Powerlifting: Dicas e Treinamentos para Impulsionar sua Força e Performance

powerlifting

Powerlifting: Dicas e Treinamentos para Impulsionar sua Força e Performance

Powerlifting é um esporte para quem gosta de força bruta! O objetivo da modalidade é fazer com que seus atletas levantem o maior peso possível em cada um dos movimentos que compõem o esporte. No artigo de hoje vamos entender tudo sobre essa modalidade, seus benefícios e quem pode praticar.

Sumário

O que é powerlifting?

Reconhecido como um esporte desde 1960, o powerlifting está em franca evolução, seja em relação às diferentes técnicas aplicadas no universo raw, seja no uso de equipamentos que cada vez mais permitem que os atletas efetuem levantamentos de cargas cada vez maiores.

A atividade pode ser realizada em duas modalidades: equipada e não-equipada.

Competição não equipada:

Raw – é a expressão usada para designar os atletas de powerlifting sem equipamento). Nesta modalidade é permitido o uso de um cinto com o tamanho máximo de 10cm e 13mm de espessura e ligaduras nos pulsos (em algumas federações se permite também o uso de ligaduras nos joelhos).

Competição equipada:

Nesta modalidade, os atletas podem utilizar diversos equipamentos que permitem o levantamento de cargas maiores. A depender da composição dos equipamentos, os atletas podem ser designados por single-ply (quando o equipamento é composto por camadas simples) ou multi-ply (quando há múltiplas camadas ).

É dada aos atletas a possibilidade de competirem em três movimentos, ou de se especializarem nos movimentos de supino e/ou peso morto. Todas as competições oficiais adotam o sistema de rounds.

Como acontecem as competições de powerlifting?

Os atletas de uma mesma categoria de peso são organizados em grupos e todos dispõem de três tentativas de levantamento no movimento de agachamento, supino e movimento de peso morto.

A competição se inicia com o atleta que tenha solicitado  o peso mais leve na barra e termina com o pedido de peso mais pesado. Uma vez feito o primeiro levantamento, todos os atletas deverão comunicar à mesa qual será o peso da sua próxima tentativa.

Os vencedores são determinados pela soma total dos três movimentos mediante um índice que relaciona o peso levantado com o peso corporal do atleta.

Foto em close de competidor em uma disputa de Powerlifting

As categorias de peso se dividem em:

Masculino: até 52 kg (somente sub-junior e junior), 56kg, 60kg, 67,5 kg, 75kg, 82,5kg, 90kg, 100kg, 110kg, 125kg, 140kg e acima de 140kg.

Feminino: até 44kg (somente sub-junior e junior), 48kg, 52kg, 56kg, 60kg, 67,5kg, 75kg, 82,5kg, 90kg e acima de 90kg.

As regras para validação dos movimentos funcionam assim:

Para agachamento: após a ordem do juiz, o atleta deverá agachar até que as ancas fiquem abaixo da linha do joelho, formando no mínimo um ângulo de 90°. Na finalização do movimento, o atleta deverá reerguer-se até a posição inicial, ficando com os joelhos completamente estendidos.

Para supino: após retirar a barra do suporte, o atleta deverá aguardar a ordem do juiz e, então, descer a barra até tocar nos músculos do peitoral. Aguardar novamente a ordem do juiz e iniciar o movimento ascendente, reerguendo a barra até que os braços estejam totalmente estendidos e, em seguida, retornando a barra ao suporte.

Para peso morto: o atleta deve posicionar-se, agarrar e elevar a barra até que as suas pernas e costas estejam completamente eretas e na posição vertical. Aguardar a ordem do juiz e, somente após essa ordem, deve regressar à posição inicial pousando a barra no chão de forma controlada.

O não comprimento das regras resulta em movimento nulo. Caso o atleta não valide um único movimento, fica automaticamente desqualificado e impedido de prosseguir com a competição nos movimentos seguintes.

Powerlifting2

O que é treino powerlifting?

Os treinos de powerlifting, por ser uma modalidade que exige muita força de músculos específicos, foca menos na hipertrofia e mais na explosão muscular e, claro, na força. As rotinas de treino costumam ter uma variedade na quantidade e intensidade dos treinos para que os resultados sejam cada vez melhores ao longo do tempo.

Os treinos costumam ser compostos por séries mais curtas (com até 6 repetições) e com movimentos descendentes mais lentos e ascendentes mais rápidos, além de descansos de até 3 minutos entre séries.

Quais os benefícios do powerlifting?

O powerlifting tem ganhado mais adeptos por alguns motivos, tais como:

Fácil acompanhamento de progresso

Em qualquer atividade cujo principal objetivo é levantar pesos, medir o progresso acaba sendo  uma tarefa simples. Quanto mais peso levantar, mais forte está ficando! 

Aumento da força

Quer ficar mais forte? O powerlifting é o exercício ideal! Por focar na capacidade de levantar e sustentar o maior peso possível em cada um dos exercícios, o powerlifting ajuda para o aumento da força, não só especificamente na carga, mas na sua capacidade de suportá-las através do progresso na postura, resistência, densidade óssea e metabolismo. Itens que se desenvolvem conforme você progride no esporte.

Perda de peso

Powerlifting é um método de treino intenso, e por isso é excelente para a queima  de calorias. Outro grande benefício desse exercício, é o efeito a longo prazo sobre o metabolismo. 

Novo método de treino

Um dos truques para atingir um corpo atlético é experimentar vários métodos de treino e diferenciar nos exercícios. E, com certeza, o powerlifting é uma opção bem diferente dos treinos tradicionais de musculação. 

Corpo atlético

Existia um estigma de que os powerlifters eram, em sua maioria , acima do peso. Porém, a realidade é que cada vez mais conseguem ter uma simetria de fazer inveja. 

Melhora das articulações

O powerlifting é benéfico para fortalecer as articulações, trabalhando todos os músculos do corpo (ou quase todos). 

Diminui risco de osteoporose

A osteoporose atinge uma boa parte da população, especialmente idosos e mulheres pós-menopausa. O powerlifting diminui inúmeros fatores de risco para a osteoporose, pela força crescente e massa óssea.

Para quem é indicado?

O powerlifting é um esporte totalmente inclusivo e democrático. Mas é sempre importante frisar que uma barra com peso nunca te enganará! Então, por mais vontade que você tenha de realizar treinos de powerlifting, é um esporte de força que exige que o praticante tenha muita determinação e força de vontade e, claro, sempre passe por um orientador e profissional adequados para que os treinos e cargas sejam os compatíveis com o seu nível.

Homem praticando powerlifting em academia
Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *