#EuNoPaineiras - Roberto Rodrigues

Da Olimpíada dos coroas para o mundo

A saudosa olimpíada dos coroas era um evento de muita alegria e confraternização, que unia os atletas “mais experientes” do clube em competições das mais variadas modalidades, com o intuito de promover diversão em clima de disputa aos associados. Mas a competição também era um incentivo à prática esportiva e nela acabavam surgindo atletas com idades mais avançadas que entraram de corpo e alma no esporte. Esse é o caso de Roberto Rodrigues.

Associado do Paineiras desde o ano de 1982, Roberto é um desses atletas que nasceram dentro das competições do clube. O paineirense conta que começou a correr de maneira curiosa, justamente na corrida de encerramento da olimpíada dos coras. “Era uma prova de 2400 metros em que, em média, 800 associados participavam. Lembro que no final havia um churrasco no Salão Nobre, onde ocorria a premiação das equipes e dos atletas individuais. Venci essa prova por três anos consecutivos”, relembra.

A partir disso, a corrida passou a ser uma paixão e tomou conta de grande parte da vida de Roberto. Em sua vida, ele participou de 184 provas e concluiu 10 maratonas. Além da realização como atleta, esporte proporcionou ao paineirense conhecer o mundo. Foram viagens inesquecíveis para participar de provas nos mais diversos lugares. Experiências que ele gosta muito de resgatar na memória.

“Em maratonas, fiz meu melhor tempo em Blumenau, cravando 2h56min. Mas gosto de lembrar da maratona de Tromso, na Polônia, dentro do círculo polar ártico, e da Jungle Marathon, disputada no deserto da Patagônia. São muitas experiências internacionais e provas que também fiz aqui em São Paulo. Tenho todos os meus tempos anotados até hoje”, enfatiza o paineirense.

Além da corrida, Roberto participou de competições de biathlon e triathlon em lugares como Porto Seguro e Rio de Janeiro e participou de um chamado “Ironman” no Avaí. Por volta dos 80 anos de idade, no entanto, respeitou os sinais do corpo e da mente que, segundo ele, já sugeriam uma desaceleração e, posteriormente, aposentadoria de uma tão bem-sucedida carreira de atleta.

Atualmente, Roberto continua frequentando o clube. Ele utiliza muito a parte de fitness e participa dos almoços às quintas-feiras com os mais experientes, como ele mesmo descreve. “Hoje, meus filhos também aproveitam tudo o que o Paineiras oferece. Cresceram aqui nas escolinhas de formação e minha filha, inclusive, fez parte da equipe de natação”, relembra.

O atleta da maior idade paineirense conta que já participou da política do clube, sendo eleito duas vezes para o conselho e trabalhando como diretor de obras e manutenção em quatro gestões diferente. Ele encerra deixando um recado para a gestão que inicia o trabalho no Paineiras agora: “Desejo boa sorte e uma gestão muito boa ao novo presidente Carim Cardoso Saad que, com sua experiência e pouca idade, e junto de seus diretores, deve manter o alto nível das últimas gestões”.

Leia também: