Artes Marciais

Artes Marciais - menina afro-descendente vestindo kimono e fazendo pose de karatê

As Artes Marciais são um conjunto de técnicas de luta individual e têm seus primeiros registros com origem no extremo Oriente, primeiramente como técnicas de manejo de armas brancas.

Ao longo tempo surgiram muitas outras variações que envolviam o conhecimento de habilidades de defesa pessoal com ou sem armas. Atualmente, muitas Artes Marciais se tornaram atividades esportivas com o objetivo de aperfeiçoar o corpo e a mente. Atualmente, as Artes Marciais mais conhecidas passam pelo Kung Fu, Karatê, Judô, Aikido, Krav Magá, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Taekwondo.

Sumário

Quais os benefícios das Artes Marciais?

Como exercício físico, os benefícios das Artes Marciais são enormes, tanto para a melhora da flexibilidade das articulações, postura, controle da respiração, relaxamento e fortalecimento dos músculos, como também na ajuda do equilíbrio entre corpo e mente, permitindo alcançar uma melhor disciplina.

A formação moral também é muito importante na prática das Artes Marciais, impulsionando a capacidade do praticante ter maior domínio próprio, coragem, honra, lealdade, modéstia e bondade.

As Artes Marciais no Brasil e no Mundo

As Artes Marciais no Brasil se popularizaram com rapidez, assim como aconteceu no mundo todo, conquistando seu espaço na sociedade e ganhando cada vez mais respeito e admiradores.

Entre os tipos de Artes Marciais mais praticadas estão o Muay Thai, Krav Maga, Taekwondo, Jiu-Jitsu, Karatê, Judô e Kickboxing.

Sua popularidade pode ser compreendida pelo fato que carregam em si, além de um estilo de luta que serve como uma maneira de aprender a se defender, como também um tipo de filosofia de vida que ajuda pessoas a se conectarem com o mundo, envolvendo um conjunto de regras e técnicas que ajudam no desenvolvimento físico, mental e espiritual.

De maneira geral, o principal objetivo das Artes Marciais é neutralizar o oponente de maneira rápida e eficiente. Portanto, embora envolva o uso da força aliada à concentração, as Artes Marciais não são focadas na violência, mas muito mais no entendimento de maneiras de conseguir se defender de qualquer tipo de ataque violento e inesperado onde mais do que a força física, exige-se controle emocional e agilidade para se sobressair ao oponente.

História das Artes Marciais

O termo “Artes Marciais” remete a uma origem ocidental e latina, e se refere às diferentes artes de guerra e luta. Sua origem ocidental é vinculada ao Deus da Guerra greco-romando Marte (Ares na mitologia Grega). De acordo com a mitologia, as Artes Marciais são ensinadas pelo Deus Marte aos humanos.

Em contrapartida, outras teses ligam as Artes Marciais diretamente ao desenvolvimento da civilização humana, especialmente após o crescimento da tecnologia agrícola, o que ajudou muitas pessoas a acumularem riquezas e poder, dando espaço para o surgimento da inveja, agressão e cobiça.

A origem principal e mais popular, entretanto, está ligada a uma vertente oriental, com o monge indiano Bodhidharma que, ao viajar à China, ensinou os monges chineses a prática da Yoga e diferentes técnicas das Artes Marciais Indianas, influenciando a criação de diferentes estilos de luta pelos monges de Shaolin.

Acredita-se que o Kung Fu, por exemplo, já existia na China há mais de 5000 anos. Dali, os conhecimentos se espalharam por quase toda a Ásia, Japão e Coréia, de onde surgiram as principais Artes Marciais que conhecemos hoje.

marte deus grego
Marte - Deus da Guerra

As principais Artes Marciais praticadas no Brasil e no mundo

As Artes Marciais ganharam um grande espaço por todo o mundo com vários adeptos para as mais variadas modalidades. Atualmente, há quem prefira as lutas que melhoram o condicionamento físico, outros para aprender a se defender e alguns outros tantos para entender e viver aquela filosofia de vida.

Atualmente, é possível dizer que as principais Artes Marciais praticadas no Brasil e no mundo reunem o:

1 – Jiu-Jitsu:

É uma luta japonesa criada como forma de deter oponentes mais fortes. Seus golpes foram desenvolvidos para serem certeiros e envolvem técnicas de alavancas, torções e pressões para derrubar o inimigo.

É um esporte que se torna cada vez mais popular. No Brasil, a família Gracie é reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de técnicas que levaram a modalidade para os principais eventos de lutas do mundo, sendo praticada pelos quatro cantos do planeta e respeitada nos mais variados certames esportivos.

2 – Muay Thai:

É uma técnica Tailandesa e reconhecida pelos praticantes como um esporte de combate, sendo um dos mais diretos no meio das Artes Marciais, muito pelo uso de golpes de chutes, socos, joelhadas e cotoveladas.

É uma técnica que permite uma boa preparação física uma vez que seus treinamentos costumam ser muito intensos, exigindo muito esforço físico, o que rende aos seus praticantes um excelente condicionamento físico.

3 – Judô:

O Judô é uma arte marcial derivada do estilo Ju-jutsu, que teve como inspiração o estilo Takenouchi-ryu, fundado em 1532. Ele ensina não só a atacar como se defender utilizando nada mais que seu próprio corpo.

A imigração japonesa e a influência dos lutadores profissionais representantes de diversas escolas do Ju-jutsu japonês contribuíram de forma significativa para o crescimento do Judô no Brasil. Atualmente, a modalidade é uma que mais forma atletas e ganha medalhas nas mais variadas competições mundiais e jogos Olímpicos.

