7 Dicas para melhorar o desempenho nos esportes

7 dicas para melhorar o desempenho nos esportes
Compartilhe:

7 dicas para melhorar o desempenho nos esportes

Melhorar o desempenho nos esportes não é tão difícil como parece. Com as recentes inovações em tecnologia e metodologia de treinamento, os atletas estão fazendo coisas que nunca pensávamos que fossem possíveis anteriormente.

Mas se você está tentando melhorar seu desempenho atlético (ou melhorar o de outras pessoas), por onde começar? Com tantas opções, pode ser difícil decidir qual será o uso mais eficaz do seu tempo.

É por isso que reunimos essas dicas neste texto. Nele, você aprenderá alguns dos melhores métodos para levar seu treinamento para o próximo nível sem complicar demais as coisas.

Sumário

Dicas para melhorar o desempenho nos esportes

1. Varie seus treinos

Para muitos atletas, os exercícios funcionais são a chave do jogo. Melhorar o desempenho atlético não é esculpir seu corpo ou perder peso por causa disso. Trata-se de melhorar sua força muscular, tempo de resposta e proeza mental em campo. Os exercícios funcionais são uma ótima base e devem sempre fazer parte de seus treinos.

É importante enfatizar que nos exercícios funcionais é bom mudar as coisas de vez em quando. Fazer os mesmos exercícios dia após dia não é o caminho para atingir todo o seu potencial. Seu corpo se acostuma com essa estimulação. Isso pode causar um platô em seus resultados.

É recomendável que você mude seu treino a cada duas ou três semanas. Tente realizar diferentes tipos de exercícios. Faça um tipo diferente de cardio e mantenha as coisas excitantes. Essa confusão muscular pode produzir alguns resultados surpreendentes. Além disso, ajudará você a se manter motivado e evitar o tédio.

Já para treinos de musculação não há problemas repetir o mesmo treino durante um tempo, visto que eles requisitam essa periodização contínua para obter resultados.

7 dicas desempenho esportes 1

2. Acompanhe e avalie seu desempenho durante o treinamento

Não faltam equipamentos de monitoramento por aí. Quer você invista no wearable mais avançado ou faça anotações com caneta e papel simples, acompanhar seu desempenho durante um treino é uma ótima maneira de impulsionar seu corpo ainda mais.

A tecnologia moderna tornou incrivelmente fácil medir seu desempenho. Os relógios fitness podem funcionar como um centro de informações, registrando constantemente diferentes parâmetros de seu movimento. O equipamento mais avançado é capaz de medir distância de corrida, frequência cardíaca, repetições de exercícios e muito mais. Envie esses dados para o seu computador, tablet ou smartphone e você poderá analisá-los completamente.

3. Faça da hidratação adequada uma prioridade

Uma das maneiras mais fáceis de aumentar seu desempenho atlético e níveis de energia é a hidratação adequada. Sabemos que pode parecer uma dica um pouco batida, mas o que a água e os eletrólitos realmente fazem pelo seu desempenho é incrível.

Manter-se adequadamente hidratado maximiza a circulação, ajuda no movimento das articulações, ajuda a regular a temperatura corporal e combate os efeitos da desidratação! 

Manter-se adequadamente hidratado significa mais do que apenas beber água. É também sobre como manter seus níveis de eletrólitos. Ao beber água, você pode manter seus níveis de eletrólitos equilibrados para evitar desidratação e fadiga.

4. Dedique tempo suficiente para a sua recuperação

O processo de recuperação é tão importante quanto o treino em si. Há várias razões para isso. Primeiro, porque ajuda a prevenir lesões.

Toda vez que você se exercita, seu tecido muscular está experimentando pequenos “rasgos”. Seus músculos precisam de tempo para curar. 

Em segundo lugar, você precisa reabastecer sua reserva de energia. O glicogênio muscular, que é basicamente a forma armazenada de carboidratos, é usado quando você se exercita.

Existem várias maneiras de se recuperar adequadamente. A mais fácil é tirar alguns dias de descanso. Dê a grupos musculares específicos um ou dois dias para se recuperarem.

O alongamento pós-exercício é outra ótima ideia. Alguns minutos de alongamento podem ajudar significativamente no processo de recuperação e melhorar seu desempenho atlético na próxima vez que você estiver em campo.

7 dicas desempenho esportes 2

5. Treine seu cérebro

Treinar seu cérebro é uma das maneiras mais eficazes de melhorar seu desempenho atlético e ganhar vantagem sobre seus competidores.

Aqui está o porquê:

Esportes e atividades atléticas não são apenas sobre o bom desempenho de seus músculos. A maioria dos esportes também depende muito de suas habilidades mentais. Por exemplo, jogadores de futebol, basquete e hóquei precisam tomar milhares de decisões em frações de segundo, e qualquer uma delas pode afetar drasticamente o resultado do jogo.

Isso significa que, se você deseja melhorar seu desempenho atlético, também precisa treinar seu cérebro! Realizar exercícios mentais é uma ótima maneira de treiná-lo, envolve responder ao estimulante da forma mais rápida e precisa possível.

6. Abasteça seu corpo da maneira certa

Tudo começa pela manhã. Em vez de comer cereais açucarados e alimentos de café da manhã rápidos e pouco saudáveis, você precisa comer um suprimento saudável de carboidratos, proteínas e gorduras. Um farto café da manhã fornece bastante combustível para seus músculos, ao mesmo tempo em que lhe dá energia para começar o dia.

Ao planejar suas refeições, é importante evitar açúcares simples e carboidratos simples. Em vez disso, opte por alternativas mais saudáveis, como carboidratos complexos.

Saber quando comer também é importante. É recomendado que você coma de 3 a 4 horas antes de ir para a academia. Uma refeição rica em proteínas com carboidratos complexos irá alimentar seu treino. Depois de terminar, coma novamente.

7 dicas desempenho esportes 3

7. Considere adicionar alguns suplementos à sua dieta

Não há vergonha em introduzir suplementos à sua dieta. Às vezes, você não consegue obter todos os macronutrientes essenciais de que precisa apenas com suas refeições. Os suplementos fornecem essas importantes vitaminas e minerais para manter todas as funções do seu corpo sob controle.

Se você deseja experimentar suplementos especificamente voltados para o desempenho atlético, não faltam opções no mercado. Suplementos saudáveis para melhorar o desempenho são perfeitamente seguros e legais para você usar. Eles podem ajudá-lo durante o treino e aumentar significativamente seu desempenho atlético.

Pratique esportes no Clube Paineiras do Morumby!

Uma das melhores formas de você melhorar seu desempenho é vim praticar no Clube Paineiras! 

Responsável pelo desenvolvimento de atividades para os associados e seus dependentes, o departamento esportivo está dividido em 03 áreas distintas:

  • Área Formativa – É responsável por todos os cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo do Clube Paineiras do Morumby.

 

  • Área Competitiva – É a responsável pela representatividade do Clube Paineiras do Morumby em competições oficiais, junto aos órgãos máximos do esporte, reconhecidos como Esportes Olímpicos e Paralímpicos.

 

  • Área Recreativa –  Aqui você pode praticar esportes com base em lazer, no encontro entre amigos, ou mesmo em grandes disputas de campeonatos nacionais, internacionais e interclubes.


Confira aqui todas as atividades esportivas disponíveis no Clube para melhorar seu desempenho no esporte.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Artigos relacionados