos de duração. São aulas semanais, que podem ocorrer entre 1 a 3 vezes por semana.

A atividade ganhou notoriedade na década de 1980 e, a partir daí, ganhou um grande público, principalmente pelos seus resultados nos programas reabilitação e fortalecimento muscular, como também um grande aliado para a prática de atividades de acqua fitness, voltados a preservação do corpo através das atividades aquáticas.

O grande diferencial da hidroginástica é sua flutuabilidade. O ambiente aquático é ideal para dar resistência aos movimentos dos praticantes, tornando os exercícios mais eficientes, ao mesmo tempo que protege as articulações dos impactos que poderiam ser causados se os exercícios fossem feitos em solo duro.

 

As aulas são feitas na piscina, de modo que o nível da água atinja a altura dos ombros. Esse fator é importante para permitir uma maior eficácia em exercícios mais localizados para os membros superiores, como também para não forçar a coluna lombar.

Como são as aulas de hidroginástica?

As aulas de hidroginástica costumam iniciar com um aquecimento da musculatura e elevação dos batimentos cardíacos, que podem incluir uma pequena sessão de aquecimento corporal.

Grande parte das aulas são direcionadas para o aumento da capacidade cardiorrespiratória dos praticantes, quando trabalhadas em intensidade moderada e de modo ininterrupto, como também para o fortalecimento muscular localizado.

O uso de acessórios é muito comum para dar maior eficiência aos exercícios localizados, ampliando a resistência que a água proporciona aos movimentos.

As aulas também costumam ter um período de relaxamento, ideal para que os batimentos cardíacos voltem ao estado normal, o que normalmente acontece através de alguns exercícios de alongamento.

Quais os benefícios da hidroginástica?

São inúmeros os benefícios da hidroginástica, pois ela inclui todas as vantagens dos exercícios feitos em solo, aliados à inexistência de impactos sobre as articulações, o que ajuda na prevenção de lesões.

É justamente por causa desse baixo impacto muscular que existe uma crença que a atividade é voltada apenas ao idoso, entretanto, apesar dos idosos sofrerem com dores articulares, a hidroginástica se apresenta como uma boa opção de atividade para todas as pessoas, como veremos abaixo:

  • Hidroginástica para o emagrecimento

 

Muitas pessoas utilizam as aulas de hidroginástica para emagrecer, principalmente pelo fato da atividade ter um baixo risco de lesão e não exigir movimentos muito intensos.

Segundo estudos, a atividade costuma queimar em média de 400 a 600 calorias por hora. Em outras palavras, é uma atividade que não fornece um emagrecimento tão rápido quanto outras, mas que aliada a uma alimentação balanceada, pode ser uma ótima opção para o emagrecimento saudável e cuidado com o corpo em atividades de acqua fitness.

  • Hidroginástica para grávidas

 

Muitos especialistas recomendam a aula de hidroginástica para gestantes, pois a atividade é uma ótima opção para combater a retenção de líquidos e dores na coluna, comuns ao período de gravidez.

 

Além disso, a atividade pode fornecer um meio seguro e eficaz de melhorar a qualidade do sono e diminuir o peso corporal, aliviando o impacto da carga na coluna que pode afetar o bebê. De qualquer forma, é sempre importante que o obstetra indique a prática da atividade à gestante.

Hidroginástica na terceira idade
  • Hidroginástica para a terceira idade

 

A hidroginástica é uma grande aliada da terceira idade, muitas vezes crucial para que o idoso tenha uma melhor rotina e qualidade de vida. A pressão da água sobre o corpo auxilia na circulação do sangue, e os exercícios ajudam no desenvolvimento do condicionamento cardiorrespiratório, da força, flexibilidade, relaxamento e coordenação motora.



  • Como as aulas costumam ser em grupo, com música e diferentes atividades, elas também possuem benefícios psicológicos importantes ao idoso, ajudando-os na socialização e sensação de bem-estar.

Portanto, de maneira geral, é possível dizer que a hidroginástica ajuda na:

  1.  Perda de peso: como dito acima, a atividade promove a perda de peso pois conta com movimentos repetitivos e com gasto energético, o que promove a queima de calorias.

  2.  Melhora da circulação: os movimentos aeróbicos melhoram a circulação, ajudando no melhor funcionamento do coração.

  3. Melhora da respiração: as atividades oferecem uma melhor adequação da respiração, trazendo mais resistência ao pulmão.

  4.  Fortalecimento dos ossos: as atividades também fornecem a entrada de cálcio nos ossos, promovendo maior fortalecimento de todos eles, ajudando no desenvolvimento de uma maior resistência contra os impactos.

  5. Prevenção contra doenças cardiovasculares: a diminuição de frequência cardíaca e pressão arterial promovem maior resistência contra doenças cardiovasculares.

Cuidados extras nas aulas de hidroginástica

Abaixo algumas dicas e cuidados para a prática da atividade:

  • As toucas costumam ser um problema para os praticantes, mas são essenciais para proteger o cabelo dos produtos que são utilizados na água da piscina. Para facilitar essa rotina, tente molhar os cabelos antes de colocar a touca, ou mesmo um pouco de creme pode ajudar a deslizar melhor a touca e ainda aumentar a proteção dos fios.
  • Tenha sempre atenção aos movimentos de entrar e sair da piscina para evitar quedas, especialmente entre os idosos.
  • Cuidado com a alimentação. O ideal não é ir em jejum e nem com a barriga cheia. Dê preferência a uma alimentação leve pelo menos uma hora antes dos exercícios.
  • Lembre-se de se hidratar bastante, pois a água costuma fazer com que os praticantes esqueçam de se hidratar.
  • Busque sempre tomar banho logo após as aulas para retirar os resíduos de cloro do corpo.
  • Lembre-se de sempre secar bem a pele para evitar fungos e micoses.
  • Use hidratante corporal para não deixar a pele ressecada.

Existe restrições para a prática da hidroginástica?

A hidroginástica costuma ser contraindicada para pessoas que possuem doenças renais e cardiopulmonares, que estão fazendo radioterapia, que possuem epilepsia e outras condições.

De maneira geral, como em todo esporte, é importante uma avaliação médica prévia antes de iniciar as aulas. Além disso, suspenda-as caso tenha algum tipo de infecção na pele.

Onde fazer hidroginástica?

O clube Paineiras do Morumby dispõe de um prédio voltado às atividades de fitness, musculação e ginástica, divididos em dois andares. Lá, estão disponíveis cursos de ginástica, alongamento, treinamento funcional, pilates, bike e a hidroginástica.

O complexo esportivo do Clube Paineiras, por exemplo, é composto por 7 piscinas aquecidas, sendo uma delas olímpica, uma piscina kids e 5 piscinas sociais. 

O Paineiras se destaca em várias modalidades esportivas, sejam elas de esportes com base no lazer, no encontro de amigos, cursos ou até mesmo nas disputas de diversos tipos de campeonatos, nacionais, internacionais e interclubes, para as mais variadas faixas etárias, desde os campeonatos para jovens e crianças até as competições de master.

A área recreativa do clube, por exemplo, é responsável pela realização de diversos eventos, internos e externos, oferecendo também um variado leque de cursos e atividades voltados à integração, lazer e entretenimento dos associados, como a hidroginástica.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Artigos relacionados