Stand Up Paddle

Stand Up Paddle
Compartilhe:

Stand Up Paddle - uma maneira divertida de se exercitar

O stand up paddle é uma atividade única que trabalha todo o seu corpo. Não é apenas uma diversão para fazer com seus amigos e familiares, mas também é benéfico para sua própria saúde. Conheça abaixo mais sobre esse esporte e seus principais benefícios.

Sumário

O que é stand up paddle?

O stand up paddle é uma atividade de esporte aquático ao ar livre onde um surfista se levanta em uma grande prancha e usa um remo para se mover pela água.

O stand up paddleboarding, também conhecido pela sigla SUP, é um dos esportes de prancha que mais cresce no mundo.

O SUP é uma subclasse do paddleboarding, um conceito mais amplo que também inclui o uso dos braços enquanto ajoelhamos, deitamos ou ficamos em pé em uma prancha estreita e longa para se movimentar na água.

O paddleboarding tem suas raízes na África, América do Sul e na antiga cultura polinésia.

stand up paddle 2

Os historiadores acreditam que os nativos do século 16 usavam pranchas de madeira para se mover de um lugar para outro e pegar ondas para se divertir.

Tom Blake é o pioneiro da construção moderna de paddleboards.

Na década de 1920, os americanos ajudaram a restaurar velhas pranchas havaianas, uma década depois, Blake já estava construindo placas ocas com metade do peso dos modelos históricos.

Entre a década de 1930 e o início da década de 1990, os paddleboards permaneceram na sombra das pranchas de surf e do surf, à medida que pranchas menores e mais leves tomaram conta do mercado.

Benefícios de praticar stand up paddle

stand up paddle 3

1 - Ajuda no equilíbrio

O paddle boarding requer muito equilíbrio para ficar em pé na prancha. Isso significa que você estará praticando a força do seu tronco e das suas pernas para se manter equilibrado na prancha.

2 - Reduz seus níveis de estresse

O stand up paddle pode ser um ótimo apaziguador do estresse devido à natureza sedativa da água ao seu redor e à capacidade de fazer a ação toda ser apenas sua. Sem mencionar que cair da prancha pode lhe dar uma séria descarga de adrenalina para afastar qualquer sentimento estressante.

3 - Exercita todo o corpo

Acredite ou não, é preciso todo o seu corpo para usar bem sua prancha de SUP. Isso significa que, enquanto estiver praticando paddle boarding, você estará trabalhando os músculos das costas, braços, pernas, ombros e tronco, oferecendo um treino de corpo inteiro.

4 - Atividade de baixo impacto

De um modo geral, o paddle boarding é uma atividade de baixo impacto, o que significa que não pode causar sérios danos aos seus ligamentos ou tendões. Isso também significa que é benéfico para alguns atletas que sofrem de dores no joelho ou no quadril, ou também dores nas canelas.

Stand up paddle: como praticar

Com apenas um pouco de instrução, a maioria dos iniciantes são capazes de se levantarem e começarem a remar logo após a primeira vez de praticarem o esporte. Para começar, aqui estão algumas dicas sobre:

  • ficar de pé
  • equilíbrio
  • cair e voltar.
stand up paddle 4

Como ficar de pé em seu SUP

Pratique esta técnica para conseguir ficar em pé:

  • Fique ao lado da prancha em água na altura do joelho (profunda o suficiente para que as quilhas da prancha não atinjam o fundo).
  • Segure a prancha pelas bordas e vá até ela na posição ajoelhada, logo atrás do ponto central da prancha (você pode localizar rapidamente o centro da prancha encontrando a alça de transporte).
  • Mantenha as mãos nas laterais da prancha para estabilizá-la e mova um pé de cada vez para colocar os pés onde estavam os joelhos.
  • Em vez de ficar de pé em um movimento, comece levantando o peito enquanto mantém os joelhos dobrados. Quando o peito estiver na vertical, estenda as pernas para ficar de pé.

Mantendo o equilíbrio em um SUPm

Quando estiver de pé, há algumas coisas que você pode fazer para manter o equilíbrio na prancha:

  • Posicione os pés para que fiquem paralelos, afastados na largura do quadril e centralizados entre as bordas da prancha.
  • Mantenha os dedos dos pés apontados para a frente, os joelhos levemente dobrados e as costas retas.
  • Mantenha a cabeça e os ombros firmes e eretos e desloque o peso movendo os quadris.
  • Seu olhar deve estar nivelado no horizonte. Evite olhar para os pés.

Como remar no SUP

É bastante comum ver remadores iniciantes segurando seus remos de SUP da maneira errada. Para evitar cometer o mesmo erro, aqui estão duas coisas que você deve saber ao pegar seu remo:

  • A espátula deve inclinar-se para a frente do eixo, em direção ao nariz da prancha.
  • Quando você está remando no lado direito da prancha, sua mão esquerda estará no punho em T e sua mão direita alguns metros abaixo do eixo. Ao trocar de lado, inverta as posições das mãos.

Caindo e voltando

Apesar de seus melhores esforços para se manter equilibrado em sua prancha, você vai cair na água em algum momento. Mesmo remadores experientes mergulham de vez em quando, então se você estiver se sentindo um pouco incapaz, não se preocupe com isso e lembre-se de que o SUP é um esporte aquático, então não há problema em se molhar.

Para aqueles momentos inevitáveis em que você perde o equilíbrio:

  • Caia para o lado, de modo que você caia na água e não na prancha. Cair na prancha é mais provável de causar uma lesão.
  • Tente se segurar no remo enquanto cai. Se você se separar dele, pegue sua prancha primeiro e volte a subir, depois reme com as mãos para pegar o remo.

Para voltar ao seu SUP depois de cair:

  • Posicione-se ao lado de sua prancha e perto do centro.
  • Segure a alça no centro da prancha com uma mão.
  • Deixe suas pernas flutuarem até a superfície atrás de você e, em seguida, chute as pernas enquanto puxa a alça para deslizar sobre a prancha.

Stand Up Paddle no Clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras do Morumby fornece um curso de stand up paddle para os seus associados. Este curso é ministrado na Raia Olímpica da USP.

As inscrições estão disponíveis na Central de Atendimento. As vagas são limitadas.

Confira aqui a grade horária do stand up paddle. Veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil