Tênis de mesa ou Ping-Pong?

Tênis de Mesa.

Tênis de mesa ou Ping-Pong? Saiba tudo sobre o esporte, história, regras, dicas…

Você já jogou ping-pong? É uma delícia, não é? Ainda é comum encontrar mesas de ping-pong nos salões de jogos dos prédios e até mesmo em casas. Eu mesmo adorava brincar quando criança, mas deixemos e saudosismo de lado e vamos ao que interessa. 

O tênis de mesa, atividade recreativa e esporte olímpico desde 1988, também é conhecido pelo termo ‘ping-pong’. Embora seja excluído da terminologia oficial, esse nome é muito popular atualmente. Ele se origina notavelmente do som onomatopaico da bola que apareceu no Extremo Oriente em 1884: ‘ping’ é imitativo do som de uma raquete batendo em uma bola e ‘pong’ equivale ao som do salto na mesa. 

Quer saber mais sobre o tênis de mesa? Nos acompanhe nessa leitura.

Sumário

O que é tênis de mesa?

Definição

O ping-pong é um jogo em que dois ou quatro jogadores jogam uma bola leve e oca para frente e para trás em uma rede esticada no centro de uma mesa. O jogo é mais comumente conhecido como tênis de mesa, refletindo sua origem como uma modificação interna do esporte de tênis de grama. 

O termo ping-pong é uma marca registrada federal para o jogo emitida pela Parker Brothers, Inc., em 1901, e agora de propriedade da Escalade Sports, de Evansville, Indiana.

Objetivo

O objetivo do jogo é que cada jogador bata na bola de tal forma que seu oponente não possa devolver a bola legalmente. Para cada uma dessas ocasiões, o jogador vencedor recebe um ponto. O jogador que atingir 11 pontos primeiro ganha o jogo, exceto que em jogos empatados em 10 pontos cada, um jogador deve ganhar uma vantagem de dois pontos para ser declarado vencedor. 

As competições oficiais geralmente consistem em um número ímpar de jogos, dos quais uma pessoa deve vencer a maioria (3 jogos em 5, 4 em 7 ou 5 em 9, por exemplo).

tênis de mesa

Tênis de mesa ou ping-pong?

Apesar de serem muito parecidos, há sim diferenças entre os dois. A principal é que ping-pong é mais um hobby, uma atividade recreativa, e tênis de mesa é um esporte. Também há diferenças nos equipamentos e regras:

  • Bola: Geralmente a bolinha de tênis de mesa é mais leve que a de ping-pong.
  • Raquete: Como o ping-pong é uma atividade recreativa as exigências para a raquete são mais brandas, você compra a raquete pronta já com o EVA em um dos lados. No tênis de mesa você compra a raquete e a borracha separadas, e assim poder colar manualmente. E os padrões de madeira e formato precisam estar de acordo com a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
  • Regras: Logicamente as regras do tênis de mesa são muito mais rígidas, por exemplo na hora do saque é exigido que a bolinha alcance ao menos 15 centímetros de altura. E o adversário precisa ver a bolinha desde o momento que ela é jogada para cima até ser atingida pela raquete.

Ficando mais clara agora a diferença entre esses dois termos, vamos agora ver um pouco da origem desse esporte. 

Qual a origem do tênis de mesa?

Foi na Inglaterra, no final do século 19, que o tênis de mesa apareceu. Inspirando-se no tênis de grama, os primeiros jogadores pertenciam à sociedade vitoriana de classe média. 

O primeiro jogo teria sido jogado usando uma rolha de champanhe como bola, caixas de charutos como bastões e livros para a rede. Naquela época, o tênis de mesa era visto como uma mera distração para as classes ricas. Em 1890, o inglês David Foster, atraído por seu amplo apelo, introduziu o primeiro jogo de tênis de mesa. 

Em 1897, os primeiros campeonatos nacionais foram organizados na Hungria. Após uma viagem aos Estados Unidos, em 1901, James Gibb trouxe de volta a primeira bola de celulóide, que era muito mais leve que as bolas de borracha. Um ano depois, em 1902, E.C. Gould, um britânico entusiasta do jogo, apresentou as primeiras raquetes cobertas de borracha. Era o início da história do tênis de mesa!

tenis de mesa

Dicas e truques de tênis de mesa que você deve saber

  1. Misture saques de diferentes comprimentos e giros. Alguns exemplos de saques avançados incluem médio-longo, profundo, curto, down-the-line, pure spin, pure speed, etc. Saques no cotovelo tendem a ser muito eficazes, já que o receptor deve decidir rapidamente (e muitas vezes não a tempo) usar um forehand ou backhand.

  2. Desenvolva um ataque de terceira bola. É aqui que você saca, o recebedor recebe e você marca um ponto para vencer. Um exemplo é um saque de backspin curto, seguido de um push longo e, em seguida, um loop poderoso.

  3. Ataque sempre que puder, principalmente em um saque longo. Foi comprovado que o jogador que ataca com mais frequência costuma ganhar ponto, set e partida.

  4. Mantenha seus olhos principalmente na raquete do oponente ao receber um saque. Se você já viu o ex-campeão mundial Jan-Ove Waldner jogar, você pode ver que ele dá uma rápida olhada em quão alto a bola é lançada, então olha de volta para a raquete. Se você mantiver os olhos na bola, o sacador o confundirá com sua jogada.

  5. Misture seus golpes ao receber. A maioria dos jogadores tende a empurrar, permitindo que seus oponentes comecem o ataque. Misturar loops, drives, pushes, chops, etc. proporciona uma excelente variação e um oponente desnorteado.

Jogadores olímpicos de tênis de mesa

O principal nome do Brasil atualmente no tênis de mesa é Hugo Calderano, número quatro do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, sigla em inglês). E chegou às quartas de final nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. 

Na última Olimpíada o time masculino brasileiro também era composto por Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy. Como titulares femininas estavam Bruna Takahashi, Jessica Yamada e Carol Kumahara.

Hugo Calderano

Mas quem domina atualmente os jogos olímpicos de tênis de mesa são os chineses e as chinesas. No individual feminino de Tóquio 2020, as chinesas fizeram dobradinha de ouro e prata: Chen Meng e Sun Yingsha respectivamente.

O mesmo se repetiu no individual masculino, os mesatenistas chineses Ma Long e Fan Zhendong ganharam ouro e prata respectivamente. 

Tênis de Mesa no Clube Paineiras do Morumby

Nosso clube conta, desde o ano passado, com treinos da modalidade olímpica de tênis de mesa.
Eles ocorrem nas
terças e quintas-feiras no Pavilhão de Jogos (ao lado do boliche), com três turmas:

1 – das 15:00h às 16:30h
2 – das 16:30h às 18:00h
3 – das 18:00h às 19:30h.

As aulas são ministradas pelo professor Gustavo Messias; ex-atleta da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa, que treinou no Brasil e na Europa anos atrás. Inscrições na Central de Atendimento.

Além do tênis de mesa, veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube. 

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil