Da Alta Performance do Brasil


para o Mundo

Lucio Mauro Martins, um paineirense que vêm construindo sua carreira mundo afora. Atleta desde muito cedo, iniciou sua trajetória aos 12 anos no handebol em Manaus, sua cidade natal, e foi através do esporte que decidiu desenvolver-se como profissional.

2F1C0F8E 25B3 4456 9CC9 DFFE40D66780

A história de Lucio com o Paineiras teve início há 14 anos, quando se casou com Andrea Velletri, associada desde criança. À época, ela comentou que gostaria de voltar a participar do dia a dia do clube. Seus sogros continuavam associados e com isto deram entrada no processo de transição do título na família. “Com o retorno ao clube acabamos proporcionando um grato convívio entre a família num mesmo ambiente pois meus filhos passaram a realizar atividades físicas dentro do clube, fazendo com que nos víssemos com mais frequência”, conta Lucio.

De forma muito repentina e rápida, precisamente no final do mês de agosto de 2021, Lucio recebeu o convite para atuar como preparador físico e em exatos 10 dias já estava em Moscou, na Rússia, atuando como profissional do time Lokomotiv Moscow.

Mas esta trajetória vem de muitos anos de estudo no ambiente de alta performance. “Me aperfeiçoei no tema realizando cursos em centros de referência nos Estados Unidos e aqui na Europa, e claro, sempre construindo um ótimo networking com profissionais do mundo inteiro, mantendo contato e trocando experiências”, explica Lucio. E foi por toda esta trajetória e networking que o seu convite para trabalhar em Moscou veio através de um amigo que assumira o cargo de Diretor de Performance do clube russo e, como já haviam trabalhado juntos em outro momento e por conhecer todo o seu potencial, o cargo de Preparador Físico de Alta Performance lhe foi oferecido em um dos melhores times da Rússia.

Lucio conta que esta é sua primeira experiência profissional fora do Brasil, mas que pode afirmar que tem sido muito proveitosa, inclusive pensa em dar passos maiores em direção às grandes ligas europeias. Mesmo sendo sua primeira vez trabalhando no exterior, Lucio já traz uma bagagem de renome em território nacional, pois trabalha há mais de 18 anos no Instituto Vita, onde teve a oportunidade de trabalhar com atletas olímpicos de diversas modalidades como: Daiane dos Santos, atleta da ginástica olímpica e artística, Jorge Zarif, da vela, e ainda com uma das melhores equipes de Brazilian Jiu-Jitsu do Brasil, o Dream Art, tendo a possiblidade de treinar alguns dos maiores nomes da modalidade, como Isaque Bahiense e Izadora Cristina, entre outros.

Mas a saudade do Brasil e do Paineiras é grande. Lucio diz sentir muita falta dos momentos com os filhos no clube, principalmente de acompanhá-los nos treinos de judô, futebol e polo aquático. Também ressente a distância dos amigos, da família, dos encontros e dos churrascos. “E aqui parabenizo o Paineiras pelo apoio ao esporte, tanto formativo quanto competitivo, pois para mim é importantíssimo ver nossas crianças crescendo neste ambiente esportivo com profissionais totalmente qualificados e em um local seguro como o clube”, diz Lucio, com muita saudade.

Leia também: