Tênis

Tênis
Compartilhe:

Tênis, da origem até as regras. Conheça mais sobre o esporte que está entre os mais populares do mundo.

Saiba mais sobre a história, as regras e como funcionam as aulas de Tênis aqui no Paineiras.

índice

Tênis - o que você precisa saber

Quer aprender a jogar tênis? Ou você quer entender o que está acontecendo quando você está em um torneio ou assistindo tênis na TV? Obviamente, você precisará conhecer as regras do tênis para entender o esporte.

No entanto, elas podem ser um pouco complicadas de lembrar no início, mas vamos guiá-lo por cada pequeno detalhe da melhor e mais simples forma possível. Portanto, continue lendo se quiser saber mais sobre as regras oficiais do tênis reconhecidas pela maioria das organizações de tênis. Mas antes vamos ver um pouco da história deste esporte.

História do Tênis

Surpreendentemente, o desenvolvimento histórico do tênis remonta a vários milhares de anos. Assim, pessoas envolvidas em pesquisas históricas deste grande esporte afirmam ter encontrado evidências da prática de jogar tênis na cultura da Grécia antiga.

A história do jogo de tênis foi desenvolvida a partir de um jogo de handebol francês do século 12 chamado “Paume” (palma). Neste jogo a bola era golpeada com a mão. Depois de algum tempo o jogo “Paume” produziu o “Jeu de Paume” (jogo da palma) e foram utilizadas raquetes. O jogo foi criado por monges europeus para papéis de entretenimento durante ocasiões cerimoniais. No início, a bola era acertada com as mãos. Mais tarde, a luva de couro passou a existir. Esta luva de couro foi substituída por uma alça adaptável para bater e sacar a bola com eficácia. Foi o nascimento da raquete de tênis.

Assim como a raquete de tênis, as bolas de tênis também passaram por modificações frequentes. A primeira bola de tênis foi de madeira. Mais tarde a bola de tênis foi preenchida com material de celulose. Monges de todas as áreas da Europa incentivavam o jogo “Jeu de Paume” durante o século 14, para grande desgosto da Igreja Matriz. O jogo se espalhou e evoluiu na Europa.

O jogo se tornou muito popular, principalmente na França, onde foi adotado pela família real. No ano de 1316, o rei francês Luís X morre após um duro jogo de “Jeu de Paume”, mas esta tragédia não diminuiu a popularidade da recreação. Outros termos usados nesta fase do jogo são Royal Tennis, na Grã-Bretanha e na Austrália, Court Tennis, nos Estados Unidos. 

tenis competitivo e1487947537526
Tênis Competitivo no Paineiras

Regras do tênis

Em primeiro lugar, as regras do tênis são diferentes (embora quase todas semelhantes) para partidas individuais e em duplas. Mas antes de passarmos por esses ítens, vamos revisar algumas das regras e regulamentos gerais que se aplicam a todas as modalidades

Regras Gerais do Tênis

  1. – A bola deve cair dentro dos limites da quadra para que o jogo continue; se um jogador tocar a bola fora dos limites, isso resultará na perda do ponto para ele.
  2. – Os jogadores / equipes não podem tocar a rede ou postes ou cruzar para o lado do adversário.
  3. – Os jogadores / equipes não podem carregar a bola ou pegá-la com a raquete.
  4. – Os jogadores não podem bater na bola duas vezes.
  5. – Os jogadores devem esperar até que a bola passe pela rede antes de poder devolvê-la.
  6. – Um jogador que não devolve uma bola viva antes que ela quique duas vezes perde o ponto.
  7. – Se a bola atingir ou tocar os jogadores, isso conta como penalidade.
  8. – Se a raquete deixar a mão ou ocorrer um abuso verbal, será aplicada uma penalidade.
  9. – Qualquer bola que quique nas linhas de limite é considerada boa.
  10. – Um saque deve quicar primeiro antes que o jogador receptor possa devolvê-lo.

