Economizar energia é salvar o planeta

Todo mundo sabe que a conta de luz tem um grande peso nos gastos da família, especialmente em épocas de alta nas bandeiras tarifárias, como a que vivemos atualmente. Mas não é apenas no bolso que se deve pensar quando o assunto é economizar energia elétrica. A sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais são aspectos fundamentais e que também devem ser priorizados.

Primeiro de tudo, é preciso entender que toda geração de energia é dependente da exploração de recursos naturais. “Por isso o uso racional é benéfico para todos, não apenas para a redução de custos, mas para que possamos manter nossos recursos naturais e assim darmos continuidade às nossas atividades diárias”, indica Débora Mota, gerente comercial do Grupo Delta Energia, empresa que comercializa energia elétrica com o Clube.

 

Conscientizar é o caminho

Sempre atento às tendência e demandas de todo o contexto, o Paineiras sempre trabalha para conscientizar sua comunidade sobre causas tão importantes e, nesse caso, não foi diferente. Assim como a economia de água, o uso consciente da energia elétrica também está em pauta no dia a dia do Clube. Os associados, colaboradores e prestadores de serviço precisam estar cientes e alinhados com esse propósito;

“As campanhas de economia de energia têm uma importância crucial na conscientização da população para evitar o desperdício de energia, principalmente em um momento delicado como estamos vivendo. No início da crise hídrica, o Governo iniciou campanhas para diminuir o consumo em prédios públicos, assim como empresas do setor lançaram comunicados com dicas importantes para evitar o desperdício”, enfatiza Mota.

 

Economizando na prática

Nesse sentido, há hábitos e ação simples que podem ser inseridos ou alterados na rotina das pessoas que podem contribuir para a economia de energia elétrica. A gerente comercial do Grupo Delta Energia elencou algumas dicas sobre como ser mais sustentável e evitar o desperdício desse recurso:

– Desconectar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados

– Afastar a geladeira 10 cm da parede e não utilizar a parte de trás do aparelho para secar roupas e panos

– Limpar os filtros do ar condicionado e evitar que janelas e portas no ambiente em que o aparelho está ligado fiquem abertas

– Trocar a chave do chuveiro elétrico para a posição do verão

– Substituir as lâmpadas comuns por LED

– Na hora de comprar eletrodomésticos, optar por equipamentos mais eficientes, com o selo de eficiência energética

 

Desde o final do ano passado, os níveis de chuva atingiram um patamar historicamente abaixo da média, o que afetou diretamente os reservatórios dessas usinas, consequentemente a geração de energia foi profundamente comprometida. Logo, o uso consciente desse recurso se torna ainda mais imprescindível. Então, é fundamental que cada vez mais, cada um faça sua parte. Economize energia e salve o planeta.

Artigos Relacionados