4 – Boxe:

O boxe é um tipo de luta tradicionalmente conhecida pelo combate “homem a homem” utilizando-se apenas dos próprios punhos. Por muito tempo a modalidade foi chamada de “a nobre arte”, muito pela elegância dos movimentos e das esquivas dos golpes.

No Brasil, muitos nomes de destacaram na modalidade, o que impulsionou sua fama e respeito no país, tais como Popó, Eder Jofre e mais atualmente os atletas Olímpicos como Esquiva Falcão. 

Boxe
Kung Fu

5 – Kung Fu

É uma arte originária da China que imita movimentos de animais ferozes. Acredita-se que foi desenvolvida pela necessidade daquelas civilizações lutarem pela sobrevivência com esses animais.

Atualmente existem diferentes modalidades dentro do Kung Fu, sendo que a que mais atrai praticantes é a vertente que prioriza a estrutura do corpo físico ajudando no equilíbrio entre corpo e mente.

No Brasil, se popularizou muito pela fama de grandes nomes como Bruce Lee e Jack Chan, que para além de atores, praticavam muito bem a modalidade e inspiram pessoas até hoje.

6 – Karatê:

É uma Arte Marcial de origem japonesa. Seu nome significa “mãos vazias” pelo fato do praticante se utilizar apenas de seu próprio corpo. É uma arte voltada muito mais para defesa do que para o ataque, permitindo que seus alunos desenvolvam reflexo, coordenação, velocidade e força.

Quem compete e pratica o Karatê aprende a lutar de forma intensa, utilizando-se de um jogo de reflexo combinado com o controle total de seus movimentos através de uma boa velocidade, estratégia e técnica.

Karatê

7 – Capoeira:

É uma Arte Marcial legitimamente brasileira, tendo seus criadores os escravos que a usavam como forma de defesa contra a violência praticada por seus senhores de engenho.

É uma arte que mistura cultura, dança e luta e possui três estilos distintos: o mais antigo e tradicional é a “capoeira angola”, com um ritmo musical lento e golpes mais baixos, o estilo “regional” com movimentos rápidos ao som do berimbau e o estilo “contemporâneo”, que une os dois estilos anteriores, sendo o mais praticado atualmente.

Capoeira

8 – Artes Marciais Mistas (MMA):

Esse estilo possui como característica marcante o uso de diferentes técnicas das mais variadas escolas e modalidades de Artes Marciais do mundo. Esse esporte permite golpes de combate tanto em pé como no chão, unindo diferentes técnicas como Jiu-Jitsu, Taekwondo, Muay Thai, Judô, Wrestling, Kickboxing e outros.

mma

Artes Marciais do Clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras do Morumby respeita e entende o papel determinante do esporte na formação de bons cidadãos. Claro, focando na área competitiva em diversas modalidades, mas nunca abrindo mão do esporte social, buscando criar um ambiente de qualidade, seja nas áreas formativas e recreativas para seus associados, sempre pautado nos fundamentos técnicos e filosóficos dos esportes em todas suas modalidades.

Nas Artes Marciais, o Cclube possui um dos mais respeitados departamentos de Judô do Brasil, com mais de meio século de história e tradição no oferecimento do ensino e da prática da modalidade de excelente qualidade aos seus associados.

À frente da modalidade, o Judô do Clube Paineiras já contou com nomes lendários, como o saudoso sensei Ikuo Onodera, e outros não menos brilhantes, como Mauro Junqueira, Robertinho Machusso e, mais recentemente, Alexandre Lee, responsáveis pela conquista de diversos campeonatos e, inclusive, na convocação de atletas para as Olimpíadas, como Eduardo Katsuhiro Barbosa e Rafael Buzacarini em Tóquio.

O Clubeclube Paineiras do Morumby também tem tradição em sua área formativa responsável por mais de 3000 alunos, oferecendo diversos cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo nas mais variadas modalidades e horários, como no Boxe, Jiu-Jitsu e Karatê.

A área é dividida em 2 setores: SEFFE e SAT:

1 – SEFFE (Setor de Educação Física e Formação Esportiva): esse setor é responsável por atender aos associados de 1 a 12 anos de idade, sempre em busca do desenvolvimento motor, psico-afetivo e social dos jovens, despertando neles o interesse pela prática esportiva.

O setor SEFFE também atua direcionando futuros atletas para a escolha de uma modalidade específica, acompanhando e encaminhando alunos com potencial esportivo para equipes competitivas do Cclube ou, quando não existir, para outros clubes que possam extrair o melhor desses atletas e os direcionar para um futuro promissor. 

2 – SAT (Setor de Aperfeiçoamento Técnico): esse setor atende associados a partir dos 12 anos, propiciando a continuidade da prática esportiva. 

Quando o aluno apresenta potencial esportivo, o Cclube os aproveita em equipes competitivas do Paineiras ou, quando não existir, para outros clubes. O SAT busca manter crianças e jovens com o interesse no esporte, realizando diversas atividades coordenadas, como competições e amistosos, para que eles possam continuar colhendo os frutos da prática do esporte em suas vidas.

Se você procura por um local adequado com profissionais respeitados e prontos para ensinar as melhores técnicas e filosofias das Artes Marciais, o Cclube Paineiras do Morumby é o local certo para você aprender o melhor do esporte em um ambiente estruturado e pronto para te receber.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil