Chegou a hora de conhecer alguns personagens do Paineiras que escreveram seus nomes na história dos Jogos Olímpicos. São trajetórias diversas, que incluem participações de atletas, associados e colaboradores do clube.
Stephanie Balduccini
Hoje, Stephanie Balduccini não defende mais o Paineiras nas competições de natação, mas segue sendo parte do clube como associada. A Stephanie conheceu a natação nas turmas do Formativo e seguiu defendendo o rosa magenta que ela realizou uma das maiores façanhas de sua carreira.
Em Tóquio (2020), integrou a equipe de revezamento 4×100 livre da seleção brasileira de natação. Um feito memorável e histórico para a alegria de toda a comunidade paineirense. Ela também compõe o time nacional na disputa dos Jogos Olímpicos de Paris.
Eduardo Barbosa Katsuhiro
O atleta da casa Eduardo Barbosa Katsuhiro estreou em uma olimpíada e teve a oportunidade de retornar ao país em que um dia já morou nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020).
Eduardo foi um dos 13 atletas da seleção brasileira de judô a defender o país na edição dos jogos realizada no Japão, competindo na categoria – 73 Kg.
Carlos Honorato
O Paineiras tem o orgulho de dizer que conta, em sua equipe de colaboradores, com um dos maiores destaques que o judô nacional já apresentou: Carlos Honorato, medalhista de prata na Olimpíada de Sidney (2000) e atualmente trabalha como técnico de judô no clube, passando para a nova geração um pouco da sua vivência e seus ensinamentos como ex-atleta e agora como sensei da modalidade.
Edmilson Dantas
Nosso técnico e professor do LPO Edmilson Dantas, mais conhecido como “Dimas”, também marcou presença em jogos olímpicos: como atleta dos Jogos Olímpicos de Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996); como técnico nos Jogos Olímpicos de Beijing (2008); e chefe de equipe nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Um destaque histórico da modalidade para o Brasil e um orgulho para o Paineiras.
Rafael Buzacarini
Um dos destaques brasileiros no judô, Rafael Buzacarini foi atleta do Paineiras até pouco tempo atrás e foi quando defendia as cores paineirenses que teve sua segunda oportunidade de competir em uma olimpíada.
O judoca, que já havia representado o Brasil nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro (2016), marcou presença nos jogos de Tóquio (2020) como atleta paineirense.
Marcio Appel
Por todo seu esforço e talento, Marcio Appel é outro personagem que teve a chance de defender
o país em mais de uma edição de jogos olímpicos.
O associado, atleta profissional do hipismo competiu no Rio de Janeiro (2016) e também marcou presença em Tóquio (2020), junto com seu cavalo Iberon Jmen.
Tatiana Lobo
A associada Tatiana cumpriu uma função além das “arenas” de competição e liderou a delegação do Brasil em um esporte que fazia sua estreia em jogos olímpicos.
Nas últimas duas edições dos jogos olímpicos (2020 e 2024), a associada teve a responsabilidade de ser a chefe da equipe Seleção Brasileira de Skate, esporte em que o país é conhecido mundialmente por contar com grandes nomes.
Valter Hime
Para quem não sabe, o Paineiras conta com um personagem que possui uma relação especial com as Olimpíadas: Valter Hime. Dentre suas inúmeras histórias como atleta de remo, ele pode contar que já disputou duas edições de jogos olímpicos: em Moscou, na Rússia (1980), e em Los Angeles, nos Estados Unidos (1984).
Hime representou as cores da bandeira do Brasil na modalidade por mais de 8 anos, esporte que pratica desde os 12 anos de idade.
Alexandra de Santis Araujo
Nunca é demais relembrar que o Paineiras já teve em seu quadro de atletas uma jogadora brasileira de polo aquático, radicada em Palermo, na Itália, que deixou seu nome na história dos jogos olímpicos.
Alexandra de Santis Araujo defendeu o clube na década de 90 e, alguns anos depois, conquistou o ouro olímpico na modalidade, jogando pela seleção italiana nos jogos de Atenas (2004).
Andrea Curi
De alma paineirense, a técnica do nado artístico do clube Andrea Curi é outro nome marcado na história do Brasil nos Jogos Olímpicos, dirigindo o time nacional em três oportunidades.
Ela esteve nas Olimpíadas de Sydney (2000) e Atenas (2004) com as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes e em 2012, com Nayara Figueira e Lara Teixeira. De quebra, nos Jogos do Rio de Janeiro (2016), marcou presença como comentarista da modalidade em uma grande rede de televisão.
Carolina e Isabela de Moraes
Sob o comando de Andrea Curi, as irmãs gêmeas e ex-atletas do Paineiras, Carolina e Isabela de Moraes, detêm o melhor resultado do nado artístico brasileiro em Jogos Olímpicos.
Na Olimpíada de Sydney (2000) elas conseguiram a inédita classificação para a final nos duetos e terminaram na 12ª colocação, feito que foi repetido em Atenas (2004).
Lara Teixeira e Nayara Figueira
Outro dueto que encheu o Brasil e o Paineiras de orgulho foi formado pela dupla Lara Teixeira e Nayara Figueira. A ex-atletas do clube colocaram seu talento em favor da seleção brasileira nas Olimpíadas de Pequim (2008) e de Londres (2012).
Na Inglaterra, as nadadoras tiveram o comando da treinadora paineirense Andrea Curi.
Tess Oliveira, Mariana Rogê, Viviane Bahia, Gabriela Mantelatto, Victória Chamorro
Atletas associadas, que disputaram as olimpíadas Rio 2016, mostrando a tradição paineirense na modalidade Polo Aquático.
Jaime Oncins
Nosso maior ícone no tênis, reconhecidamente entre os 10 melhores tenistas brasileiros, esteve presente nas olimpíadas de Barcelona 1992 e na olimpíada de Sidney em 2000.
Giovanna Diamante
Nadadora que iniciou sua carreira nas turmas de iniciação de natação do paineiras, chegou a disputar as olimpíadas de Tókio em 2020.
Shigueto Yamazaki Jr.
Associado, integrou a delegação brasileira de judô nas olimpíadas de Barcelona 1992. O atleta associado, se inspirou no seu pai, Shigueto Yamazaki, também atleta olímpico.
Rodrigo Oliveira Santos
Nosso colaborador do Depto de Esportes, atuou como árbitro de tênis nas olimpíadas Rio 2016.
Milton Cruz
Atleta associado ganhou a primeira medalha olímpica de futebol nas olimpíadas de Los Angeles em 1984.