A articulação temporomandibular

Compartilhe:

O nome pode parecer difícil à primeira vista, mas trata-se de algo básico na vida de qualquer pessoa. A articulação temporomandibular é o encaixe da mandíbula com o restante dos ossos do crânio, sendo uma das mais complexas do corpo humano. Ações como mastigar, morder e falar são completamente dependentes desse mecanismo. Logo, qualquer problema nessa junção pode causar dores e outros sintomas que podem se agravar com o tempo.

A disfunção da articulação temporomandibular pode se dar por diversos fatores presentes nos hábitos de muitas pessoas. Algumas das condições mais comuns que geram problemas na ATM são mordidas desajustadas, falta de dentes, próteses mal adaptadas ou “gastas”, bruxismo, o hábito de roer unhas e morder os lábios, além de mastigar coisas por muito tempo.

Desconforto e problemas

A disfunção da ATM é caracterizada por diversos sintomas que causam desconforto e podem trazer alguns problemas à rotina de quem sofre com ela. Geralmente, há a ocorrência de mais de um sinal, sendo estes os principais:

– Dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando a enxaquecas)

– Dores na região do ouvido

– Dores na região da cabeça, do pescoço e da parte superior das costas

– Estalos e dor ao abrir ou fechar a boca

– Ruídos como de areia ao abrir ou fechar a boca;

– Zumbidos

– Limitação de abertura da boca

– Travamento da mandíbula, seja para abrir ou para fechar

– Dor nos músculos de mastigação

– Dificuldade ao mastigar ou morder

– Rosto inchado

– Mudanças na mordida (forma como dentes superiores e inferiores se encaixam

– Deslocamento do disco articular

– Desgaste da articulação

Fisioterapia para DTM

Ao perceber alguns dos sintomas, é fundamental que a pessoa busque um cirurgião buco maxilo facial. Ele realizará diagnóstico correto para detectar a disfunção por meio de exames clínicos e imagem específicas e, posteriormente, encaminhará o paciente para fisioterapeuta especializado em ATM.

O tratamento fisioterápico consiste no relaxamento da musculatura orofacial e cervical; no relaxamento da musculatura intraoral; em mobilizações manuais para alívio da dor; controle de possíveis processos inflamatórios; reabilitação funcional; e reeducação postural.

Além do tratamento, controlar ansiedade e estresse, cuidar da postura, praticar atividades físicas regulamente e ações que exercitam a articulação temporomandibular podem ajudar a prevenir o problema. E claro: estar em dia com as visitas ao dentista.

À disposição do associado

A fisioterapia para disfunção da articulação temporomandibular faz parte da vasta lista de serviços e tratamentos do Centro Médico à disposição do associado. Consulte os horários disponíveis e o valor da terapia diretamente no local ou por telefone: 3779-2059 ou 3779-1743.

Nelly Fernanda Xavier e Silva

CREFITO: 3211055-F