Equipamento

Raquete – uma raquete é composta de um cabo, uma estrutura e cordas que são amarradas em um padrão de entrelaçamento cruzado. O quadro de uma raquete não deve exceder 32 polegadas de comprimento, com um cabo de não mais de 12,5 polegadas de largura e uma superfície de não mais de 15,5 polegadas de comprimento total ou 11,5 polegadas de largura. Também não pode haver objetos ou dispositivos na raquete, exceto aqueles que evitam vibração e desgaste.

Bola – Uma bola de tênis é branca ou amarela para torneios, com medidas de 2-1 / 2 a 2-5 / 8 polegadas de diâmetro e pesando entre 56,7 e 58,5 gramas. A elasticidade da bola e a superfície externa uniforme também são determinadas por especificações aprovadas.

Pontuação

  • Pontos – 0-15-30-40-60 (ou game).
  • Games – os games consistem em 4 pontos cada, e são ganhos quando um jogador atinge 4 pontos com pelo menos 2 pontos de vantagem.
  • Sets – um set consiste em 6 games e é ganho pelo jogador / equipe que chega primeiro aos 6 games com pelo menos 2 pontos de vantagem.
  • Vantagens – se uma pontuação de jogo de 6-6 for alcançada e as regras do conjunto de vantagens forem usadas, um jogador / equipe só pode ganhar um set com uma vantagem de 2 jogos.
  • Partidas – uma partida geralmente é jogada em melhor de 3 ou melhor de 5 sets.
  • Deuce – ocorre se uma pontuação de 40-40 for atingida. Para ganhar o game, um jogador / equipe deve ganhar 2 pontos consecutivos. Se um jogador ganhar um ponto, ele tem vantagem, mas se perder o próximo ponto, o placar volta para dois.
  • Tie-break game – Se uma pontuação de 6-6 for alcançada e as regras de tie-break forem usadas, os jogadores devem jogar um game de tie-break para decidir quem vence o set. Em um tie-break game, um jogador / equipe deve atingir 7 pontos com uma vantagem de dois pontos para vencer.

Clube de Tênis Paineiras

A atividade de tênis no Clube Paineiras acontece tanto na Área Formativa, quanto na Área de Alto Rendimento e na Área Recreativa. A Área Formativa é responsável por todos os cursos de iniciação, escola de tênis e aperfeiçoamento esportivo do clube. A Área de Alto Rendimento é a responsável pela representatividade do Clube Paineiras do Morumby em competições oficiais. Já a Área Recreativa tem como objetivo oferecer atividades e cursos para integração, lazer e entretenimento dos associados.

Área Formativa

Escola de Tênis (SEFFE – Setor de Educação Física e Formação Esportiva E SAT – Setor de Aperfeiçoamento Técnico)

Atende crianças acima dos 05 anos, completados no semestre corrente do ano. Tem como objetivo a aprendizagem dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo as qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pela prática do esporte.

Área de Alto Rendimento

  • Tênis

O Tênis é praticado no Paineiras desde o início do clube, sendo reconhecido e respeitado como formador de atletas. Das suas quadras saíram nomes como Jayme Oncins e Roberta Burzagli, ambos top 10 do Brasil, que disputaram o circuito profissional da modalidade. 

  • Tênis Damas e Veteranos

A Área Competitiva disponibiliza turmas de treinamento para adultos acima de 35 anos, masculino e feminino, para associados federados que participam do Campeonato Paulista Interclubes. Os interessados deverão procurar nossos profissionais nos dias e locais de aula e realizar um teste de habilidade.

Área Recreativa

    • Tênis – Aulas

    Com aulas regulares e sob orientação especializada, os praticantes do Tênis buscam aperfeiçoar e aprimorar suas habilidades, proporcionando condições para que disputem eventos de caráter recreativo da modalidade.

    O clube oferece uma ampla grade de horários de aula para jovens a partir dos 12 anos, e realiza diversos torneios e ações envolvendo o tênis em todos os níveis, dentro do clube.

    Todas essas atividades de tênis estão disponíveis para associados e seus dependentes. Não deixe de conferir! Veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube.